Quem nunca teve receio de colocar seus dados em algum site da internet? Ou ainda de realizar compras online, disponibilizando dados do cartão, CPF e demais informações que podem fazer um regaço na conta bancária? Ou já se questionou como recebeu ofertas daquela loja por e-mail, sendo que nunca autorizou?
Essas indagações certamente passam pela cabeça de muita gente e você deve se perguntar se existe uma maneira legal de se prevenir e ainda assim poder utilizar da praticidade que a internet oferece, sem dores de cabeça.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) visa, justamente, regulamentar o uso de dados dos clientes pelas empresas privadas e órgãos públicos, bem como garantir proteção e privacidade. Ela foi sancionada em agosto de 2018, mas só passou a vigorar em agosto de 2020. E as empresas precisam se adequar a ela o mais rápido possível, afim de evitar prejuízos e penalidades.
E o que essa lei muda na rotina de quem trabalha com Marketing Digital?
Muita coisa!
Assim como as empresas precisam se adequar, o Marketing Digital precisa fazer uma série de modificações para que se mantenha dentro da lei e não cause nenhum possível dano ao consumidor – uma vez que a lei estabelece regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, é preciso que todos estejam a par das bases legais da LGPD.
Com a LGPD, os dados só podem ser coletados e utilizados com a manifestação do titular, este por sua vez tem direito de acessar os seus dados, corrigi-los, torná-los anônimos, bloqueá-los, e também retirar suas informações pessoais da base da empresa a hora que quiser. Qualquer pessoa tem também o direito de saber para que os seus dados serão utilizados e com que empresas serão compartilhados.
Na prática, para diversas estratégias do Marketing, isso significa a modificação de Landing Pages, formulários, e-mail marketing, anúncios patrocinados… Os métodos para captação de dados deverão ser mais transparentes e isso afunilará um pouco mais o funil na hora de atrair leads – mas, com estratégias bem trabalhadas, também implica na atração de leads mais propensos a virarem consumidores de fato.
Mais do que nunca, os leads que estarão contigo serão pessoas que deram um consentimento para receber mais informações de seu negócio, então é a hora de intensificar as ações de marketing de conteúdo, engajando ainda mais seu público e tornando seu negócio mais relevante.
Os formulários para coleta de dados de um lead também sofrerá modificações, sem preenchimento automático e dando mais liberdade para que a pessoa escolha as opções com as quais se sinta mais confortável.
As estratégias precisam ser mais claras – e o que você espera da coleta de dados também – com a nova lei não é possível coletar várias informações e deixar para analisar quando for preciso. Cada ação precisa ser mais específica e focada possível.
É o momento para rever estratégias e pensar em soluções mais assertivas – e legais – para que o trabalho flua da maneira mais natural possível. E, a LGPD não é o fim para o Marketing Digital nem para os dados tão necessários as análises.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o nosso time!
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Não vendemos um logo ou um slogan, nós te diferenciamos do comum unindo todas as características do seu negócio, criando uma maneira única de se apresentar ao mercado, mostrando para o público alvo quais são os benefícios do seu negócio e porquê eles te fazem distinto de todos os outros.
Quais itens compõem uma identidade visual?
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
Quais são as opções?
Identidade
Visual / Branding
A identidade visual corporativa está relacionada com as frases, imagens, tipografias, logos que comunicam a missão, visão e valores da sua empresa.
Aos elementos formais que representam visualmente uma marca damos o nome de Identidade Visual. Ela é composta de um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, além das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito que a empresa quer comunicar. De forma resumida, a identidade visual é a “cara” da marca.
Sites
& App
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
SEO &
Divulgação
SEO significa “Otimização para mecanismos de buscas” que no Brasil é conhecido como “Otimização de Sites”, sua função é ajudar as plataformas digitais a ficarem bem posicionadas em mecanismos de busca, como o Google, de forma “natural”, “orgânica” ou “gratuita”. Ao contrário dos serviços de otimização de sites, em que é necessário alterar diversos atributos da página em questão e aguardar as visitas dos robôs de busca nesta página, nas campanhas de links patrocinados (ADS) é possível verificar um retorno imediato e, muitas vezes, o investimento não é tão alto.
Gerenciamento
de Rede
A gestão de redes sociais se tornou estratégia indispensável para as empresas, ela contempla o processo de análise, definição de estratégia e linguagem, administração, produção de conteúdo, monitoramento, relacionamento diário e ativo com o público da marca e o mais importante, em vez de trabalhar em paralelo, os canais de comunicação e seus recursos de suporte são projetados e orquestrados para cooperar entre si.
Posicionamento
Digital
É um conjunto de mecanismos sistêmicos que utiliza processos metodológicos para, dentro de um contexto, orientar a empresa o rumo que ela deve tomar, sendo assim, uma competência que auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização, criando assim: metas, planos de ações globais e focados a momentos específicos e seu posterior acompanhamento.
Mentoria
Digital
Consiste no aconselhamento estratégico visando maximizar sua performance digital, aperfeiçoar sua reputação e atrair personas qualificadas. Atuamos como mentores, orientando o cliente e construindo em conjunto as diretrizes para o alcance dos objetivos estabelecidos no plano de metas. Podendo ter como objetivo final a venda de produtos físicos ou digitais (infoprodutos), aumento de percepção da marca, prototipação/ideação de uma ideia para que seja observado todos os pontos de contatos que precisão ser criados no mundo online e/ou estruturação de linha editorial com conteúdos e anúncios para os canais online.
Palestras
& cursos
A Internet foi criada em 1969 nos Estados Unidos, e, de lá pra cá, temos um mundo de mudanças, inovações, adaptações e um leque de opções para as mais diversas esferas. O quanto você conhece a fundo como a Internet ou as Redes Sociais podem te ajudar? O quanto você consegue aproveitar dela no seu dia a dia, de forma eficaz?
Pensando nisso, e também por sermos apaixonados por esse universo, desenvolvemos Palestras e Workshops para auxiliar desde estudantes a grandes empresários a aprenderem cada vez mais sobre Marketing Digital.
Palestras
& cursos
São textos altamente persuasivos e podem levar a audiência a comprar um produto ou contratar/assinar um serviço. Hoje é utilizado por muitos tanto em plataformas Online como Offline. Os infoprodutos são os que mais utilizam dessa técnica, pois não possuem nenhum contato no mundo físico com o cliente, tudo é feito de modo online, sendo assim, ele precisa criar uma credibilidade com a sua persona para que a mesma faça a ação.
Prototipagem
& Ideação
Tirar uma ideia do papel nem sempre é tão simples quanto parece, exige tempo, paciência, muitas tentativas (erros e acertos) e nem sempre é como esperamos. Mas, não precisa ser assim. Existem novos métodos que facilitam nesta trajetória, contribuindo para escolhas mais assertivas na hora de criar e testar um novo produto.