Qualquer projeto tem um ponto de inércia, aquele momento que as ideias não batem e você não sabe como fazer para ele andar, sair daquela estaca e render os frutos esperados. Há também a possibilidade de você não saber qual fruto esperar, estar realmente totalmente perdido em meio a uma nova ideia ou um novo projeto.
Mas, calma!
Para isso já foram desenvolvidos inúmeros métodos de raciocínio lógico para se obter uma, duas, ou várias respostas. Um dos mais conhecidos e praticados hoje é o de Design Thinking, que possibilitará a Criação (Ideação) e o Teste/ Validação (Prototipagem).
Vamos conhecer um pouco mais?
Antes de começar, é importante desenvolver análises como SWOT, benchmarking, análises macro e microeconômicas para verificar qual o melhor caminho para inovações e onde tem mais oportunidades para se inovar.
Uma vez que tudo isto é feito, é possível se ter mais claro qual é, de fato, uma oportunidade para inovar e crescer. A partir disto, é preciso entender mais do problema e quais as possíveis respostas para ele, imergir de cabeça nele, dando espaço para todos os pontos de vistas, dos mais absurdos aos mais reais – e, durante o Brainstorming (famoso Toró de Ideias) não pode rolar veto, tem que deixar entrar tudo!
Com tudo isso no papel é mais fácil dar corpo a um produto ou serviço que será ofertado, mas, não basta apenas isso, é preciso saber o quão válido o produto é, se de fato terá a saída esperada ou se é preciso mudar algumas coisas. E aí que entra a etapa de Prototipagem, o lançamento de uma versão simples apenas a título de testes.
Neste momento, é possível se fazer uso do método Minimun Viable Product (MVP), ou Produto Viável Mínimo, uma série de testes para validar se o produto é viável ou não. A ideia da validação é não ter muitos gastos, apenas verificar se o produto atinge o propósito e atende ao consumidor.
Uma vez que ele passa de forma positiva pela bateria de testes, ele está pronto para ser lançado, mas, é válido lembrar que o aperfeiçoamento do produto/serviço será constante, principalmente em função dos diversos stakeholders que você terá – clientes, parceiros, fornecedores, colaboradores, etc.
Ok, mas como faço isso?
Um dos serviços oferecidos pela Esquilo é o de Ideação e Prototipagem, para te ajudar a dar corpo a um serviço, um projeto, uma ideia e também para validá-la, verificando qual o melhor caminho para ser seguido.
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Não vendemos um logo ou um slogan, nós te diferenciamos do comum unindo todas as características do seu negócio, criando uma maneira única de se apresentar ao mercado, mostrando para o público alvo quais são os benefícios do seu negócio e porquê eles te fazem distinto de todos os outros.
Quais itens compõem uma identidade visual?
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
Quais são as opções?
Identidade
Visual / Branding
A identidade visual corporativa está relacionada com as frases, imagens, tipografias, logos que comunicam a missão, visão e valores da sua empresa.
Aos elementos formais que representam visualmente uma marca damos o nome de Identidade Visual. Ela é composta de um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, além das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito que a empresa quer comunicar. De forma resumida, a identidade visual é a “cara” da marca.
Sites
& App
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
SEO &
Divulgação
SEO significa “Otimização para mecanismos de buscas” que no Brasil é conhecido como “Otimização de Sites”, sua função é ajudar as plataformas digitais a ficarem bem posicionadas em mecanismos de busca, como o Google, de forma “natural”, “orgânica” ou “gratuita”. Ao contrário dos serviços de otimização de sites, em que é necessário alterar diversos atributos da página em questão e aguardar as visitas dos robôs de busca nesta página, nas campanhas de links patrocinados (ADS) é possível verificar um retorno imediato e, muitas vezes, o investimento não é tão alto.
Gerenciamento
de Rede
A gestão de redes sociais se tornou estratégia indispensável para as empresas, ela contempla o processo de análise, definição de estratégia e linguagem, administração, produção de conteúdo, monitoramento, relacionamento diário e ativo com o público da marca e o mais importante, em vez de trabalhar em paralelo, os canais de comunicação e seus recursos de suporte são projetados e orquestrados para cooperar entre si.
Posicionamento
Digital
É um conjunto de mecanismos sistêmicos que utiliza processos metodológicos para, dentro de um contexto, orientar a empresa o rumo que ela deve tomar, sendo assim, uma competência que auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização, criando assim: metas, planos de ações globais e focados a momentos específicos e seu posterior acompanhamento.
Mentoria
Digital
Consiste no aconselhamento estratégico visando maximizar sua performance digital, aperfeiçoar sua reputação e atrair personas qualificadas. Atuamos como mentores, orientando o cliente e construindo em conjunto as diretrizes para o alcance dos objetivos estabelecidos no plano de metas. Podendo ter como objetivo final a venda de produtos físicos ou digitais (infoprodutos), aumento de percepção da marca, prototipação/ideação de uma ideia para que seja observado todos os pontos de contatos que precisão ser criados no mundo online e/ou estruturação de linha editorial com conteúdos e anúncios para os canais online.
Palestras
& cursos
A Internet foi criada em 1969 nos Estados Unidos, e, de lá pra cá, temos um mundo de mudanças, inovações, adaptações e um leque de opções para as mais diversas esferas. O quanto você conhece a fundo como a Internet ou as Redes Sociais podem te ajudar? O quanto você consegue aproveitar dela no seu dia a dia, de forma eficaz?
Pensando nisso, e também por sermos apaixonados por esse universo, desenvolvemos Palestras e Workshops para auxiliar desde estudantes a grandes empresários a aprenderem cada vez mais sobre Marketing Digital.
Palestras
& cursos
São textos altamente persuasivos e podem levar a audiência a comprar um produto ou contratar/assinar um serviço. Hoje é utilizado por muitos tanto em plataformas Online como Offline. Os infoprodutos são os que mais utilizam dessa técnica, pois não possuem nenhum contato no mundo físico com o cliente, tudo é feito de modo online, sendo assim, ele precisa criar uma credibilidade com a sua persona para que a mesma faça a ação.
Prototipagem
& Ideação
Tirar uma ideia do papel nem sempre é tão simples quanto parece, exige tempo, paciência, muitas tentativas (erros e acertos) e nem sempre é como esperamos. Mas, não precisa ser assim. Existem novos métodos que facilitam nesta trajetória, contribuindo para escolhas mais assertivas na hora de criar e testar um novo produto.