Tudo que você precisa saber sobre Marketing de Oportunidade





Já ouviu falar em Marketing de Oportunidade? Pois é, o Marketing de Oportunidade se aproveita de acontecimentos para divulgar a sua marca ou produto e hoje iremos te explicar melhor sobre eles!

Através dele, você cria conteúdos, estratégias e até campanhas inspiradas em datas, acontecimentos, tendências do momento e até ação da concorrência. Todas as ações devem ser entendidas pelo público como algo oportuno.

O principal objetivo do Marketing de Oportunidade é atrelar um produto ou marca a algum elemento de destaque do momento. É uma maneira de trazer atenção para o negócio, sem realizar muito investimento, além disso, é uma ótima maneira de inserir a sua marca no universo do seu público.

Para o Marketing de Oportunidade, não há um canal específico, o que vale é a criatividade, mas vale considerar as redes sociais nessa estratégia, já que elas são ótimas para aproximar persona e marca, e também para compartilhamentos e, quem sabe, até uma viralização. Mas para que tudo dê certo, é fundamental ter um bom planejamento, analisar o tom e a linguagem. 

Dentre as vantagens do Marketing de Oportunidade, temos:

– A Instantaneidade: o conteúdo é muito fluido e dinâmico, o que acaba funcionando como alavancagem.

– Alcance: o conteúdo possui um alcance maior e gera mais engajamento. Mas a exposição da empresa após uma campanha de marketing de oportunidade pode ser muito grande, tome cuidado com o conteúdo, para que a mensagem seja bem-aceita pelo público, caso contrário, largos investimentos em recuperação de marca serão necessários.

– Engajamento: esse é um dos retornos mais esperados pelas empresas. Com o marketing de oportunidade, o seu conteúdo alcança novas pessoas, conquista mais leads e clientes.

Agora você deve estar se perguntando: como aplicar o marketing de oportunidade?

Bom, a primeira coisa que você precisa saber, é quem é o seu público. Qual o seu perfil?  Eles gostam de meme? Vão entender a mensagem a ser passada? Caso não conheça ou tenha dúvidas, pode aproveitar um assunto do momento para testar o seu público, analisar a sua satisfação e comportamento.

Outra tarefa a ser feita é analisar a concorrência, acompanhar as ações que estão sendo feitas, seja pelos concorrentes diretos ou indiretos, e as respostas do público à elas.

Agora vamos aos cases de sucesso, provavelmente você deve saber que Burger King e Mcdonald’s são antigas rivais do setor alimentício, e eles sempre levaram essa “briga” com muito humor. Em 2015, no Dia Mundial da Paz, o Burger King pediu uma trégua ao potencial concorrente e fez um convite para uma parceria.

A ideia deles era unir os dois sanduíches mais populares em uma edição especial, mas o Mcdonald’s recusou a proposta. Porém, o Giraffas entrou na história, com um post dizendo “Nós aceitamos”, essa resposta se tornou um sucesso nas redes sociais.

Outra ação bem legal, foi a do Mcdonald’s e o Sundae & Junior, que surgiu depois da repercussão da turnê comemorativa da dupla Sandy & Junior. O Mcdonald’s lançou um combo especial, tudo para entrar na onda.

Agora você já conhece o Marketing de Oportunidade e pode aplicá-lo em suas estratégias de marketing, mas analise bem o seu público antes de utilizá-lo!

 

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Criada em 2018, a ESQUILO tem como propósito expandir o marketing digital, desde o conceito até a execução da sua ideia, ampliando a presença digital por meio do planejamento estratégico preciso e eficiente. Para mais informações, entre em contato com:

 

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