Se a sua marca ou empresa tem um perfil nas redes sociais, provavelmente você já se perguntou se é possível crescer no digital sem investir muito dinheiro. Saiba que sim, isso é possível! Mas antes de começar, vamos fazer um ajuste de expectativa.
1º – Nada do que será explicado é mágica, ok? São formas de crescer que dão trabalho para executar, mas esse trabalho será recompensado com o objetivo que você traçou.
2º – Vamos falar de crescimento com sustentação, ou seja, formas que irão trazer o público e vendas de forma consistente e gradativa. Por isso, não vou entrar no mérito de algumas “ações” que estão sendo executadas, por achar que não são a melhor forma de trabalhar.
A primeira coisa a ser feita é traçar o objetivo. Qual o alcance, como irá gerar reconhecimento e venda e como será o texto e o layout das peças.
Feito isso, é hora de criar o seu avatar. É essencial saber pra quem você quer vender, não existe mais a ideia de vender pra todo mundo. Se você fizer isso não vai conseguir atingir ninguém, pois sua rede ficará muito genérica, já que você não conseguirá aprofundar os conteúdos.
Com o avatar criado, deve-se focar na criação de conteúdos relevantes. Todo conteúdo tem que levar o seu avatar do ponto A ao ponto B. Isso significa que ele precisa aprender algo. Muitos posts que se dizem de conteúdo, são somente uma vitrine, ou seja, só quer vender e não agrega em nada. Pense assim: Vai vender uma roupa amarela. Fala o porquê vale a pena comprar na cor amarela, como ela foi construída, sobre o tecido.
Exemplo 01: Compre essa linda Blusa Amarela: R$79,90. Você vai ficar incrível nela! Utilize hashtags relacionadas.
Exemplo 02: Você sabia que 50% do tecido dessa roupa que você está vestindo pode ter vindo do desmatamento? Preocupados com isso, a marca X criou a coleção Y. Esse modelo na cor amarela, cor essa que transmite XXXX pode ser sua por R$79,90. Além de vestir super bem, você estará colaborando com a preservação da Amazônia.
Agora que já possui conteúdos relevantes para as suas redes, você deve criar um cronograma. Ele faz com que os conteúdos sejam criados com antecedência e assim possam ser criados de forma mais tranquila, focado em dados e ter constância. Quanto aos acontecimentos, não tem como saber antes. Sim, é verdade! Isso se chama Marketing de Oportunidade, mas como o próprio nome diz “oportunidade”, ninguém vive de oportunidade, pois nunca sabemos quando ela vai aparecer. Por isso é essencial ter um cronograma de postagens, ele irá garantir 80% dos seus conteúdos.
Outra estratégia interessante, são as parcerias. Podendo ser de pessoas que fazem o mesmo que você ou então que complementem o seu serviço. O material criado por de ser em vídeo, e-book, reels ou post estático;
Exemplos: Arquiteta + Engenheira, Chef de Cozinha Especialista em Pratos Salgados + Chef de Cozinha Especialista em Pratos Doces
Os reels é o formato que mais gera engajamento atualmente e vai te ajudar a ter alcance. Mas lembre-se, leve a pessoa do ponto “a” ao ponto “b”. Se você é uma empresa, precisa criar autoridade no mercado e isso só se cria através de conteúdos que transformam.
Para se aproximar das pessoas que te seguem, é interessante enviar mensagens de boas-vindas para cada novo seguidor. Pense no quão feliz você ficaria se a pessoa que você seguiu te mandasse um vídeo dando as boas-vindas a sua rede e se colocando à disposição para te ajudar no assunto dela. A pessoa se sentirá especial e dificilmente deixará de te acompanhar.
Assim como uma loja física, uma empresa precisa ter um bom cartão de visitas nas redes sociais. E para isso, podemos utilizar a biografia, é ela que vai apresentar o seu negócio para novos públicos e mostrar para eles qual o seu diferencial e o que você faz.
Com a disponibilidade de apenas 150 caracteres para mostrar aos visitantes quem é você, essa área do seu perfil precisa de uma atenção a mais para que ela fique bem elaborada e encante de cara os seus visitantes.
Por fim, uma outra estratégia muito utilizada e eficiente é a famosa CTA, chamada para a ação. Ao final de todo conteúdo, você deve dar uma voz de comando, pedir que a pessoa realize uma ação. Pode ser para compartilhar, curtir, seguir, enviar, marcar alguém ou para comprar algo.
Colocando todas essas estratégias em prática, com certeza as suas redes irão se destacar das demais e você conseguirá um engajamento melhor. Caso queria assistir a live desse conteúdo, clique no link: https://www.instagram.com/p/CT0jM8IFOvt/
Criada em 2018, a ESQUILO tem como propósito expandir o marketing digital, desde o conceito até a execução da sua ideia, ampliando a presença digital por meio do planejamento estratégico preciso e eficiente. Para mais informações, entre em contato com:
Juscelino Araujo – CEO
+55 (65) 98404-0690
Faça agora um orçamento rápido conosco, o sucesso do seu negócio não pode esperar.
Não vendemos um logo ou um slogan, nós te diferenciamos do comum unindo todas as características do seu negócio, criando uma maneira única de se apresentar ao mercado, mostrando para o público alvo quais são os benefícios do seu negócio e porquê eles te fazem distinto de todos os outros.
Quais itens compõem uma identidade visual?
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
Quais são as opções?
Identidade
Visual / Branding
A identidade visual corporativa está relacionada com as frases, imagens, tipografias, logos que comunicam a missão, visão e valores da sua empresa.
Aos elementos formais que representam visualmente uma marca damos o nome de Identidade Visual. Ela é composta de um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, além das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito que a empresa quer comunicar. De forma resumida, a identidade visual é a “cara” da marca.
Sites
& App
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
SEO &
Divulgação
SEO significa “Otimização para mecanismos de buscas” que no Brasil é conhecido como “Otimização de Sites”, sua função é ajudar as plataformas digitais a ficarem bem posicionadas em mecanismos de busca, como o Google, de forma “natural”, “orgânica” ou “gratuita”. Ao contrário dos serviços de otimização de sites, em que é necessário alterar diversos atributos da página em questão e aguardar as visitas dos robôs de busca nesta página, nas campanhas de links patrocinados (ADS) é possível verificar um retorno imediato e, muitas vezes, o investimento não é tão alto.
Gerenciamento
de Rede
A gestão de redes sociais se tornou estratégia indispensável para as empresas, ela contempla o processo de análise, definição de estratégia e linguagem, administração, produção de conteúdo, monitoramento, relacionamento diário e ativo com o público da marca e o mais importante, em vez de trabalhar em paralelo, os canais de comunicação e seus recursos de suporte são projetados e orquestrados para cooperar entre si.
Posicionamento
Digital
É um conjunto de mecanismos sistêmicos que utiliza processos metodológicos para, dentro de um contexto, orientar a empresa o rumo que ela deve tomar, sendo assim, uma competência que auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização, criando assim: metas, planos de ações globais e focados a momentos específicos e seu posterior acompanhamento.
Mentoria
Digital
Consiste no aconselhamento estratégico visando maximizar sua performance digital, aperfeiçoar sua reputação e atrair personas qualificadas. Atuamos como mentores, orientando o cliente e construindo em conjunto as diretrizes para o alcance dos objetivos estabelecidos no plano de metas. Podendo ter como objetivo final a venda de produtos físicos ou digitais (infoprodutos), aumento de percepção da marca, prototipação/ideação de uma ideia para que seja observado todos os pontos de contatos que precisão ser criados no mundo online e/ou estruturação de linha editorial com conteúdos e anúncios para os canais online.
Palestras
& cursos
A Internet foi criada em 1969 nos Estados Unidos, e, de lá pra cá, temos um mundo de mudanças, inovações, adaptações e um leque de opções para as mais diversas esferas. O quanto você conhece a fundo como a Internet ou as Redes Sociais podem te ajudar? O quanto você consegue aproveitar dela no seu dia a dia, de forma eficaz?
Pensando nisso, e também por sermos apaixonados por esse universo, desenvolvemos Palestras e Workshops para auxiliar desde estudantes a grandes empresários a aprenderem cada vez mais sobre Marketing Digital.
Palestras
& cursos
São textos altamente persuasivos e podem levar a audiência a comprar um produto ou contratar/assinar um serviço. Hoje é utilizado por muitos tanto em plataformas Online como Offline. Os infoprodutos são os que mais utilizam dessa técnica, pois não possuem nenhum contato no mundo físico com o cliente, tudo é feito de modo online, sendo assim, ele precisa criar uma credibilidade com a sua persona para que a mesma faça a ação.
Prototipagem
& Ideação
Tirar uma ideia do papel nem sempre é tão simples quanto parece, exige tempo, paciência, muitas tentativas (erros e acertos) e nem sempre é como esperamos. Mas, não precisa ser assim. Existem novos métodos que facilitam nesta trajetória, contribuindo para escolhas mais assertivas na hora de criar e testar um novo produto.