Nesse post você vai entender exatamente o que é o marketing de guerrilha e porque existe uma linha tênue entre o maravilhoso e o ridículo.
Dessa maneira, vai ser fácil entender como pode ser feito um planejamento estratégico assim como outros pontos fundamentais de ação.
Faça parte do grupo de pessoas que realmente entende do mercado digital e comece a colocar o seu futuro em ação.
Vamos lá?
O que é o marketing de guerrilha
Inicialmente, você precisa ter em mente que o termo guerrilha se refere a um tipo de luta ou batalha onde o inimigo é pego de surpresa.
Seguindo essa linha, o marketing de guerrilha pode ser definido como uma estratégia onde o usuário é impactado por uma campanha inesperada.
Geralmente, esse tipo de ação envolve muita criatividade, mesmo que o orçamento seja bastante baixo.
O marketing de guerrilha é entendido como uma maneira menos convencional no qual as empresas usam táticas alternativas para gerar curiosidade e interesse no público.
Assim, o usuário tem uma experiência que geralmente não é encontrada no marketing comum.
Entretanto, o marketing de guerrilha ainda é pouco conhecido ou mesmo discutido, mesmo que seja um conceito bastante antigo.
Segundo o que consta, o método foi desenvolvido por volta de 1984 com a publicação da obra Guerrilha Marketing, por Jay Conrad Levinson.
Como funciona e o que esperar o marketing de guerrilha
O conceito de marketing de guerrilha é uma ação que pega o usuário de surpresa, e, atualmente isso é conhecido por ações que acabam viralizando na rede, seja um vídeo ou conteúdo.
Você pode se questionar como funcionaria essa estratégia na prática e, para isso, nada melhor que alguns exemplos que ficaram bastante famosos:
– Ikea
A Ikea é uma loja de Paris que chamou a atenção por seus produtos serem considerados descartáveis.
Para provar o contrário, a empresa colocou da noite para o dia, diversos móveis espalhados pelo metrô.
O objetivo era mostrar a durabilidade dos itens dentro de um prazo de duas semanas, sendo acessado por qualquer um.
– Unicef
Com foco em uma ação nobre, a Unicef engarrafou água suja e oferecia para pessoas na rua de Nova York.
Quando questionados sobre aquele líquido, os representantes falavam que aquela era a única água que milhares de lugares tinham.
O objetivo, que foi alcançado, era arrecadar doações e mostrar uma realidade diferente da vivida por muitas pessoas.
– Netflix
Uma das plataformas de streaming queridinhas do momento entrou na onda do marketing de guerrilha espalhando outdoors com a seguinte frase: “Netflix é uma piada”.
Como era de se esperar, deu-se início uma movimentação nas redes sociais para descobrir o motivo, já que ninguém sabia até o instante que era uma ação da própria plataforma.
Depois de algum tempo, a Netflix informou que se tratava da divulgação de novas parcerias, com Elen DeGeneres e Jerry Seinfeld, por exemplo.
Assim, é possível dizer que o marketing de guerrilha funciona como uma forma de gerar impacto, curiosidade ou interesse no público, seja com informações pela metade, uso de figuras de linguagem, entre outros.
O que esperar do marketing de guerrilha
Ainda que a estratégia do marketing de guerrilha possa surgir como uma alternativa bastante positiva e intrigante, é preciso ter cuidado.
Para começar, pode ser um pouco difícil prever a reação do público ou o que esperar como resultado financeiro.
A estratégia fica na linha tênue entre o maravilhoso e o ridículo, já que pode não sair como foi planejado.
Dessa maneira, é fundamental que você desenvolva um plano estratégico sólido e conciso, evitando possíveis interpretações erradas.
Por exemplo, um caso que ficou bastante conhecido foi uma ação do Cartoon Network em 2011.
Na época, os Estados Unidos ainda sofriam com ataques terroristas, gerando pânico pelas ruas.
Na tentativa de divulgar um novo desenho do canal, a empresa espalhou diversos aparelhos eletrônicos nas ruas.
Entretanto, ao invés de gerar a curiosidade esperada, os aparelhos resultaram em medo devido aos ataques constantes.
O resultado foram diversas ligações em delegacias, que chegaram a ser acionadas para verificar os locais.
Além de ridículo, o caso gerou uma onda de pânico completamente desnecessária que poderia ter sido evitada se:
Ou seja, faltou planejar o marketing de guerrilha para que ele acontecesse e obtivesse o sucesso esperado.
Outra situação que ficou bastante grosseira e gera resultados até hoje se refere a um restaurante em Las Vegas que tem como nome “Ataque do coração”, devido aos alimentos ricos em gordura e açúcar.
Infelizmente, em 2012, um cliente realmente sofreu um ataque do coração no restaurante e muitas pessoas acreditaram que era apenas uma encenação ou ação para promover o local.
Ainda que o restaurante não tivesse relação, acabou recebendo uma série de críticas pelo “marketing apelativo”.
O que fazer para criar um marketing de guerrilha?
Para conseguir criar uma ação de marketing de guerrilha que funcione, foque no planejamento.
A ideia é ser capaz de desenvolver uma ação que pegue o público de surpresa de uma forma positiva, mas que seja claro o objetivo.
Assim, você consegue evitar que algum erro gere uma interpretação equívoca.
Para isso, vale a pena investir em um estudo de mercado e público, conhecendo as opções daquele local, o momento bem como as possibilidades.
Além do mais, o planejamento garante o estudo de tempo necessário para que a ação tenha o efeito desejado, sem errar a mão e sem comprometer a integridade da empresa/marca.
Conclusão
Em suma, o marketing de guerrilha é uma ação que visa impactar e impressionar o público, causando uma ideia ou mesmo sensação.
Entretanto, é preciso muito planejamento, de maneira realmente sólida e concisa com a realidade e possibilidade, para evitar o ridículo.
Sendo assim, o cuidado pode garantir que você desenvolva uma estratégia maravilhosa, capaz de aumentar o interesse e até mesmo os lucros.
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Não vendemos um logo ou um slogan, nós te diferenciamos do comum unindo todas as características do seu negócio, criando uma maneira única de se apresentar ao mercado, mostrando para o público alvo quais são os benefícios do seu negócio e porquê eles te fazem distinto de todos os outros.
Quais itens compõem uma identidade visual?
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
Quais são as opções?
Identidade
Visual / Branding
A identidade visual corporativa está relacionada com as frases, imagens, tipografias, logos que comunicam a missão, visão e valores da sua empresa.
Aos elementos formais que representam visualmente uma marca damos o nome de Identidade Visual. Ela é composta de um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, além das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito que a empresa quer comunicar. De forma resumida, a identidade visual é a “cara” da marca.
Sites
& App
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
SEO &
Divulgação
SEO significa “Otimização para mecanismos de buscas” que no Brasil é conhecido como “Otimização de Sites”, sua função é ajudar as plataformas digitais a ficarem bem posicionadas em mecanismos de busca, como o Google, de forma “natural”, “orgânica” ou “gratuita”. Ao contrário dos serviços de otimização de sites, em que é necessário alterar diversos atributos da página em questão e aguardar as visitas dos robôs de busca nesta página, nas campanhas de links patrocinados (ADS) é possível verificar um retorno imediato e, muitas vezes, o investimento não é tão alto.
Gerenciamento
de Rede
A gestão de redes sociais se tornou estratégia indispensável para as empresas, ela contempla o processo de análise, definição de estratégia e linguagem, administração, produção de conteúdo, monitoramento, relacionamento diário e ativo com o público da marca e o mais importante, em vez de trabalhar em paralelo, os canais de comunicação e seus recursos de suporte são projetados e orquestrados para cooperar entre si.
Posicionamento
Digital
É um conjunto de mecanismos sistêmicos que utiliza processos metodológicos para, dentro de um contexto, orientar a empresa o rumo que ela deve tomar, sendo assim, uma competência que auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização, criando assim: metas, planos de ações globais e focados a momentos específicos e seu posterior acompanhamento.
Mentoria
Digital
Consiste no aconselhamento estratégico visando maximizar sua performance digital, aperfeiçoar sua reputação e atrair personas qualificadas. Atuamos como mentores, orientando o cliente e construindo em conjunto as diretrizes para o alcance dos objetivos estabelecidos no plano de metas. Podendo ter como objetivo final a venda de produtos físicos ou digitais (infoprodutos), aumento de percepção da marca, prototipação/ideação de uma ideia para que seja observado todos os pontos de contatos que precisão ser criados no mundo online e/ou estruturação de linha editorial com conteúdos e anúncios para os canais online.
Palestras
& cursos
A Internet foi criada em 1969 nos Estados Unidos, e, de lá pra cá, temos um mundo de mudanças, inovações, adaptações e um leque de opções para as mais diversas esferas. O quanto você conhece a fundo como a Internet ou as Redes Sociais podem te ajudar? O quanto você consegue aproveitar dela no seu dia a dia, de forma eficaz?
Pensando nisso, e também por sermos apaixonados por esse universo, desenvolvemos Palestras e Workshops para auxiliar desde estudantes a grandes empresários a aprenderem cada vez mais sobre Marketing Digital.
Palestras
& cursos
São textos altamente persuasivos e podem levar a audiência a comprar um produto ou contratar/assinar um serviço. Hoje é utilizado por muitos tanto em plataformas Online como Offline. Os infoprodutos são os que mais utilizam dessa técnica, pois não possuem nenhum contato no mundo físico com o cliente, tudo é feito de modo online, sendo assim, ele precisa criar uma credibilidade com a sua persona para que a mesma faça a ação.
Prototipagem
& Ideação
Tirar uma ideia do papel nem sempre é tão simples quanto parece, exige tempo, paciência, muitas tentativas (erros e acertos) e nem sempre é como esperamos. Mas, não precisa ser assim. Existem novos métodos que facilitam nesta trajetória, contribuindo para escolhas mais assertivas na hora de criar e testar um novo produto.