Glossário do Marketing Digital PT.01





Quando falamos de Marketing existem diversas palavras deste universo que podem causar uma certa estranheza – ou por serem de outro idioma, ou por não fazerem parte do cotidiano da pessoa, ou, enfim, ene possibilidades. E para dar uma forcinha, teremos uma pequena série de textos apresentando o significado de diversas palavras comuns na rotina de quem trabalha ou estuda Marketing!

Customer Experience

Essa aqui com certeza faz parte da rotina de muita gente, e você nem percebe: é tipo o clínico geral, olha para o consumidor em todos os aspectos possíveis e busca cuidar para que a experiência, o contato e a percepção sejam as melhores possíveis desde o pré-venda até o pós-venda. Busca entender problemas, dúvidas e expectativas.

Funil de Vendas

Outra palavra que faz parte das vendas e é algo que deve ser analisado sempre! O funil de vendas é a representação da jornada do cliente, engloba desde o momento que a pessoa toma conhecimento do seu negócio até ela se torne cliente de fato, passando pelo reconhecimento da necessidade e consideração da solução.

Inbound Marketing

É uma estratégia focada em atração e conversão de leads (potenciais clientes) em consumidores de fato. Faz uso de conteúdo, redes sociais e mídias pagas, por exemplo, para atração, bem como para consolidação do negócio e fidelização do público.

Search Engine Optimization (SEO)

É uma maneira de otimizar as ferramentas de busca – geralmente o Google – para melhorar o posicionamento de uma página nas pesquisas realizadas – é uma estratégia que é trabalhada de forma orgânica e requer uma boa estratégia digital para garantir a relevância da sua página.

Retorno sobre investimento (ROI)

É o quanto você consegue ganhar de volta, por cliente, tendo em vista o que foi investido para convertê-lo. É só verificar quanto você ganhou/perdeu por cliente e dividir pelo valor investido em prospecção. Um ROI acima de 1 é bom, abaixo deste número significa que você está perdendo dinheiro.

Lead

Essa palavra aqui é homônima na língua portuguesa – pode ser um termo do jornalismo (que em português pode ser lide também) – e também pode representar um possível consumidor, alguém que demonstrou interesse nos produtos, serviços ou conteúdos da empresa.

Pitch de Vendas

É um discurso de vendas que tende a ser objetivo, curto e que precisa envolver o consumidor. É uma forma de contextualizar uma solução à realidade e ao mercado que o lead está. Uma vez que se tem essa abertura, o vendedor pode fazer uma apresentação mais aprofundada sobre um produto ou serviço.




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