Inbound X Outbound
Se você já ouviu em algum momento os termos inbound e outbound marketing, mas não sabe exatamente a que cada um deles quer dizer, meus amigos, é chegada a hora! Nesse post você vai conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas estratégias, bem como pontos negativos e positivos e quais as diferenças básicas. Afinal, a informação é a palavra nova para a garantia de sucesso dessa nova era, não é mesmo? Quer saber mais? Vamos lá!





Inbound – Conceitos e principais pontos

Traduzido no Brasil como Marketing de Atração, o inbound é uma estratégia do marketing que tem como foco aumentar as vendas através da atração, conversão e encantamento de clientes.

Em outras palavras, o conceito básico do inbound é que a empresa ou negócio seja capaz de atrair o cliente, ao invés de correr atrás deles. 

E como isso é realizado?

Para que o inbound funcione, o foco está nos pilares que sustentam essas estratégias, sendo eles:

  • SEO ou Otimização de Conteúdo;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Estratégias nas redes ou mídias sociais.

Principais pontos positivos e negativos do inbound

Sabendo o que é inbound, você pode estar se questionando sobre os principais pontos positivos – ou benefícios, e pontos negativos – desvantagens, em utilizar o método.

Os principais pontos positivos do inblound incluem:

  • Maior alcance do público ideal;
  • Maior chance de estabelecer uma relação com o público;
  • Devido a relação, ocorre maior chance de persuasão;
  • Reduz o ciclo de tempos ou o tempo de compras;
  • Pode significar uma redução de custos extras;
  • Mensuração de resultados em tempo real.

Isso tudo acontece porque o inbound fica mais próximo do público, o que aumenta um retorno no ticket da empresa e melhora seu posicionamento no mercado.

Em contrapartida:

  • Planos ou resultados a longo prazo;
  • Metodologia de funcionamento mais complexa.

Ou seja, a curto prazo pode não significar um real lucro, demorando para que os números cresçam e o funcionamento ou estratégias dentro do inbound aparentem uma dificuldade maior. 

Outbound – Conceitos e principais pontos

Após conhecer melhor o inbound, pode ser que você já tenha uma ideia do que é o outbound.

Também chamado de marketing tradicional, essa é uma das estratégias mais antigas de mercado com foco em vendas.

Dessa maneira, é muito utilizado como agente conversor da marca ou do nome do produto como ativo, seguindo a ideia de jogar a rede para agarrar o cliente.

Ao contrário do inbound, no outbound você corre atrás desse público, e pode utilizar principalmente a TV, rádio, flyers, banners e links patrocinados.

Frequentemente, o outbound marketing é chamado de marketing de interrupção, isso porque ele corta uma ideia do cliente através da apresentação de outra ideia/produto com o objetivo de gerar impacto, interesse e venda. 

Principais pontos positivos e negativos do outbound

No que se refere ao outbound marketing, mesmo que seja uma estratégia considerada antiga, existem alguns pontos de interesse que você deve conhecer.

Os principais pontos positivos são:

  • Geralmente, a conversão de vendas e lucros é mais rápida;
  • Retorno sobre investimentos (ROI) é quase imediato;
  • Alternativa com investimento baixo para quem está iniciando.

Já entre os principais pontos negativos do outbound estão:

  • Comunicação unilateral;
  • Não é mais uma grande surpresa;
  • Pode parecer algo exagerado ou mentiroso;
  • Maior dificuldade em criar um relacionamento com o público.

Isso tudo é resultado de métodos mais agressivos onde apenas o lado vendedor tem voz e o cliente recebe aquela informação.

Além do mais, as mudanças nos cenários levaram informações sobre estratégias de negócios as pessoas com mais facilidade, tornando-as mais sensíveis ao método de divulgar uma ideia ou perceber o que uma empresa está tentando fazer.

Inbound X Outboung – Diferenças e qual escolher

Diante de todas essas informações, você pode ter alguma confusão em relação aos conceitos ou mesmo a qual estratégia de negócio escolher.

A princípio, as mais relevantes diferenças entre inbound e outbound que você deve ter em mente são:

Inbound

  • Retorno maior a longo prazo
  • Maior relacionamento
  • Informações e análises rápidas
  • Maior adaptação a era do virtual/digital
  • Menor necessidade de investimentos financeiros.

 

Outbound

  • Retorno a curto prazo
  • Pouca relação com o público
  • Comunicação unilateral e mais persuasiva
  • Necessidade de investimentos financeiros. 

 

Diante dessas informações, qual estratégias de marketing escolher?

Bom, de forma simples, a resposta é: o ideal é que todo negócio ou empresa seja capaz de utilizar as duas estratégias de marketing, para ter um retorno mais imediato bem como para nutrir, reduzir investimentos e garantir lucratividade a longo prazo.

Para que isso funciona adequadamente, entra a questão do planejamento estratégico e conhecimento de avatar.

O conhecimento de avatar se refere ao seu público específico, baseado em informações capazes de influenciar ou facilitar uma venda, como por exemplo:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Possibilidade de gasto;
  • Sonhos ou obstáculos;
  • Tipo de trabalho ou relacionamentos que possui;
  • O que procura no mercado;
  • Região demográfica, etc.

Todas essas informações só fazem diferença para a empresa quando as estratégias são formadas e definidas dentro de um plano de ação.

Pense, por exemplo, que você está começando a montar a sua empresa de venda de e-books para emagrecer.

Logo, você sabe que o seu público será de pessoas interessadas em perder peso, manter a forma, ganhar músculos, quem tem dificuldade para emagrecer e assim por diante.

A curto prazo, o outbound marketing permite que você explore o mercado mostrando para as pessoas o que existe através de anúncios e banners, gerando curiosidade e venda.

A longo prazo, o inboung permite que você crie relacionamento e confiança com o público, atraindo para novos conteúdos e novas vendas.

Assim, você garante um negócio que comece e continue ganhando, evitando a quebra ou mesmo a dificuldade para continuar no mercado.

Conclusão

Para finalizar, o inboung e outbound marketing são estratégias que ampliam as possibilidades de venda de uma empresa, sendo ambas necessárias dentro de um plano de ação.

Por isso, não perca tempo optando por um ou outro método e faça o seu planejamento estratégico com todas as ferramentas que podem trazer os resultados financeiros que você precisa.




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