Juízo de Valor – Comece com o conceito
Antes de criticar ou mesmo utilizar uma ferramenta, é preciso entender a que ela se refere ou o que pode esperar disso, não é mesmo?
Pois então, comece entendendo o juízo de valor.
Basicamente, o conceito se refere a um julgamento ou preconcepção de ideias a partir de você mesmo.
Ou seja, você utiliza a sua percepção, vivências e até sentimentos para criar uma opinião sobre algo ou mesmo criar algo.
A grande questão é que o juízo de valor está cheio de sentimentos individuais, ideologias, preconceitos e até a base cultural na qual você vive, como a religião.
Como resultado, existem duas grandes possibilidades:
Perceba que o juízo de valor, na teoria, não é bom ou ruim, mas é algo individual. Mesmo que você esteja embasado em valores morais gerais, como o respeito.
Se não existe juízo de valor certo ou errado, porque então é interpretado de maneira ruim?
Simples, do mesmo modo que você acredita e cria essa percepção, outras pessoas acreditam e criam percepções próprias.
Afinal, cada ser humano nasce e cresce de uma forma única, gerando uma série de posicionamentos e pensamentos diferentes.
Por que o juízo de valor pode ser um perigo para a construção da propaganda?
Entendendo o conceito do que foi falado no tópico acima, de que juízo de valor é algo individual formado a partir daquilo que você acredita ou conhece, já dá para ter uma ideia de quais são os possíveis perigos.
Porém, vale a pena destacar e deixar isso bem claro.
Existem percepções que são gerais e que se estendem a QUASE todos os seres humanos.
Quase todos, porque sempre há uma exceção.
Seguindo isso, a ideia de respeitar o próximo mesmo ele sendo diferente, seria um juízo de valor comum, entendido pela grande massa e provavelmente compartilhado.
Agora imagine que você precisa construir uma propaganda sobre a beleza da mulher, sendo que provavelmente vai citar características da indústria da beleza, como ser magra, alta, loira ou ter olhos claros.
Em outras palavras, esse juízo de valor é algo que VOCÊ considera como belo, mas que não se estende a grande parte das pessoas e nem é uma realidade.
Só por esse deslize, a sua propaganda pode ser vista como ofensiva, sexista ou mesmo discriminatória.
Pronto. Com uma propaganda, você pode perder clientes que eram fiéis, aqueles que estavam pensando em comprar e aqueles que ainda nem conheciam o seu negócio.
Como evitar o juízo de valor na construção de uma propaganda
Até esse momento você conseguiu se familiarizar com o termo e conceito de juízo de valor bem como com o problema que isso pode trazer para os negócios.
Entretanto, antes de dar continuidade, tenha em mente que um cliente perdido pode influenciar outros através de comentários ou avaliações e, em casos graves, você pode ter problemas com a justiça.
Tendo isso em mente, surge a dúvida de como fazer a construção de uma propaganda sem o juízo de valor, já que é quase impossível criar algo que seja imparcial.
Para isso, é preciso calma e um método simples: tenha como participante dessa construção alguém que realmente faça parte do grupo que você quer atingir.
Portanto, ao invés de olhar para si e aquilo que ACHA que pode dar certo, pense na comunidade na qual ela será inserida.
Você pode fazer isso tendo alguém do marketing focado em conhecer a realidade do público e não apenas o que está na superfície.
Mais importante ainda, isso pode ser feito através da internet, com pesquisas de opinião ou visando comentários e avaliações, mas também de maneira presente, seja com entrevistas ou indo até o local.
De qualquer forma, ter alguém que olhe e faça parte dessa comunidade, muda a maneira como aquele grupo é visto, entendido e influenciado.
Vide muitos grupos de pessoas que compram de pequenas empresas apenas porque estão mais próximas, porque atendem as expectativas ou mesmo porque tem uma relação mais aberta.
É nisso que você precisa focar, mesmo que todo o trabalho seja digital.
Mantenha o esforço para conhecer e posicionar a sua marca, empresa ou produto de acordo com o público que ela atinge.
Passos básicos para a construção da propaganda
Focando em deixar o juízo de valor de lado, os passos da construção de uma boa e eficaz propaganda incluem:
Construir propagandas efetivas não é algo imediato, mas que pode ser aprendido e ampliado com o tempo, melhorando os resultados.
Por isso, invista em conhecimento e continue a produzir.
Conclusão
Em conclusão, o juízo de valor é um perigo porque você nunca tem ideia de como a sua percepção pode impactar ou ser entendida por outras pessoas.
Então, tire a sua percepção do negócio e comece a entender a realidade do seu público, garantindo a construção de um negócio estável e sendo realmente reconhecido como uma referência no mercado.
Faça agora um orçamento rápido conosco, o sucesso do seu negócio não pode esperar.
Não vendemos um logo ou um slogan, nós te diferenciamos do comum unindo todas as características do seu negócio, criando uma maneira única de se apresentar ao mercado, mostrando para o público alvo quais são os benefícios do seu negócio e porquê eles te fazem distinto de todos os outros.
Quais itens compõem uma identidade visual?
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
Quais são as opções?
Identidade
Visual / Branding
A identidade visual corporativa está relacionada com as frases, imagens, tipografias, logos que comunicam a missão, visão e valores da sua empresa.
Aos elementos formais que representam visualmente uma marca damos o nome de Identidade Visual. Ela é composta de um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, além das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito que a empresa quer comunicar. De forma resumida, a identidade visual é a “cara” da marca.
Sites
& App
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
SEO &
Divulgação
SEO significa “Otimização para mecanismos de buscas” que no Brasil é conhecido como “Otimização de Sites”, sua função é ajudar as plataformas digitais a ficarem bem posicionadas em mecanismos de busca, como o Google, de forma “natural”, “orgânica” ou “gratuita”. Ao contrário dos serviços de otimização de sites, em que é necessário alterar diversos atributos da página em questão e aguardar as visitas dos robôs de busca nesta página, nas campanhas de links patrocinados (ADS) é possível verificar um retorno imediato e, muitas vezes, o investimento não é tão alto.
Gerenciamento
de Rede
A gestão de redes sociais se tornou estratégia indispensável para as empresas, ela contempla o processo de análise, definição de estratégia e linguagem, administração, produção de conteúdo, monitoramento, relacionamento diário e ativo com o público da marca e o mais importante, em vez de trabalhar em paralelo, os canais de comunicação e seus recursos de suporte são projetados e orquestrados para cooperar entre si.
Posicionamento
Digital
É um conjunto de mecanismos sistêmicos que utiliza processos metodológicos para, dentro de um contexto, orientar a empresa o rumo que ela deve tomar, sendo assim, uma competência que auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização, criando assim: metas, planos de ações globais e focados a momentos específicos e seu posterior acompanhamento.
Mentoria
Digital
Consiste no aconselhamento estratégico visando maximizar sua performance digital, aperfeiçoar sua reputação e atrair personas qualificadas. Atuamos como mentores, orientando o cliente e construindo em conjunto as diretrizes para o alcance dos objetivos estabelecidos no plano de metas. Podendo ter como objetivo final a venda de produtos físicos ou digitais (infoprodutos), aumento de percepção da marca, prototipação/ideação de uma ideia para que seja observado todos os pontos de contatos que precisão ser criados no mundo online e/ou estruturação de linha editorial com conteúdos e anúncios para os canais online.
Palestras
& cursos
A Internet foi criada em 1969 nos Estados Unidos, e, de lá pra cá, temos um mundo de mudanças, inovações, adaptações e um leque de opções para as mais diversas esferas. O quanto você conhece a fundo como a Internet ou as Redes Sociais podem te ajudar? O quanto você consegue aproveitar dela no seu dia a dia, de forma eficaz?
Pensando nisso, e também por sermos apaixonados por esse universo, desenvolvemos Palestras e Workshops para auxiliar desde estudantes a grandes empresários a aprenderem cada vez mais sobre Marketing Digital.
Palestras
& cursos
São textos altamente persuasivos e podem levar a audiência a comprar um produto ou contratar/assinar um serviço. Hoje é utilizado por muitos tanto em plataformas Online como Offline. Os infoprodutos são os que mais utilizam dessa técnica, pois não possuem nenhum contato no mundo físico com o cliente, tudo é feito de modo online, sendo assim, ele precisa criar uma credibilidade com a sua persona para que a mesma faça a ação.
Prototipagem
& Ideação
Tirar uma ideia do papel nem sempre é tão simples quanto parece, exige tempo, paciência, muitas tentativas (erros e acertos) e nem sempre é como esperamos. Mas, não precisa ser assim. Existem novos métodos que facilitam nesta trajetória, contribuindo para escolhas mais assertivas na hora de criar e testar um novo produto.