Quem nunca brincou de Stop (ou adedonha, ou outro nome que seja mais comum em sua região)? E como foi poder sentir um pouco o gostinho dessa brincadeira de uma maneira repaginada, com tempo rodando e ainda compartilhar isso para os seus seguidores no Instagram? Se você não sabe do que estamos falando, com certeza não está tão antenado ao mundo digital quanto pensou que estivesse.
Esse filtro, assim como aqueles que remetem a uma polaroid ou ainda aqueles que trazem as frases mais utilizadas do momento ou ainda um joguinho para duas pessoas responderem uma série de perguntas, tem tomado as redes sociais desde que surgiram. E a visualização deles não é pequena não, ainda mais quando levamos em consideração que o Story é o estilo de mídia mais consumida de todas as redes e plataformas
Eles permitem que as pessoas tenham acesso a uma realidade que não acharam que estivesse tão ao alcance assim: a realidade aumentada.
Sim, agora pegamos você de surpresa, não é?
Aposto que só de ler “realidade aumentada” você já pensa em algo meio futurístico, meio fora de alcance, mas, a verdade é que a realidade aumentada, ou AR, nada mais é do que a junção do mundo real, com elementos do mundo virtual – temos aí então os filtros com possibilidades diversas de maquiagem, de selfies ao lado de um gato, de luzes de festa e etc.
Ok, mas o que isso tudo tem a ver com engajamento?
Primeiro, vamos recapitular um pouco como adquiríamos um filtro: bastava alguém usá-lo, e você tinha já tinha a opção de “pegá-lo” pra você. Simples assim. Mas aí veio o pulo do gato, já não era tão simples assim fazê-lo: era preciso seguir a pessoa que disponibilizou o filtro para que ele aparecesse pra você – de quebra, todos os filtros que a pessoa produziu, apareciam também.
E, para qualquer um que produzisse, milhares de novos seguidores.
Mas, sabemos que atualmente caiu por terra a necessidade de seguir alguém para que o filtro apareça pra você – mas, convenhamos, se uma pessoa tem um filtro interessante, por que não segui-la e ter acesso de forma mais rápida a todos os seus filtros?
E se um filtro pode ter o mesmo efeito que uma “música chiclete” e garantir seu lugar na parada de sucesso por vários dias, por que não criar um? Afinal de contas, ao lado do nome do filtro, sempre terá o nome de quem o produziu.
E, mais um ponto interessante quanto a isso: no começo, apenas desenvolvedores e designers podiam fazer filtros, mas, o Instagram depois abriu para que qualquer pessoa pudesse fazer uso dessa ferramenta – claro que, tudo passando por um processo.
Desta forma então, se abriu uma infinidade de opções de como trabalhar com os filtros nas redes sociais.
Beleza, sem mais delongas, como isso ajuda a sua marca?
O primeiro ponto já foi abordado aqui: interatividade! A pessoa quer postar um vídeo ou uma foto e quer deixar com uma cara diferente, e poxa, veja só que legal o filtro que a empresa X disponibilizou, é claro que vou usar – e aí vem a possibilidade de mostrar que sua marca entende qual é a onda do momento e que está antenada as necessidades do seu consumidor.
Além de interatividade, um filtro traz mais visibilidade para a marca, mesmo que forma mais sutil – quanto mais pensado em um determinado público ou momento ele for, mais certo de ser replicado e utilizado várias vezes – isso vai gerar novas visitas ao seu perfil, novos gatilhos, e um público mais atento a sua marca.
E, o melhor de tudo: essa é uma estratégia de engajamento orgânica – você não precisará, necessariamente, gastar com impulsionamento e terá um baita retorno.
Massa! E como você pode aderir a essa maravilha do Instagram?
Primeiro, é preciso baixar o Spark AR Studio, uma vez que ele esteja instalado, acesse o Create Project, procure por Scene e aperte Add Object.
Uma vez que estas etapas foram feitas, veja e experimente as ferramentas disponíveis, para entender qual será a melhor dinâmica de interação do seu filtro – por fim, vá em “export” e aguarde a aprovação.
Para entender melhor como sua marca pode se posicionar no meio desta nova realidade e qual será a melhor interação, é só falar conosco! Um dos produtos da Esquilo visa justamente facilitar essa interação e engajamento.
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Não vendemos um logo ou um slogan, nós te diferenciamos do comum unindo todas as características do seu negócio, criando uma maneira única de se apresentar ao mercado, mostrando para o público alvo quais são os benefícios do seu negócio e porquê eles te fazem distinto de todos os outros.
Quais itens compõem uma identidade visual?
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
Quais são as opções?
Identidade
Visual / Branding
A identidade visual corporativa está relacionada com as frases, imagens, tipografias, logos que comunicam a missão, visão e valores da sua empresa.
Aos elementos formais que representam visualmente uma marca damos o nome de Identidade Visual. Ela é composta de um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, além das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito que a empresa quer comunicar. De forma resumida, a identidade visual é a “cara” da marca.
Sites
& App
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
SEO &
Divulgação
SEO significa “Otimização para mecanismos de buscas” que no Brasil é conhecido como “Otimização de Sites”, sua função é ajudar as plataformas digitais a ficarem bem posicionadas em mecanismos de busca, como o Google, de forma “natural”, “orgânica” ou “gratuita”. Ao contrário dos serviços de otimização de sites, em que é necessário alterar diversos atributos da página em questão e aguardar as visitas dos robôs de busca nesta página, nas campanhas de links patrocinados (ADS) é possível verificar um retorno imediato e, muitas vezes, o investimento não é tão alto.
Gerenciamento
de Rede
A gestão de redes sociais se tornou estratégia indispensável para as empresas, ela contempla o processo de análise, definição de estratégia e linguagem, administração, produção de conteúdo, monitoramento, relacionamento diário e ativo com o público da marca e o mais importante, em vez de trabalhar em paralelo, os canais de comunicação e seus recursos de suporte são projetados e orquestrados para cooperar entre si.
Posicionamento
Digital
É um conjunto de mecanismos sistêmicos que utiliza processos metodológicos para, dentro de um contexto, orientar a empresa o rumo que ela deve tomar, sendo assim, uma competência que auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização, criando assim: metas, planos de ações globais e focados a momentos específicos e seu posterior acompanhamento.
Mentoria
Digital
Consiste no aconselhamento estratégico visando maximizar sua performance digital, aperfeiçoar sua reputação e atrair personas qualificadas. Atuamos como mentores, orientando o cliente e construindo em conjunto as diretrizes para o alcance dos objetivos estabelecidos no plano de metas. Podendo ter como objetivo final a venda de produtos físicos ou digitais (infoprodutos), aumento de percepção da marca, prototipação/ideação de uma ideia para que seja observado todos os pontos de contatos que precisão ser criados no mundo online e/ou estruturação de linha editorial com conteúdos e anúncios para os canais online.
Palestras
& cursos
A Internet foi criada em 1969 nos Estados Unidos, e, de lá pra cá, temos um mundo de mudanças, inovações, adaptações e um leque de opções para as mais diversas esferas. O quanto você conhece a fundo como a Internet ou as Redes Sociais podem te ajudar? O quanto você consegue aproveitar dela no seu dia a dia, de forma eficaz?
Pensando nisso, e também por sermos apaixonados por esse universo, desenvolvemos Palestras e Workshops para auxiliar desde estudantes a grandes empresários a aprenderem cada vez mais sobre Marketing Digital.
Palestras
& cursos
São textos altamente persuasivos e podem levar a audiência a comprar um produto ou contratar/assinar um serviço. Hoje é utilizado por muitos tanto em plataformas Online como Offline. Os infoprodutos são os que mais utilizam dessa técnica, pois não possuem nenhum contato no mundo físico com o cliente, tudo é feito de modo online, sendo assim, ele precisa criar uma credibilidade com a sua persona para que a mesma faça a ação.
Prototipagem
& Ideação
Tirar uma ideia do papel nem sempre é tão simples quanto parece, exige tempo, paciência, muitas tentativas (erros e acertos) e nem sempre é como esperamos. Mas, não precisa ser assim. Existem novos métodos que facilitam nesta trajetória, contribuindo para escolhas mais assertivas na hora de criar e testar um novo produto.