Gatilhos Mentais: Como introduzir nas vendas





Você com certeza já ouviu falar sobre esses tais gatilhos mentais e com certeza já se viu comprando alguma coisa após seu cérebro ser ativado por um deles. Mas se você ainda não sabe do que estamos falando, confira aqui o que são e quais são, e depois volta aqui, porque hoje você vai entender melhor sobre como utilizá-los nas vendas!

Porque sim, nós já falamos sobre algumas frases comumente usadas em alguns gatilhos mentais, mas, para tudo existe um momento certo – e se você usar o gatilho fora da etapa mais indicada, talvez o resultado não seja exatamente o esperado.

Então vamos lá!

O gatilho da Autoridade deve ser trabalhado em sua vitrine – quase sempre é ele que irá estampar suas redes sociais e ser a base dos seus conteúdos, porque você precisa conquistar e gerar confiança para quem ainda não te conhece. Então, é um dos primeiros passos a ser utilizado na jornada de um cliente.

O da Escassez nós vemos aos montes por aí, em especial agora que temos uma chuva de lives, curso de três dias com técnicas exclusivas e grupos no Telegram. Mas ele vai vingar mesmo quando você tiver necessidade de acelerar uma negociação e mostrar para o lead que se não for agora, pode ser que nem role de novo.

O de Prova Social também deve ser utilizado no começo da jornada do cliente, capriche na abordagem para que o consumidor entenda que muitas pessoas já se beneficiaram daquilo e que ele também será beneficiado.

Para trabalhar com esta abordagem é interessante que a equipe de vendas passe por um treinamento e entenda melhor sobre as técnicas que pode utilizar, variando de acordo com o gatilho desejado. Mas, de cara também é possível que a equipe já comece a trabalhar com isso – é possível disponibilizar algumas frases de interação, já visando diferentes cenários de abordagem de um lead.

Mas o mais interessante é que a equipe de vendas tenha um treinamento, isso trará não só mais segurança, como também permitirá mais autonomia da equipe na hora de uma venda.

E, é válido lembrar que apesar de muito utilizados, nem sempre os gatilhos trarão o resultado esperado. Algumas variáveis podem alterar todo o cenário, como o humor do consumidor – ele pode ter a necessidade, sentir que precisa daquilo, mas pode não estar em um bom dia.

A segurança do vendedor em fazer uso dos gatilhos é outro fator que pode afetar uma venda, por isso mesmo é muito importante um treinamento antes.

Honestidade, ética, simpatia, eloquência e conhecer o produto – bem como o valor dele – também farão toda a diferença na etapa de pré-venda e venda.




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