Identidade Visual e Branding





Muito além de uma logo ou slogan, pensar na Identidade Visual e no Branding envolve pensar em todos os elementos que vão compor – ou compõem – o seu negócio e também pensar qual será o comportamento da marca e como ela irá se posicionar em diversas situações.

Estas últimas características fazem parte do Branding, que é o gerenciamento e posicionamento estratégico de um negócio – é ele que vai garantir a forma como sua marca será lembrada e fará com que você tenha uma relação sólida – ou não – com seus clientes. Pensar no Branding é pensar em uma série de estratégias, na personalidade, valores e emoções do negócio.

Junto ao Branding, temos a Marca (Brand) e a Identidade Visual, que ajudam a traçar a personalidade do negócio de forma visual e sensorial.

A identidade visual é o conjunto de elementos visuais que vão representar algo, como paleta de cores, tipografia, padrões, texturas, mascotes, ícones, que vão formar, antes de mais nada, uma Logo – é com base nisso que surge a marca gráfica.

É por meio da Marca que temos o símbolo gráfico visual, a definição de missão, visão e valores da companhia – válido ressaltar que quando não estamos falando deste conjunto completo de estratégias para conceituação da marca, é apenas marca gráfica.

Esses são os itens que fazem parte da Identidade Visual e Branding de um negócio, essenciais para atrair, converter e fidelizar clientes – a força que este conjunto de estratégias tem é exemplo até mesmo em explicações da gramática da Língua Portuguesa – afinal de contas, ninguém procura por amido de milho no mercado, e sim por Maizena.

Outros exemplos práticos de marcas que falam por si próprias é aquele grande M amarelo com fundo vermelho – não precisamos falar mais além disso, essas características já falam por si.

Para recapitular, a identidade visual corporativa está relacionada com as frases, imagens, tipografias, logos que comunicam a missão, visão e valores da sua empresa.

Aos elementos formais que representam visualmente uma marca damos o nome de Identidade Visual. Ela é composta de um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, além das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito que a empresa quer comunicar. De forma resumida, a identidade visual é a “cara” da marca.

 





Faça agora um orçamento rápido conosco, o sucesso do seu negócio não pode esperar.

Voltar ao Topo
Pessoas online agora no site

23 pessoas online no site agora
Venha fazer parte do Clube Esquilo Marketing