O perigo do Juízo de Valor na construção de uma propaganda
Quando o assunto são negócios, sempre surgem ideias de técnicas ou estratégias que podem ser uma boa opção, mas que nem sempre saem como o planejado. Em uma tentativa de evitar que essa confusão aconteça, surge a ideia de que o juízo de valor não seja o ideal na construção de uma propaganda. E é nesse post que você vai entender exatamente a que isso se refere e como isso pode e deve ser feito dentro da sua empresa. Ficou interessado? Vamos lá!





Juízo de Valor – Comece com o conceito

Antes de criticar ou mesmo utilizar uma ferramenta, é preciso entender a que ela se refere ou o que pode esperar disso, não é mesmo?

Pois então, comece entendendo o juízo de valor.

Basicamente, o conceito se refere a um julgamento ou preconcepção de ideias a partir de você mesmo.

Ou seja, você utiliza a sua percepção, vivências e até sentimentos para criar uma opinião sobre algo ou mesmo criar algo.

A grande questão é que o juízo de valor está cheio de sentimentos individuais, ideologias, preconceitos e até a base cultural na qual você vive, como a religião.

Como resultado, existem duas grandes possibilidades:

  • Pode ter um resultado positivo em um grupo que se assemelha a você;
  • Pode ter um resultado negativo em grupos que tem alguma dessas percepções de maneira diferente.

Perceba que o juízo de valor, na teoria, não é bom ou ruim, mas é algo individual. Mesmo que você esteja embasado em valores morais gerais, como o respeito.

Se não existe juízo de valor certo ou errado, porque então é interpretado de maneira ruim?

Simples, do mesmo modo que você acredita e cria essa percepção, outras pessoas acreditam e criam percepções próprias.

Afinal, cada ser humano nasce e cresce de uma forma única, gerando uma série de posicionamentos e pensamentos diferentes.

Por que o juízo de valor pode ser um perigo para a construção da propaganda?

Entendendo o conceito do que foi falado no tópico acima, de que juízo de valor é algo individual formado a partir daquilo que você acredita ou conhece, já dá para ter uma ideia de quais são os possíveis perigos.

Porém, vale a pena destacar e deixar isso bem claro.

Existem percepções que são gerais e que se estendem a QUASE todos os seres humanos.

Quase todos, porque sempre há uma exceção.

Seguindo isso, a ideia de respeitar o próximo mesmo ele sendo diferente, seria um juízo de valor comum, entendido pela grande massa e provavelmente compartilhado.

Agora imagine que você precisa construir uma propaganda sobre a beleza da mulher, sendo que provavelmente vai citar características da indústria da beleza, como ser magra, alta, loira ou ter olhos claros.

Em outras palavras, esse juízo de valor é algo que VOCÊ considera como belo, mas que não se estende a grande parte das pessoas e nem é uma realidade.

Só por esse deslize, a sua propaganda pode ser vista como ofensiva, sexista ou mesmo discriminatória.

Pronto. Com uma propaganda, você pode perder clientes que eram fiéis, aqueles que estavam pensando em comprar e aqueles que ainda nem conheciam o seu negócio.

Como evitar o juízo de valor na construção de uma propaganda

Até esse momento você conseguiu se familiarizar com o termo e conceito de juízo de valor bem como com o problema que isso pode trazer para os negócios.

Entretanto, antes de dar continuidade, tenha em mente que um cliente perdido pode influenciar outros através de comentários ou avaliações e, em casos graves, você pode ter problemas com a justiça.

Tendo isso em mente, surge a dúvida de como fazer a construção de uma propaganda sem o juízo de valor, já que é quase impossível criar algo que seja imparcial.

Para isso, é preciso calma e um método simples: tenha como participante dessa construção alguém que realmente faça parte do grupo que você quer atingir.

Portanto, ao invés de olhar para si e aquilo que ACHA que pode dar certo, pense na comunidade na qual ela será inserida.

Você pode fazer isso tendo alguém do marketing focado em conhecer a realidade do público e não apenas o que está na superfície.

Mais importante ainda, isso pode ser feito através da internet, com pesquisas de opinião ou visando comentários e avaliações, mas também de maneira presente, seja com entrevistas ou indo até o local.

De qualquer forma, ter alguém que olhe e faça parte dessa comunidade, muda a maneira como aquele grupo é visto, entendido e influenciado.

Vide muitos grupos de pessoas que compram de pequenas empresas apenas porque estão mais próximas, porque atendem as expectativas ou mesmo porque tem uma relação mais aberta.

É nisso que você precisa focar, mesmo que todo o trabalho seja digital.

Mantenha o esforço para conhecer e posicionar a sua marca, empresa ou produto de acordo com o público que ela atinge.

Passos básicos para a construção da propaganda

Focando em deixar o juízo de valor de lado, os passos da construção de uma boa e eficaz propaganda incluem:

 

  • Busque conhecer cada vez mais o seu público;
  • Escolha uma linguagem que seja totalmente compreendida;
  • Fique de olho no que a concorrência faz ou deixa de fazer, aproveitando as brechas e alavancando as técnicas;
  • Busque inovar, seja no produto ou no marketing;
  • Mostre quais os problemas que a sua empresa/produto pode resolver;
  • Deixe claro os benefícios do comprador/usuário;
  • Foque em criar um slogan e presença digital forte;
  • Ofereça informação relevante, verdadeira e de qualidade;
  • Esteja atento ao que o seu público está dizendo sobre o seu negócio;
  • Faça parcerias com influenciadores e/ou outras empresas;
  • Divulgue muito;
  • Não desista.

Construir propagandas efetivas não é algo imediato, mas que pode ser aprendido e ampliado com o tempo, melhorando os resultados.

Por isso, invista em conhecimento e continue a produzir.

Conclusão

Em conclusão, o juízo de valor é um perigo porque você nunca tem ideia de como a sua percepção pode impactar ou ser entendida por outras pessoas.

Então, tire a sua percepção do negócio e comece a entender a realidade do seu público, garantindo a construção de um negócio estável e sendo realmente reconhecido como uma referência no mercado.




Veja alguns de nossos projetos


Faça agora um orçamento rápido conosco, o sucesso do seu negócio não pode esperar.

Voltar ao Topo

39 pessoas online no site agora
Venha fazer parte do Clube Esquilo Marketing