Gatilhos Mentais: Quais São?





Quem nunca leu um texto, um anúncio ou algo assim e tomou uma decisão no impulso, ou ficou horas com aquilo martelando na cabeça, sabendo que você quer, mas pensando se você realmente precisa e aquela vozinha insiste em falar que sim, você quer, você precisa, você pode.

Para algo muito além de uma copy bem elaborada, é bem provável que o que te chamou atenção foi construído em cima de um gatilho mental, especialmente feito para despertar em você alguma vontade.

E aqui nós vamos conhecer um pouco mais a fundo os principais gatilhos que você pode encontrar por aí!

Autoridade

Quem não gosta de acompanhar pessoas influentes e que entendem do assunto? E quando você demonstra ser e ter autoridade em um assunto, isso faz com que as pessoas tenham mais confiança em seu trabalho.

Essa autoridade se dará por meio de palestras realizadas, texto publicados em plataformas próprias ou grandes portais, fazendo publicações que ensinem algo ou nas quais você possa mostrar sua opinião, bem embasada, sobre um assunto.

Escassez

Esse aqui provavelmente é um dos mais conhecidos e um que com certeza já te fez assistir a uma palestra ou comprar um curso, por exemplo. Porque quando vem aquele “a última chance do ano” ou ainda “as vagas estão acabando, vai ficar de fora?” você logo pensa “eu não posso ficar de fora, essa é minha chance!” O gatilho da escassez certamente desperta a necessidade de algo que nem você sabia que tinha.

Mas, antes de usar palavras que remetam a exclusividade e também tempo limitado, é preciso gerar valor e mostrar o quanto o seu produto é importante – ninguém irá adquirir algo que não pareça realmente solucionar problemas, então trabalhe em um bom conteúdo em suas páginas antes de lançar algo!

Expectativa

Fique ligado que até o fim deste texto você saberá tudo sobre os principais gatilhos!

E, essa expectativa gerada em você agora é mais um gatilho mental que pode te ajudar em seus negócios – e dependendo de como for trabalhada, as pessoas sempre estarão em suas redes sociais esperando o próximo lançamento.

Não perca e Amanhã tem novidade são outros exemplos que podem ser aplicados aqui.

Garantia

Ninguém gosta de apostar em algo que não parece confiável, então fortalecer a confiança do seu produto é uma garantia maior de venda. Aposte todas suas fichas ao mostrar que, você confia tanto no potencial, que até mesmo devolverá o dinheiro se o produto não resolver o que a pessoa precisa. Além disso, outras garantias podem ser oferecidas, como consultorias, para que a pessoa se sinta mais confiante em adquirir.

Prova Social

9 em cada 10 dentistas recomendam este produto.

Você com certeza já ouviu muito essa frase em propagandas, é um exemplo muito claro de prova social, ou seja, de que seu produto tem trazido resultado, bem como tem agradado ao público.

Para trabalhar esse gatilho é importante sempre usar os dados reais e usar a seu favor todos os casos de sucesso que você tem. Use as redes sociais de forma estratégica e sempre com um bom atendimento.

Comunidade

Se sentir pertencente a algo/ a uma comunidade é um dos fatores que fará com que alguém adquira seus produtos. Então tenha a disposição em seu site análise e recomendações, depoimentos e ferramentas que auxiliem a diminuir a incerteza da compra.

Reciprocidade

Ações que levam o consumidor a retribuir “favores”. Marcar amigos em um sorteio, indicar uma promoção para amigos e assim por diante.




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