O Algoritmo do Instagram mudou, e daí? O que que isso vai impactar no meu planejamento?
Descubra como a mudança de algoritmo vai impactar no seu planejamento e porque você precisa estar a par das novidades.





É provável que você já saiba que o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas do momento, seja compartilhamento de imagens pessoais ou para venda.

Como resultado, a rede também precisa de um planejamento por parte dos empreendedores/empresas, algo discutido nos últimos dias devido algumas mudanças.

Então, descubra como a mudança de algoritmo vai impactar no seu planejamento e porque você precisa estar a par das novidades.

Vamos lá!

Instagram: o nascimento de uma nova era da tecnologia

O Instagram começou como uma rede social para os amantes de fotografia e rapidamente chamou a atenção do público.

Mais importante que isso, a rede começou a passar por uma série de atualizações com foco em otimização, já que supera até o Facebook quando o assunto é engajamento.

Em outras palavras, a rede social se tornou uma verdadeira opção de negócio com alto poder de impacto e precisa estar evoluindo.

Lançado em 2010, o Instagram passou por dois grandes momentos iniciais.

  • Liberação para aparelhos Android em 2012;
  • Venda da rede para o Facebook também em 2012.

Por isso, os pilares da rede incluem a arte, comunicação e tecnologia, o que torna essencial as atualizações que garantem novas funcionalidades.

Basicamente, o Instagram passou por uma constante evolução desde a sua criação até chegar os dias de hoje com as seguintes opções:

  • Posts de imagens;
  • Vídeos curtos e carrossel de imagens;
  • Stories;
  • Transmissões ao vivo;
  • Direct;
  • IGTV;
  • Grupos.

O algoritmo do Instagram mudou – O que isso significa e quais os desafios para influencers e empreendedores

O chamado algoritmo do Instagram pode ser entendido como a base de funcionamento e capacidade da rede social, o que na prática se refere ao que acontece com os perfis ou contas.

Além da ideia de segurança da rede, esse algoritmo é capaz de ditar o que vai ficar em alta e o que acaba sendo escondido, tornando o alcance mais difícil.

Portanto, com a mudança, muitas empresas começam a arrancar os cabelos na busca por uma resposta eficaz e método superar isso.

Basicamente, pense que a mudança ocasionou a baixa de muitos perfis, reduzindo o alcance, o que gerou menos engajamento, vendas e lucros para milhares de pessoas.

Resumo de negócio: o Instagram precisa que você passe o máximo de tempo possível na rede para assim ser impactado por mais perfis, mais anúncios e gerar maior lucratividade.

As novas políticas e mudanças, no entanto, estão focadas em uma série de diretrizes próprias da rede, que podem causar diversas discussões.

Para entender um pouco melhor tudo isso, existem 6 mudanças desse ano que você precisa conhecer:

– Seguidores

Basicamente, quanto mais pessoas você segue, menor a quantidade de postagens que você consegue ver de todas essas pessoas, ficando restrito a uma parte de perfis.

Como resultado, você acaba passando mais tempo na rede, rolando e rolando para baixo, o que dificulta a apresentação de algumas empresas e produtos.

– Interesse

Outra mudança se refere ao interesse que você mostra pela rede.

Quanto mais vezes você entra no dia, maior a quantidade de conteúdos novos que recebe, mas se entra pouco, acaba com os conteúdos mais antigos.

– Relacionamento

Ponto alto dessa mudança de algoritmo, a rede entende como e com quem você se relaciona, e manda mais postagens desses perfis.

Detalhe: a rede também aproveita as informações das contas logadas com o Facebook.

– Cronologia

Começando em 2016 e alcançando o ponto alto agora, o Instagram leva em conta o tempo do post, para que você veja sempre o que há de novo ali.

– Gosto pessoal

Basicamente, quanto mais postagens de algo ou alguém você curte/comenta, maiores as chances de continuar recebendo conteúdos relacionados a isso.

O algoritmo entende qual o seu gosto pessoal e se esforça para seguir essa linha de apresentação.

– Likes

A retirada dos likes está causando muito burburinho e independente do motivo, saúde mental dos usuários ou não, muita gente saiu perdendo.

Essa foi a mudança mais recente e tirou parte do poder de influenciadores, seja porque os números não estão a mostra para quem paga ou porque muitos usuários deixam de seguir perfis ou acabam perdendo conteúdos.

O que gera um ciclo que volta na questão do algoritmo, que mostra aquilo que você mais curte/gosta.

Resultado possível: alguns dados mostram que isso resultou na redução de diversos perfis famosos e aumento de influencers menos conhecidos, o que pode se revelar como um desafio para empresas e investidores.

Algoritmo e planejamento – Como e o que fazer

A mudança de algoritmo impacta no planejamento porque pode causar menos impacto no público, diminuir o engajamento ou mesmo reduzir o alcance do seu negócio dentro da rede social.

Dessa forma, o seu planejamento deve ser ainda mais minucioso e com possibilidade de mudanças, caso note uma queda nos negócios.

Algumas técnicas que podem melhorar os seus resultados na plataforma para contornar essa situação:

  • Coloque localização nas postagens;
  • Utilize hashtags;
  • Marque outros perfis, que tenham relação nas postagens;
  • Incentive diariamente o engajamento de todas as maneiras possíveis;
  • Aposte na automação;
  • Aproveite todos os tipos de funcionalidades do Instagram;
  • Disponibilize links de redirecionamento;
  • Faça parcerias;
  • Adicione botões para telefone, e-mail e localização do seu negócio;
  • Monitore o funcionamento da rede, ao menos, semanalmente.

Todas essas dicas ou técnicas servem para que o seu perfil se mantenha em alta e não seja esquecido em meio aos diversos outros, que são atualizados a todo instante.

Além do mais, focar nas dicas básicas de postagem, como ter horários fixos e fazer duas postagens ao dia, pode melhorar sua visibilidade e interação.

Do mesmo modo, coloque links no Instagram para outros canais e vice-versa, auxiliando o público a encontrar você sem precisar de muito esforço.

Conclusão

Enfim, a mudança de algoritmo no Instagram é algo concreto e que não pode ser impedido, o que faz com que você se adapte a esse novo mundo, novas funcionalidades e aprenda a oferecer o melhor todos os dias.

Então, não perca tempo e tenha um planejamento eficaz, seguindo todas as técnicas citadas acima para ampliar o seu alcance.




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