A princípio, você precisa ter em mente que as redes sociais não atuam sozinhas, mas em conjunto com outras ações, seja no âmbito pessoal ou profissional.
Como resultado, apenas criar uma rede social e esperar que as coisas aconteçam podem não te levar a lugar algum.
Para que você consiga entender como tudo funciona na prática, existem alguns conceitos que precisam estar definidos, sendo eles:
– Briefing
Briefing pode ser definido como uma série de informações ou mesmo uma coleta de dados com o objetivo de utilizar isso para a criação de algo, como um trabalho ou projeto.
– Persona
Persona se refere ao cliente/público ideal que vai consumir o seu produto ou conteúdo.
Esse termo é mais conciso que o termo “público alvo” porque se refere a um conjunto maior de informações, como medos, problemas ou gostos pessoais.
– Planejamento
Seguindo a linha, planejamento é o ato de planejar algo, ou seja, um serviço que envolve se preparar para uma tarefa.
Por exemplo, o planejamento pode envolver prazos, produtos específicos, contratos ou mesmo parcerias.
– Estratégia
Finalizando, a estratégia pode ser entendida como um conjunto de ações que envolvem diferentes pessoas ou trabalhos para a realização de algo.
Redes sociais e planejamento – Entenda
Depois de entender melhor alguns conceitos que serão utilizados, comece a ideia do porque as redes sociais precisam de planejamento.
De forma simples, não planejar algo nas redes sociais pode gerar uma série de problemas como:
Ou seja, o planejamento é o que fornece a direção e as ferramentas que você precisa para seguir um caminho mais claro e possível.
Para entender realmente como é que isso funciona na prática existe um esquema simplificado que consiste nas seguintes ações:
Briefing > Planejamento > Estratégia > Persona/ Plano editorial > escolha de canal ou rede social.
Após esses cinco passos iniciais, o negócio ou empresa entra na parte de criar e produzir algo, que provavelmente precisará de aprovação.
Somente depois que o conteúdo/produto será publicado na mídia com o foco de promover uma interação com o público.
Com isso, é possível monitorar os resultados, ter um feedback e escolher outros canais ou ampliar a atuação naqueles que você já utiliza.
Todo esse esquema pode ser definido como a gestão das redes sócias, sendo algo já discutido por diversas pessoas que estão começando ou aqueles que precisam alavancar vendas ou mesmo entender melhor o público.
Afinal, as mídias digitais estão facilmente ao alcance das mãos e os usuários utilizam as redes sociais não apenas para se comunicar, mas para buscar informação, dicas e resolver problemas ou obstáculos.
Vale ressaltar que o planejamento acontece mesmo antes de você escolher o seu canal ou rede social.
Porém, é possível e até necessário manter o planejamento sempre atualizado, já que algumas ideias e produções podem mudar.
Dessa maneira, o esquema começa a partir do instante em que você tem os dados necessários para dar início a um plano de ação.
Como o planejamento das redes sociais pode ser feito – Checklist de dicas
Caso você esteja se perguntando sobre como é possível fazer um planejamento sobre as redes sociais, a dica é pegar esse checklist simples e deixar sempre a vista.
– Saiba o que você quer
O primeiro passo para fazer um planejamento e seguir o esquema acima é através da definição de objetivos, ou seja, saiba onde você quer chegar.
Dessa forma, fica um pouco mais fácil visualizar caminhos, encontrar novas possibilidades ou mesmo não perder nenhuma oportunidade.
Lembre-se que todos os objetivos devem ser claros, concisos e possíveis, aumentando gradativamente.
– Estude os concorrentes
Todos os concorrentes de mercado podem oferecer informações valiosas sobre o público bem como métodos que funcionam ou não.
Assim, ao invés de apenas querer ultrapassar os outros no mercado, busque aprender com aquilo que eles fazem e até com erros que cometem.
Exemplo disso são empresas que observam comentários e avaliações, para entender o que o público quer ou se inspiram em formas de divulgar nas redes sociais.
– Busque o crescimento
Um desafio diário para quem está no mercado é garantir o crescimento contínuo.
Mas, é possível conseguir isso através do conhecimento e crescimento pessoal.
Então, não deixe de buscar novas informações, aprender mais, descobrir novas ferramentas e entender melhor o seu público.
Sendo assim, você consegue deixar a sua percepção de mercado mais sensível e garante um planejamento mais rápido e eficaz.
– Nunca se esqueça do monitoramento
Mesmo que o monitoramento esteja no esquema e grande parte das empresas já entendem o impacto que isso tem nos resultados, é sempre bom ressaltar.
Monitorar não se refere apenas a ver os números, mas encontrar formas a partir disso para mudar e melhorar.
Pense que o monitoramento garante que você realmente entenda de vendas ou mesmo de público, ou seja, você sabe o que atrai mais pessoas ou em qual momento elas mais compram.
Em suma, é preciso monitorar e medir para depois fazer algo a respeito do seu negócio.
Mantenha o foco na ideia de que a informação é a chave de sucesso para qualquer empresa.
Conclusão
Como conclusão, existe um esquema simples e capaz de revolucionar o seu negócio, a partir da ideia de que as redes sociais precisam de planejamento.
Então pare agora de apenas jogar informações na rede e comece a se preocupar mais com esse canal de comunicação poderoso que está nas suas mãos.
Depois, conta aqui embaixo se esse esquema realmente mudou a sua perspectiva/ venda, vou adorar saber.
Faça agora um orçamento rápido conosco, o sucesso do seu negócio não pode esperar.
Não vendemos um logo ou um slogan, nós te diferenciamos do comum unindo todas as características do seu negócio, criando uma maneira única de se apresentar ao mercado, mostrando para o público alvo quais são os benefícios do seu negócio e porquê eles te fazem distinto de todos os outros.
Quais itens compõem uma identidade visual?
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
Quais são as opções?
Identidade
Visual / Branding
A identidade visual corporativa está relacionada com as frases, imagens, tipografias, logos que comunicam a missão, visão e valores da sua empresa.
Aos elementos formais que representam visualmente uma marca damos o nome de Identidade Visual. Ela é composta de um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, além das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito que a empresa quer comunicar. De forma resumida, a identidade visual é a “cara” da marca.
Sites
& App
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
SEO &
Divulgação
SEO significa “Otimização para mecanismos de buscas” que no Brasil é conhecido como “Otimização de Sites”, sua função é ajudar as plataformas digitais a ficarem bem posicionadas em mecanismos de busca, como o Google, de forma “natural”, “orgânica” ou “gratuita”. Ao contrário dos serviços de otimização de sites, em que é necessário alterar diversos atributos da página em questão e aguardar as visitas dos robôs de busca nesta página, nas campanhas de links patrocinados (ADS) é possível verificar um retorno imediato e, muitas vezes, o investimento não é tão alto.
Gerenciamento
de Rede
A gestão de redes sociais se tornou estratégia indispensável para as empresas, ela contempla o processo de análise, definição de estratégia e linguagem, administração, produção de conteúdo, monitoramento, relacionamento diário e ativo com o público da marca e o mais importante, em vez de trabalhar em paralelo, os canais de comunicação e seus recursos de suporte são projetados e orquestrados para cooperar entre si.
Posicionamento
Digital
É um conjunto de mecanismos sistêmicos que utiliza processos metodológicos para, dentro de um contexto, orientar a empresa o rumo que ela deve tomar, sendo assim, uma competência que auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização, criando assim: metas, planos de ações globais e focados a momentos específicos e seu posterior acompanhamento.
Mentoria
Digital
Consiste no aconselhamento estratégico visando maximizar sua performance digital, aperfeiçoar sua reputação e atrair personas qualificadas. Atuamos como mentores, orientando o cliente e construindo em conjunto as diretrizes para o alcance dos objetivos estabelecidos no plano de metas. Podendo ter como objetivo final a venda de produtos físicos ou digitais (infoprodutos), aumento de percepção da marca, prototipação/ideação de uma ideia para que seja observado todos os pontos de contatos que precisão ser criados no mundo online e/ou estruturação de linha editorial com conteúdos e anúncios para os canais online.
Palestras
& cursos
A Internet foi criada em 1969 nos Estados Unidos, e, de lá pra cá, temos um mundo de mudanças, inovações, adaptações e um leque de opções para as mais diversas esferas. O quanto você conhece a fundo como a Internet ou as Redes Sociais podem te ajudar? O quanto você consegue aproveitar dela no seu dia a dia, de forma eficaz?
Pensando nisso, e também por sermos apaixonados por esse universo, desenvolvemos Palestras e Workshops para auxiliar desde estudantes a grandes empresários a aprenderem cada vez mais sobre Marketing Digital.
Palestras
& cursos
São textos altamente persuasivos e podem levar a audiência a comprar um produto ou contratar/assinar um serviço. Hoje é utilizado por muitos tanto em plataformas Online como Offline. Os infoprodutos são os que mais utilizam dessa técnica, pois não possuem nenhum contato no mundo físico com o cliente, tudo é feito de modo online, sendo assim, ele precisa criar uma credibilidade com a sua persona para que a mesma faça a ação.
Prototipagem
& Ideação
Tirar uma ideia do papel nem sempre é tão simples quanto parece, exige tempo, paciência, muitas tentativas (erros e acertos) e nem sempre é como esperamos. Mas, não precisa ser assim. Existem novos métodos que facilitam nesta trajetória, contribuindo para escolhas mais assertivas na hora de criar e testar um novo produto.