Foi se o tempo em que bastava só ter um perfil nas redes sociais para poder sair como uma das opções em uma rápida busca pelo Google. Muito mais do que ter um perfil, é preciso estar e conversar com seu público. É preciso entender onde ele está, o que ele consome, quando e como consome, é preciso estabelecer um relacionamento e se diferenciar com uma identidade que realmente abrace os consumidores – vide Netflix, que pode não atender todos os pedidos de renovação de séries, mas entende as dores dos usuários e traz sempre comentários precisos para seus seguidores.
Mas, como fazer isso se você não entende nada deste universo? Existem alguns passos simples que podem ser feitos para facilitar sua entrada neste mundo – ou sua repaginação.
Já que estamos falando de público, um dos primeiros pontos a ser visto para o gerenciamento de suas redes sociais é este. Quem é sua persona? Qual o perfil ideal de consumidores da sua marca? Coloque tudo isso no papel, desta forma ficará mais claro saber que rumo tomar quanto a linguagem utilizada e os canais de comunicação a serem investidos.
Uma vez que essa etapa for concluída, é preciso saber em quais redes sociais você deve estar – e você deve estar onde seu público está. Não adianta sair criando perfil a torto e a direito em todas as redes sociais possíveis, só será desperdício de tempo e você não terá resultados efetivos. Se seu público está em redes como Instagram e Facebook, invista primeiro na sua consolidação nessas duas para depois avaliar se vale a pena expandir a atuação por outras redes.
Ok, defini já onde preciso estar.
Beleza, agora qual será seu objetivo com esta rede? É vender? É divulgar a marca? É se relacionar com seu público? É divulgar conteúdo?
É preferível que inicialmente apenas um objetivo seja O objetivo. Busque primeiro atingir suas metas com ele e depois vá modificando de acordo com o andar da carruagem – análise de dados deve ser uma das suas melhores amigas e irá sempre ajudar com o rumo a ser tomado.
Com isso em vista, fica mais fácil estabelecer o tipo de conteúdo a ser publicado e pensar em qual será a frequência a ser seguida – devido ao algoritmo das redes sociais e também aos diferentes horários de acesso dos usuários, uma dica é que um mesmo conteúdo pode ser publicado mais de uma vez, em horários e dias diferentes, para que públicos distintos tenham acesso.
E, por falar em horário, as próprias redes sociais já te darão um relatório completo de quais os melhores horários para seguir com seu público, mas nada impede que você faça também teste em diferentes horários para ver se tem resultado.
Uma outra coisa que precisa ser estabelecida ao entrar no universo digital é qual será a sua persona enquanto empresa: como você vai se comunicar com o público? Qual a melhor linguagem? Ainda com exemplo da Netflix, podemos perceber que é uma linguagem bem corriqueira. Já a Magazine Luiza investiu em uma personagem, a Lu, para humanizar o atendimento.
Quando as estratégias forem definidas e o planejamento montado, é preciso analisar a cada instante a execução – na internet não existe receita de bolo, o que dá certo pra uma empresa não dará necessariamente certo para a sua, é preciso testar e analisar diversas estratégias até acertar o tom.
E como pensar e executar estas estratégias? A Esquilo pode te ajudar! Pensando juntos em ações que irão aumentar a relevância digital da sua marca! Entre em contato conosco pelo INBOX, pelo LINK DA BIO ou pelo WhatsApp (65) 9 8404.0690
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Não vendemos um logo ou um slogan, nós te diferenciamos do comum unindo todas as características do seu negócio, criando uma maneira única de se apresentar ao mercado, mostrando para o público alvo quais são os benefícios do seu negócio e porquê eles te fazem distinto de todos os outros.
Quais itens compõem uma identidade visual?
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
Quais são as opções?
Identidade
Visual / Branding
A identidade visual corporativa está relacionada com as frases, imagens, tipografias, logos que comunicam a missão, visão e valores da sua empresa.
Aos elementos formais que representam visualmente uma marca damos o nome de Identidade Visual. Ela é composta de um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, além das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito que a empresa quer comunicar. De forma resumida, a identidade visual é a “cara” da marca.
Sites
& App
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
SEO &
Divulgação
SEO significa “Otimização para mecanismos de buscas” que no Brasil é conhecido como “Otimização de Sites”, sua função é ajudar as plataformas digitais a ficarem bem posicionadas em mecanismos de busca, como o Google, de forma “natural”, “orgânica” ou “gratuita”. Ao contrário dos serviços de otimização de sites, em que é necessário alterar diversos atributos da página em questão e aguardar as visitas dos robôs de busca nesta página, nas campanhas de links patrocinados (ADS) é possível verificar um retorno imediato e, muitas vezes, o investimento não é tão alto.
Gerenciamento
de Rede
A gestão de redes sociais se tornou estratégia indispensável para as empresas, ela contempla o processo de análise, definição de estratégia e linguagem, administração, produção de conteúdo, monitoramento, relacionamento diário e ativo com o público da marca e o mais importante, em vez de trabalhar em paralelo, os canais de comunicação e seus recursos de suporte são projetados e orquestrados para cooperar entre si.
Posicionamento
Digital
É um conjunto de mecanismos sistêmicos que utiliza processos metodológicos para, dentro de um contexto, orientar a empresa o rumo que ela deve tomar, sendo assim, uma competência que auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização, criando assim: metas, planos de ações globais e focados a momentos específicos e seu posterior acompanhamento.
Mentoria
Digital
Consiste no aconselhamento estratégico visando maximizar sua performance digital, aperfeiçoar sua reputação e atrair personas qualificadas. Atuamos como mentores, orientando o cliente e construindo em conjunto as diretrizes para o alcance dos objetivos estabelecidos no plano de metas. Podendo ter como objetivo final a venda de produtos físicos ou digitais (infoprodutos), aumento de percepção da marca, prototipação/ideação de uma ideia para que seja observado todos os pontos de contatos que precisão ser criados no mundo online e/ou estruturação de linha editorial com conteúdos e anúncios para os canais online.
Palestras
& cursos
A Internet foi criada em 1969 nos Estados Unidos, e, de lá pra cá, temos um mundo de mudanças, inovações, adaptações e um leque de opções para as mais diversas esferas. O quanto você conhece a fundo como a Internet ou as Redes Sociais podem te ajudar? O quanto você consegue aproveitar dela no seu dia a dia, de forma eficaz?
Pensando nisso, e também por sermos apaixonados por esse universo, desenvolvemos Palestras e Workshops para auxiliar desde estudantes a grandes empresários a aprenderem cada vez mais sobre Marketing Digital.
Palestras
& cursos
São textos altamente persuasivos e podem levar a audiência a comprar um produto ou contratar/assinar um serviço. Hoje é utilizado por muitos tanto em plataformas Online como Offline. Os infoprodutos são os que mais utilizam dessa técnica, pois não possuem nenhum contato no mundo físico com o cliente, tudo é feito de modo online, sendo assim, ele precisa criar uma credibilidade com a sua persona para que a mesma faça a ação.
Prototipagem
& Ideação
Tirar uma ideia do papel nem sempre é tão simples quanto parece, exige tempo, paciência, muitas tentativas (erros e acertos) e nem sempre é como esperamos. Mas, não precisa ser assim. Existem novos métodos que facilitam nesta trajetória, contribuindo para escolhas mais assertivas na hora de criar e testar um novo produto.