Redes Sociais precisam de planejamento?
As redes sociais são um canal eficaz e poderoso para influenciar e aumentar o fluxo de qualquer tipo de negócio. Mas será, que as redes sociais precisam de planejamento? Para entender melhor essa questão, é preciso definir alguns pontos importantes referente ao método de funcionamento, ou seja, entender como funciona na teoria e na prática. Quer saber mais? Então, vamos lá!





 

A princípio, você precisa ter em mente que as redes sociais não atuam sozinhas, mas em conjunto com outras ações, seja no âmbito pessoal ou profissional.

Como resultado, apenas criar uma rede social e esperar que as coisas aconteçam podem não te levar a lugar algum.

Para que você consiga entender como tudo funciona na prática, existem alguns conceitos que precisam estar definidos, sendo eles:

– Briefing

Briefing pode ser definido como uma série de informações ou mesmo uma coleta de dados com o objetivo de utilizar isso para a criação de algo, como um trabalho ou projeto.

– Persona

Persona se refere ao cliente/público ideal que vai consumir o seu produto ou conteúdo.

Esse termo é mais conciso que o termo “público alvo” porque se refere a um conjunto maior de informações, como medos, problemas ou gostos pessoais.

– Planejamento

Seguindo a linha, planejamento é o ato de planejar algo, ou seja, um serviço que envolve se preparar para uma tarefa.

Por exemplo, o planejamento pode envolver prazos, produtos específicos, contratos ou mesmo parcerias.

– Estratégia

Finalizando, a estratégia pode ser entendida como um conjunto de ações que envolvem diferentes pessoas ou trabalhos para a realização de algo.

Redes sociais e planejamento – Entenda

Depois de entender melhor alguns conceitos que serão utilizados, comece a ideia do porque as redes sociais precisam de planejamento.

De forma simples, não planejar algo nas redes sociais pode gerar uma série de problemas como:

  • Dificuldade para coordenar tarefas;
  • Impossibilidade de mensurar resultados;
  • Redução na confiabilidade e relações comerciais;
  • Menor rendimento através dos canais utilizados;
  • Investimentos sem retorno.

Ou seja, o planejamento é o que fornece a direção e as ferramentas que você precisa para seguir um caminho mais claro e possível.

Para entender realmente como é que isso funciona na prática existe um esquema simplificado que consiste nas seguintes ações:

Briefing > Planejamento > Estratégia > Persona/ Plano editorial > escolha de canal ou rede social.

Após esses cinco passos iniciais, o negócio ou empresa entra na parte de criar e produzir algo, que provavelmente precisará de aprovação.

Somente depois que o conteúdo/produto será publicado na mídia com o foco de promover uma interação com o público.

Com isso, é possível monitorar os resultados, ter um feedback e escolher outros canais ou ampliar a atuação naqueles que você já utiliza.

Todo esse esquema pode ser definido como a gestão das redes sócias, sendo algo já discutido por diversas pessoas que estão começando ou aqueles que precisam alavancar vendas ou mesmo entender melhor o público.

Afinal, as mídias digitais estão facilmente ao alcance das mãos e os usuários utilizam as redes sociais não apenas para se comunicar, mas para buscar informação, dicas e resolver problemas ou obstáculos.

Vale ressaltar que o planejamento acontece mesmo antes de você escolher o seu canal ou rede social.

Porém, é possível e até necessário manter o planejamento sempre atualizado, já que algumas ideias e produções podem mudar.

Dessa maneira, o esquema começa a partir do instante em que você tem os dados necessários para dar início a um plano de ação.

 

Como o planejamento das redes sociais pode ser feito – Checklist de dicas

 

Caso você esteja se perguntando sobre como é possível fazer um planejamento sobre as redes sociais, a dica é pegar esse checklist simples e deixar sempre a vista.

– Saiba o que você quer

O primeiro passo para fazer um planejamento e seguir o esquema acima é através da definição de objetivos, ou seja, saiba onde você quer chegar.

Dessa forma, fica um pouco mais fácil visualizar caminhos, encontrar novas possibilidades ou mesmo não perder nenhuma oportunidade.

Lembre-se que todos os objetivos devem ser claros, concisos e possíveis, aumentando gradativamente.

– Estude os concorrentes

Todos os concorrentes de mercado podem oferecer informações valiosas sobre o público bem como métodos que funcionam ou não.

Assim, ao invés de apenas querer ultrapassar os outros no mercado, busque aprender com aquilo que eles fazem e até com erros que cometem.

Exemplo disso são empresas que observam comentários e avaliações, para entender o que o público quer ou se inspiram em formas de divulgar nas redes sociais. 

– Busque o crescimento

Um desafio diário para quem está no mercado é garantir o crescimento contínuo.

Mas, é possível conseguir isso através do conhecimento e crescimento pessoal.

Então, não deixe de buscar novas informações, aprender mais, descobrir novas ferramentas e entender melhor o seu público.

Sendo assim, você consegue deixar a sua percepção de mercado mais sensível e garante um planejamento mais rápido e eficaz.

– Nunca se esqueça do monitoramento

Mesmo que o monitoramento esteja no esquema e grande parte das empresas já entendem o impacto que isso tem nos resultados, é sempre bom ressaltar.

Monitorar não se refere apenas a ver os números, mas encontrar formas a partir disso para mudar e melhorar.

Pense que o monitoramento garante que você realmente entenda de vendas ou mesmo de público, ou seja, você sabe o que atrai mais pessoas ou em qual momento elas mais compram.

Em suma, é preciso monitorar e medir para depois fazer algo a respeito do seu negócio.

Mantenha o foco na ideia de que a informação é a chave de sucesso para qualquer empresa.

Conclusão

Como conclusão, existe um esquema simples e capaz de revolucionar o seu negócio, a partir da ideia de que as redes sociais precisam de planejamento. 

Então pare agora de apenas jogar informações na rede e comece a se preocupar mais com esse canal de comunicação poderoso que está nas suas mãos.

Depois, conta aqui embaixo se esse esquema realmente mudou a sua perspectiva/ venda, vou adorar saber.




Veja alguns de nossos projetos


Faça agora um orçamento rápido conosco, o sucesso do seu negócio não pode esperar.

Voltar ao Topo

23 pessoas online no site agora
Venha fazer parte do Clube Esquilo Marketing