É provável que você já saiba que o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas do momento, seja compartilhamento de imagens pessoais ou para venda.
Como resultado, a rede também precisa de um planejamento por parte dos empreendedores/empresas, algo discutido nos últimos dias devido algumas mudanças.
Então, descubra como a mudança de algoritmo vai impactar no seu planejamento e porque você precisa estar a par das novidades.
Vamos lá!
Instagram: o nascimento de uma nova era da tecnologia
O Instagram começou como uma rede social para os amantes de fotografia e rapidamente chamou a atenção do público.
Mais importante que isso, a rede começou a passar por uma série de atualizações com foco em otimização, já que supera até o Facebook quando o assunto é engajamento.
Em outras palavras, a rede social se tornou uma verdadeira opção de negócio com alto poder de impacto e precisa estar evoluindo.
Lançado em 2010, o Instagram passou por dois grandes momentos iniciais.
Por isso, os pilares da rede incluem a arte, comunicação e tecnologia, o que torna essencial as atualizações que garantem novas funcionalidades.
Basicamente, o Instagram passou por uma constante evolução desde a sua criação até chegar os dias de hoje com as seguintes opções:
O algoritmo do Instagram mudou – O que isso significa e quais os desafios para influencers e empreendedores
O chamado algoritmo do Instagram pode ser entendido como a base de funcionamento e capacidade da rede social, o que na prática se refere ao que acontece com os perfis ou contas.
Além da ideia de segurança da rede, esse algoritmo é capaz de ditar o que vai ficar em alta e o que acaba sendo escondido, tornando o alcance mais difícil.
Portanto, com a mudança, muitas empresas começam a arrancar os cabelos na busca por uma resposta eficaz e método superar isso.
Basicamente, pense que a mudança ocasionou a baixa de muitos perfis, reduzindo o alcance, o que gerou menos engajamento, vendas e lucros para milhares de pessoas.
Resumo de negócio: o Instagram precisa que você passe o máximo de tempo possível na rede para assim ser impactado por mais perfis, mais anúncios e gerar maior lucratividade.
As novas políticas e mudanças, no entanto, estão focadas em uma série de diretrizes próprias da rede, que podem causar diversas discussões.
Para entender um pouco melhor tudo isso, existem 6 mudanças desse ano que você precisa conhecer:
– Seguidores
Basicamente, quanto mais pessoas você segue, menor a quantidade de postagens que você consegue ver de todas essas pessoas, ficando restrito a uma parte de perfis.
Como resultado, você acaba passando mais tempo na rede, rolando e rolando para baixo, o que dificulta a apresentação de algumas empresas e produtos.
– Interesse
Outra mudança se refere ao interesse que você mostra pela rede.
Quanto mais vezes você entra no dia, maior a quantidade de conteúdos novos que recebe, mas se entra pouco, acaba com os conteúdos mais antigos.
– Relacionamento
Ponto alto dessa mudança de algoritmo, a rede entende como e com quem você se relaciona, e manda mais postagens desses perfis.
Detalhe: a rede também aproveita as informações das contas logadas com o Facebook.
– Cronologia
Começando em 2016 e alcançando o ponto alto agora, o Instagram leva em conta o tempo do post, para que você veja sempre o que há de novo ali.
– Gosto pessoal
Basicamente, quanto mais postagens de algo ou alguém você curte/comenta, maiores as chances de continuar recebendo conteúdos relacionados a isso.
O algoritmo entende qual o seu gosto pessoal e se esforça para seguir essa linha de apresentação.
– Likes
A retirada dos likes está causando muito burburinho e independente do motivo, saúde mental dos usuários ou não, muita gente saiu perdendo.
Essa foi a mudança mais recente e tirou parte do poder de influenciadores, seja porque os números não estão a mostra para quem paga ou porque muitos usuários deixam de seguir perfis ou acabam perdendo conteúdos.
O que gera um ciclo que volta na questão do algoritmo, que mostra aquilo que você mais curte/gosta.
Resultado possível: alguns dados mostram que isso resultou na redução de diversos perfis famosos e aumento de influencers menos conhecidos, o que pode se revelar como um desafio para empresas e investidores.
Algoritmo e planejamento – Como e o que fazer
A mudança de algoritmo impacta no planejamento porque pode causar menos impacto no público, diminuir o engajamento ou mesmo reduzir o alcance do seu negócio dentro da rede social.
Dessa forma, o seu planejamento deve ser ainda mais minucioso e com possibilidade de mudanças, caso note uma queda nos negócios.
Algumas técnicas que podem melhorar os seus resultados na plataforma para contornar essa situação:
Todas essas dicas ou técnicas servem para que o seu perfil se mantenha em alta e não seja esquecido em meio aos diversos outros, que são atualizados a todo instante.
Além do mais, focar nas dicas básicas de postagem, como ter horários fixos e fazer duas postagens ao dia, pode melhorar sua visibilidade e interação.
Do mesmo modo, coloque links no Instagram para outros canais e vice-versa, auxiliando o público a encontrar você sem precisar de muito esforço.
Conclusão
Enfim, a mudança de algoritmo no Instagram é algo concreto e que não pode ser impedido, o que faz com que você se adapte a esse novo mundo, novas funcionalidades e aprenda a oferecer o melhor todos os dias.
Então, não perca tempo e tenha um planejamento eficaz, seguindo todas as técnicas citadas acima para ampliar o seu alcance.
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Não vendemos um logo ou um slogan, nós te diferenciamos do comum unindo todas as características do seu negócio, criando uma maneira única de se apresentar ao mercado, mostrando para o público alvo quais são os benefícios do seu negócio e porquê eles te fazem distinto de todos os outros.
Quais itens compõem uma identidade visual?
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
Quais são as opções?
Identidade
Visual / Branding
A identidade visual corporativa está relacionada com as frases, imagens, tipografias, logos que comunicam a missão, visão e valores da sua empresa.
Aos elementos formais que representam visualmente uma marca damos o nome de Identidade Visual. Ela é composta de um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, além das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito que a empresa quer comunicar. De forma resumida, a identidade visual é a “cara” da marca.
Sites
& App
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
SEO &
Divulgação
SEO significa “Otimização para mecanismos de buscas” que no Brasil é conhecido como “Otimização de Sites”, sua função é ajudar as plataformas digitais a ficarem bem posicionadas em mecanismos de busca, como o Google, de forma “natural”, “orgânica” ou “gratuita”. Ao contrário dos serviços de otimização de sites, em que é necessário alterar diversos atributos da página em questão e aguardar as visitas dos robôs de busca nesta página, nas campanhas de links patrocinados (ADS) é possível verificar um retorno imediato e, muitas vezes, o investimento não é tão alto.
Gerenciamento
de Rede
A gestão de redes sociais se tornou estratégia indispensável para as empresas, ela contempla o processo de análise, definição de estratégia e linguagem, administração, produção de conteúdo, monitoramento, relacionamento diário e ativo com o público da marca e o mais importante, em vez de trabalhar em paralelo, os canais de comunicação e seus recursos de suporte são projetados e orquestrados para cooperar entre si.
Posicionamento
Digital
É um conjunto de mecanismos sistêmicos que utiliza processos metodológicos para, dentro de um contexto, orientar a empresa o rumo que ela deve tomar, sendo assim, uma competência que auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização, criando assim: metas, planos de ações globais e focados a momentos específicos e seu posterior acompanhamento.
Mentoria
Digital
Consiste no aconselhamento estratégico visando maximizar sua performance digital, aperfeiçoar sua reputação e atrair personas qualificadas. Atuamos como mentores, orientando o cliente e construindo em conjunto as diretrizes para o alcance dos objetivos estabelecidos no plano de metas. Podendo ter como objetivo final a venda de produtos físicos ou digitais (infoprodutos), aumento de percepção da marca, prototipação/ideação de uma ideia para que seja observado todos os pontos de contatos que precisão ser criados no mundo online e/ou estruturação de linha editorial com conteúdos e anúncios para os canais online.
Palestras
& cursos
A Internet foi criada em 1969 nos Estados Unidos, e, de lá pra cá, temos um mundo de mudanças, inovações, adaptações e um leque de opções para as mais diversas esferas. O quanto você conhece a fundo como a Internet ou as Redes Sociais podem te ajudar? O quanto você consegue aproveitar dela no seu dia a dia, de forma eficaz?
Pensando nisso, e também por sermos apaixonados por esse universo, desenvolvemos Palestras e Workshops para auxiliar desde estudantes a grandes empresários a aprenderem cada vez mais sobre Marketing Digital.
Palestras
& cursos
São textos altamente persuasivos e podem levar a audiência a comprar um produto ou contratar/assinar um serviço. Hoje é utilizado por muitos tanto em plataformas Online como Offline. Os infoprodutos são os que mais utilizam dessa técnica, pois não possuem nenhum contato no mundo físico com o cliente, tudo é feito de modo online, sendo assim, ele precisa criar uma credibilidade com a sua persona para que a mesma faça a ação.
Prototipagem
& Ideação
Tirar uma ideia do papel nem sempre é tão simples quanto parece, exige tempo, paciência, muitas tentativas (erros e acertos) e nem sempre é como esperamos. Mas, não precisa ser assim. Existem novos métodos que facilitam nesta trajetória, contribuindo para escolhas mais assertivas na hora de criar e testar um novo produto.