De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2018, 69,8% da população brasileira possui acesso à internet, que tem se constituído, cada vez mais, como um espaço aberto para pessoas que querem interagir, buscar conhecimento e também estabelecer negócios – e aqui podem ser negócios digitais ou fazer o bom uso da internet para alavancar negócios físicos.
Com esse vasto campo aberto para empreendedores, a internet se torna então uma ferramenta de baixo custo para qualquer tipo de empresário e um trunfo para pequenas empresas, que podem se fazer valer de diversos recursos para atrair, converter e fidelizar clientes. O físico ainda é importante, as ações mais palpáveis ainda são válidas em diversos estabelecimentos, mas, andar junto com o digital pode garantir uma série de coisas.
É preciso levar em conta ainda que o hábito de consumir mudou, e envolve, quase sempre, aquela rápida pesquisa pelo Google, para garantir que a loja X de fato tem algo mais em conta para oferecer, ou ainda para entender melhor se determinado produto realmente vai cumprir a função esperada.
E para uma pequena empresa entrar neste mundo, os passos não diferem muito do que qualquer outra empresa precisa fazer: é preciso entender quais os canais onde se encontram seus consumidores – e onde estão seus concorrentes – e marcar presença onde de fato irá agregar para o negócio.
Uma outra coisa extremamente válida são os anúncios – não, eles não precisam ser extravagantes e nem com valores absurdos. Podem ser pequenos valores, voltados para diversos públicos – é preciso quebrar essa ideia de que anúncios serão caros e inúteis. Dez reais podem fazer muita diferença para algum ponto que você deseja alcançar – e o público atingido por essas campanhas será escolhido e construído por você, e o mais bacana é que sim, você pode ter mais de um público segmentado para investimentos, testando diversas possibilidades de atração. O público pode ser escolhido tendo por base: gênero, interesses específicos, geolocalização e comportamento digital.
Uma vez que você tem vários públicos, como saber se está dando certo? Por meio das métricas. É preciso analisar constantemente. Está dando retorno? Quantas pessoas já viram seu anúncio? As pessoas estão clicando? Se sim, em que momento elas abandonam a jornada dela? Se não, o que é possível mudar no anúncio para verificar outro retorno?
É – e precisa ter – uma análise sempre. E, para pequenas empresas existem diversas instituições que oferecem consultorias para ajudar na hora de adentrar o universo digital e para entender essas métricas e como tentar tornar este universo favorável para seu negócio.
Ok, mas só isso é suficiente no universo digital?
Não!
Porque no universo digital sua concorrência é muito maior. Então você precisa mostrar para o que veio e ter estratégias de conteúdo que vão atingir e conversar com as dores de seus consumidores.
Invista em blogs, em conteúdo para redes sociais, em e-mail marketing e, o mais importante, invista em um relacionamento com os consumidores que já compraram em sua loja – se ele comprou um novo mouse com você, pode ser que daqui uns dias ele queira um novo teclado. Mantenha um contato por meio de e-mail, por exemplo – mas não seja invasivo para virar spam. Dose bem esse relacionamento.
É preciso ressaltar aqui que a internet não segue uma receita de bolo. Não é porque alguma estratégia deu certo para um concorrente, que dará certo para você. É preciso de fato analisar a fundo e ir mudando as estratégias conforme o andar da carruagem.
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Não vendemos um logo ou um slogan, nós te diferenciamos do comum unindo todas as características do seu negócio, criando uma maneira única de se apresentar ao mercado, mostrando para o público alvo quais são os benefícios do seu negócio e porquê eles te fazem distinto de todos os outros.
Quais itens compõem uma identidade visual?
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
Quais são as opções?
Identidade
Visual / Branding
A identidade visual corporativa está relacionada com as frases, imagens, tipografias, logos que comunicam a missão, visão e valores da sua empresa.
Aos elementos formais que representam visualmente uma marca damos o nome de Identidade Visual. Ela é composta de um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, além das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito que a empresa quer comunicar. De forma resumida, a identidade visual é a “cara” da marca.
Sites
& App
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
SEO &
Divulgação
SEO significa “Otimização para mecanismos de buscas” que no Brasil é conhecido como “Otimização de Sites”, sua função é ajudar as plataformas digitais a ficarem bem posicionadas em mecanismos de busca, como o Google, de forma “natural”, “orgânica” ou “gratuita”. Ao contrário dos serviços de otimização de sites, em que é necessário alterar diversos atributos da página em questão e aguardar as visitas dos robôs de busca nesta página, nas campanhas de links patrocinados (ADS) é possível verificar um retorno imediato e, muitas vezes, o investimento não é tão alto.
Gerenciamento
de Rede
A gestão de redes sociais se tornou estratégia indispensável para as empresas, ela contempla o processo de análise, definição de estratégia e linguagem, administração, produção de conteúdo, monitoramento, relacionamento diário e ativo com o público da marca e o mais importante, em vez de trabalhar em paralelo, os canais de comunicação e seus recursos de suporte são projetados e orquestrados para cooperar entre si.
Posicionamento
Digital
É um conjunto de mecanismos sistêmicos que utiliza processos metodológicos para, dentro de um contexto, orientar a empresa o rumo que ela deve tomar, sendo assim, uma competência que auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização, criando assim: metas, planos de ações globais e focados a momentos específicos e seu posterior acompanhamento.
Mentoria
Digital
Consiste no aconselhamento estratégico visando maximizar sua performance digital, aperfeiçoar sua reputação e atrair personas qualificadas. Atuamos como mentores, orientando o cliente e construindo em conjunto as diretrizes para o alcance dos objetivos estabelecidos no plano de metas. Podendo ter como objetivo final a venda de produtos físicos ou digitais (infoprodutos), aumento de percepção da marca, prototipação/ideação de uma ideia para que seja observado todos os pontos de contatos que precisão ser criados no mundo online e/ou estruturação de linha editorial com conteúdos e anúncios para os canais online.
Palestras
& cursos
A Internet foi criada em 1969 nos Estados Unidos, e, de lá pra cá, temos um mundo de mudanças, inovações, adaptações e um leque de opções para as mais diversas esferas. O quanto você conhece a fundo como a Internet ou as Redes Sociais podem te ajudar? O quanto você consegue aproveitar dela no seu dia a dia, de forma eficaz?
Pensando nisso, e também por sermos apaixonados por esse universo, desenvolvemos Palestras e Workshops para auxiliar desde estudantes a grandes empresários a aprenderem cada vez mais sobre Marketing Digital.
Palestras
& cursos
São textos altamente persuasivos e podem levar a audiência a comprar um produto ou contratar/assinar um serviço. Hoje é utilizado por muitos tanto em plataformas Online como Offline. Os infoprodutos são os que mais utilizam dessa técnica, pois não possuem nenhum contato no mundo físico com o cliente, tudo é feito de modo online, sendo assim, ele precisa criar uma credibilidade com a sua persona para que a mesma faça a ação.
Prototipagem
& Ideação
Tirar uma ideia do papel nem sempre é tão simples quanto parece, exige tempo, paciência, muitas tentativas (erros e acertos) e nem sempre é como esperamos. Mas, não precisa ser assim. Existem novos métodos que facilitam nesta trajetória, contribuindo para escolhas mais assertivas na hora de criar e testar um novo produto.