Glossário do Marketing Digital PT.02





Aqueles primeiros termos já deram uma noção melhor do universo do Marketing Digital? A gente tem certeza que sim! Mas sabemos que ainda não é suficiente! Em um vasto universo é claro que existem ainda muitos termos para serem utilizados e aprendidos. Vamos então para nossa segunda parte do glossário!

Busines Intelligence

É a Inteligência de Negócios, em português. Em outras palavras, é um processo para coletar, organizar, analisar, compartilhar e monitorar informações para melhorar a gestão de negócios. É por meio disso que é possível transformar uma grande quantidade de dados em informações e estratégias. O Big Data Analytics também facilitou esse processo.

Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

É a representação do quanto uma empresa investe para adquirir um novo cliente e é um dos indicadores mais importantes quando vamos analisar o ROI. Ter esse número em mãos facilita a criação de novas estratégias e também na projeção de gasto mensal. Por exemplo, se uma empresa investiu R$38 mil e conseguiu 38 clientes, o CAC foi de R$1000.

Cross Selling

Sabe quando você compra um celular online e na hora de fechar a compra aparece um “leve junto também” com produtos correlacionados ao celular, como fone de ouvido mais potente ou capa protetora? Esse é um dos exemplos de cross selling. É uma estratégia que consiste na venda de um produto para um cliente que já adquiriu outro produto da empresa.

Customer Success (CS)

É a área responsável pela satisfação do cliente – mas isso não significa que é suporte ao cliente! As estratégias desta área geralmente ocorrem no pós-venda, com o intuito de reter e fidelizar o cliente. Nessa fase o suporte tira dúvidas mais técnicas e o CS fideliza o público.

Data Driven

É quando a gestão da empresa – ou de uma estratégia – são guiadas pelo uso de dados. As informações sobre o mercado e o público são coletadas e analisadas, afim de direcionar ações mais assertivas.

Nutrição de Leads

Nem todo lead está pronto para virar cliente. E é aqui que entra a Nutrição de Leads. Esta é uma área responsável por “nutrir” o lead e prepará-lo para a próxima etapa do funil. Geralmente essa nutrição se dá por meio de envio de conteúdos por e-mail, uma estratégia de Inbound Marketing.

Search Engine Marketing (SEM)

Assim como o SEO, também é uma forma de melhorar a posição de um site na WEB, mas é algo mais amplo que apenas melhorar a página em sites de busca – tanto que SEO é apenas uma das estratégias do SEM, links patrocinados, como os proporcionados pelo Google Adwords também fazem parte do SEM.




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