Prototipagem & Ideação





Qualquer projeto tem um ponto de inércia, aquele momento que as ideias não batem e você não sabe como fazer para ele andar, sair daquela estaca e render os frutos esperados. Há também a possibilidade de você não saber qual fruto esperar, estar realmente totalmente perdido em meio a uma nova ideia ou um novo projeto.

Mas, calma!

Para isso já foram desenvolvidos inúmeros métodos de raciocínio lógico para se obter uma, duas, ou várias respostas. Um dos mais conhecidos e praticados hoje é o de Design Thinking, que possibilitará a Criação (Ideação) e o Teste/ Validação (Prototipagem).

Vamos conhecer um pouco mais?

Antes de começar, é importante desenvolver análises como SWOT, benchmarking, análises macro e microeconômicas para verificar qual o melhor caminho para inovações e onde tem mais oportunidades para se inovar.

Uma vez que tudo isto é feito, é possível se ter mais claro qual é, de fato, uma oportunidade para inovar e crescer.  A partir disto, é preciso entender mais do problema e quais as possíveis respostas para ele, imergir de cabeça nele, dando espaço para todos os pontos de vistas, dos mais absurdos aos mais reais – e, durante o Brainstorming (famoso Toró de Ideias) não pode rolar veto, tem que deixar entrar tudo!

Com tudo isso no papel é mais fácil dar corpo a um produto ou serviço que será ofertado, mas, não basta apenas isso, é preciso saber o quão válido o produto é, se de fato terá a saída esperada ou se é preciso mudar algumas coisas. E aí que entra a etapa de Prototipagem, o lançamento de uma versão simples apenas a título de testes.

Neste momento, é possível se fazer uso do método Minimun Viable Product (MVP), ou Produto Viável Mínimo, uma série de testes para validar se o produto é viável ou não. A ideia da validação é não ter muitos gastos, apenas verificar se o produto atinge o propósito e atende ao consumidor.

Uma vez que ele passa de forma positiva pela bateria de testes, ele está pronto para ser lançado, mas, é válido lembrar que o aperfeiçoamento do produto/serviço será constante, principalmente em função dos diversos stakeholders que você terá – clientes, parceiros, fornecedores, colaboradores, etc.

Ok, mas como faço isso?

Um dos serviços oferecidos pela Esquilo é o de Ideação e Prototipagem, para te ajudar a dar corpo a um serviço, um projeto, uma ideia e também para validá-la, verificando qual o melhor caminho para ser seguido.

Quer saber mais sobre?

Entre em contato conosco!





Faça agora um orçamento rápido conosco, o sucesso do seu negócio não pode esperar.

Voltar ao Topo

40 pessoas online no site agora
Venha fazer parte do Clube Esquilo Marketing