Marketing Digital para pequenas empresas





De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2018, 69,8% da população brasileira possui acesso à internet, que tem se constituído, cada vez mais, como um espaço aberto para pessoas que querem interagir, buscar conhecimento e também estabelecer negócios – e aqui podem ser negócios digitais ou fazer o bom uso da internet para alavancar negócios físicos.

Com esse vasto campo aberto para empreendedores, a internet se torna então uma ferramenta de baixo custo para qualquer tipo de empresário e um trunfo para pequenas empresas, que podem se fazer valer de diversos recursos para atrair, converter e fidelizar clientes. O físico ainda é importante, as ações mais palpáveis ainda são válidas em diversos estabelecimentos, mas, andar junto com o digital pode garantir uma série de coisas.

É preciso levar em conta ainda que o hábito de consumir mudou, e envolve, quase sempre, aquela rápida pesquisa pelo Google, para garantir que a loja X de fato tem algo mais em conta para oferecer, ou ainda para entender melhor se determinado produto realmente vai cumprir a função esperada.

E para uma pequena empresa entrar neste mundo, os passos não diferem muito do que qualquer outra empresa precisa fazer: é preciso entender quais os canais onde se encontram seus consumidores – e onde estão seus concorrentes – e marcar presença onde de fato irá agregar para o negócio.

Uma outra coisa extremamente válida são os anúncios – não, eles não precisam ser extravagantes e nem com valores absurdos. Podem ser pequenos valores, voltados para diversos públicos – é preciso quebrar essa ideia de que anúncios serão caros e inúteis. Dez reais podem fazer muita diferença para algum ponto que você deseja alcançar – e o público atingido por essas campanhas será escolhido e construído por você, e o mais bacana é que sim, você pode ter mais de um público segmentado para investimentos, testando diversas possibilidades de atração. O público pode ser escolhido tendo por base: gênero, interesses específicos, geolocalização e comportamento digital.

Uma vez que você tem vários públicos, como saber se está dando certo? Por meio das métricas. É preciso analisar constantemente. Está dando retorno? Quantas pessoas já viram seu anúncio? As pessoas estão clicando? Se sim, em que momento elas abandonam a jornada dela? Se não, o que é possível mudar no anúncio para verificar outro retorno?

É – e precisa ter – uma análise sempre. E, para pequenas empresas existem diversas instituições que oferecem consultorias para ajudar na hora de adentrar o universo digital e para entender essas métricas e como tentar tornar este universo favorável para seu negócio.

Ok, mas só isso é suficiente no universo digital?

Não!

Porque no universo digital sua concorrência é muito maior. Então você precisa mostrar para o que veio e ter estratégias de conteúdo que vão atingir e conversar com as dores de seus consumidores.

Invista em blogs, em conteúdo para redes sociais, em e-mail marketing e, o mais importante, invista em um relacionamento com os consumidores que já compraram em sua loja – se ele comprou um novo mouse com você, pode ser que daqui uns dias ele queira um novo teclado. Mantenha um contato por meio de e-mail, por exemplo – mas não seja invasivo para virar spam. Dose bem esse relacionamento.

É preciso ressaltar aqui que a internet não segue uma receita de bolo. Não é porque alguma estratégia deu certo para um concorrente, que dará certo para você. É preciso de fato analisar a fundo e ir mudando as estratégias conforme o andar da carruagem.




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