Planejamento Estratégico





 “A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.” (John L. Beckley)

Quantas coisas que você planejou para o dia de hoje foram cumpridas? Ou você não parou para pensar ontem a noite como seria o seu dia? Ou como seria sua semana ou seu mês? Quantas coisas você já deixou de fazer por não ter colocado em um papel o que deveria fazer?

Não à toa, os planners diários, semanais, mensais e anuais estão ganhando destaque no dia a dia das pessoas – muito além de resoluções de ano novo, metas e objetivos claros para que o ano seja mais produtivo. 

Com empresas, não é diferente. O planejamento é essencial para que um negócio cresça, ajuda a pensar não apenas a curto prazo, mas a longo prazo, possibilitando uma poderosa ferramenta para entender o negócio e traçar metas.

Na definição do planejamento estratégico é importante sentar e refletir para onde o negócio está caminhando, onde se quer chegar com ele, qual o diferencial dele dentre outros negócios da mesma área, qual a missão desta empresa, quais os valores que a definem e de que forma ela deve ser vista. Também é válido entender quais os pontos positivos e negativos da empresa.

Além disso, na fase de planejamento fica mais claro quem são os atores que estarão envolvidos nesse processo e quem terá um papel importante nos caminhos que a empresa tomará. Mais do que isso, saiba quem são seus concorrentes, faça uma análise profunda do mercado – para onde é possível crescer? Existem mercados para explorar? Como está o desenvolvimento de funcionários? 

Muito além de olhar para a empresa, é preciso olhar para o mercado e entender bem seu funcionamento, de que forma a empresa se encaixa nesta dinâmica e com o que a empresa precisa tomar cuidado. 

É preciso definir métricas, e botar a mão na massa – um planejamento bem feito não vale de nada se não for posto em prática e não tiver um acompanhamento das suas metas – estamos indo para onde queríamos? O que está errado? Quais estratégias podem dar certo a partir de agora?

E se a dúvida bater em algum momento, a Esquilo Marketing está aqui para te ajudar a não tomar decisões equivocadas acerca de seu negócio.





Faça agora um orçamento rápido conosco, o sucesso do seu negócio não pode esperar.

Voltar ao Topo
Pessoas online agora no site

36 pessoas online no site agora
Venha fazer parte do Clube Esquilo Marketing