A pandemia tem modificado a forma como comunicamos alguma coisa e também a forma como consumimos. Desde a comunicação visual de um ambiente até a comunicação online, tudo tem passado por constantes mudanças – e, não é apenas a questão epidemiológica que tem alterado a ordem do dia no que diz respeito a como as coisas são no universo digital.
Entraves políticos, propagação de fake News e alteração da leitura e segurança de dados em redes sociais tem sido pautas recorrentes – mas isso é assunto para um outro dia. Hoje vamos falar aqui sobre estratégias para um novo mundo!
Em uma recente pesquisa do Google sobre comportamento do Coronavírus e seus impactos de Mídia, é possível perceber que 70% dos consumidores pretendiam aumentar suas compras online – o que é possível constatar por meio das constantes paralizações que ocorrem em prol dos entregadores e também dos memes que surgiram referentes a uma suposta economia que o consumidor poderia ter nesse período em casa.
Manifestações pelo próximo já dão o indicativo que as marcas, apesar de terem que atuar cada vez mais online, precisam, antes de mais nada, ter um foco nas pessoas e em como ajudar as pessoas. E como isso é possível?
O Google disponibilizou alguns princípios e ações que podem ser seguidos para atingir este objetivo:
– Orientação global, decisão local;
– Reavaliação de canais e peças criativas;
– Obtenha o criativo certo;
– Continuidade e valor;
– Usar todas as oportunidades para ajudar!
Então, o que podemos tirar disso?
Antes de mais nada, as marcas precisam ter ações que visem o próximo: parte da renda revertida para x local, produção de x produto para doação, etc. Em um momento como este é preciso ir além das vendas e perceber qual o impacto que você quer que seu negócio tenha no dia a dia das pessoas enquanto marca. Reforce seu brand e qual o relacionamento que você quer ter com o público.
O que nos leva também a verificar o que é importante para o seu público neste momento? Readequação de preços? Flexibilização de dívidas? Como você pode ajudar quem já está contigo e quem ainda vai chegar? O Nubank por exemplo tem tido ações que visam facilitar a vida dos seus usuários com um auxílio saúde, apoio emocional, transferência de datas de pagamento, alimentação, etc.
E, estamos em um período que o olhar para o próximo não se refere apenas o próximo consumidor, mas também o próximo pequenos negócios. Diante disso, muitas marcas tem lançado projetos que abraçam pequenos empreendedores e pequenos negócios para que possam se manter neste período – um dos maiores exemplos é a Magazine Luiza, que além de deixar em casa seus colaboradores e fortalecer o e-commerce, também lançou o Parceiro Magalu, uma plataforma digital que disponibiliza espaço gratuito para pequenas empresas venderem seus produtos.
É preciso readaptar o negócio para os novos tempos e entender como é possível trabalhar com um público que por muito tempo evitará sair de casa para algo além das necessidades básicas – e as vezes nem para isso, uma vez que supermercados e farmácias possuem a opção de delivery e diversos dispositivos de entrega tem oferecido até mesmo a opção de entrega “sem contato”, levando em conta uma preocupação dos usuários.
É preciso também ter um olhar para além dos grupos que podem trabalhar em casa – esse é um diferencial e tanto, uma vez que sabemos que só está em casa quem de fato pode, mas, e os demais que precisam se locomover? Como alcançá-los neste momento e como ajudá-los?
É o momento de mudar a mentalidade – e ainda dá tempo de mudar o tom caso sua empresa ainda não tenha embarcado nessa onda. Reveja pontos e mostre aos consumidores diferentes maneiras do valor real de sua marca. Isso fará a diferença não apenas para agora, mas para sua sobrevivência futura.
Faça agora um orçamento rápido conosco, o sucesso do seu negócio não pode esperar.
Não vendemos um logo ou um slogan, nós te diferenciamos do comum unindo todas as características do seu negócio, criando uma maneira única de se apresentar ao mercado, mostrando para o público alvo quais são os benefícios do seu negócio e porquê eles te fazem distinto de todos os outros.
Quais itens compõem uma identidade visual?
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
Quais são as opções?
Identidade
Visual / Branding
A identidade visual corporativa está relacionada com as frases, imagens, tipografias, logos que comunicam a missão, visão e valores da sua empresa.
Aos elementos formais que representam visualmente uma marca damos o nome de Identidade Visual. Ela é composta de um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, além das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito que a empresa quer comunicar. De forma resumida, a identidade visual é a “cara” da marca.
Sites
& App
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
SEO &
Divulgação
SEO significa “Otimização para mecanismos de buscas” que no Brasil é conhecido como “Otimização de Sites”, sua função é ajudar as plataformas digitais a ficarem bem posicionadas em mecanismos de busca, como o Google, de forma “natural”, “orgânica” ou “gratuita”. Ao contrário dos serviços de otimização de sites, em que é necessário alterar diversos atributos da página em questão e aguardar as visitas dos robôs de busca nesta página, nas campanhas de links patrocinados (ADS) é possível verificar um retorno imediato e, muitas vezes, o investimento não é tão alto.
Gerenciamento
de Rede
A gestão de redes sociais se tornou estratégia indispensável para as empresas, ela contempla o processo de análise, definição de estratégia e linguagem, administração, produção de conteúdo, monitoramento, relacionamento diário e ativo com o público da marca e o mais importante, em vez de trabalhar em paralelo, os canais de comunicação e seus recursos de suporte são projetados e orquestrados para cooperar entre si.
Posicionamento
Digital
É um conjunto de mecanismos sistêmicos que utiliza processos metodológicos para, dentro de um contexto, orientar a empresa o rumo que ela deve tomar, sendo assim, uma competência que auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização, criando assim: metas, planos de ações globais e focados a momentos específicos e seu posterior acompanhamento.
Mentoria
Digital
Consiste no aconselhamento estratégico visando maximizar sua performance digital, aperfeiçoar sua reputação e atrair personas qualificadas. Atuamos como mentores, orientando o cliente e construindo em conjunto as diretrizes para o alcance dos objetivos estabelecidos no plano de metas. Podendo ter como objetivo final a venda de produtos físicos ou digitais (infoprodutos), aumento de percepção da marca, prototipação/ideação de uma ideia para que seja observado todos os pontos de contatos que precisão ser criados no mundo online e/ou estruturação de linha editorial com conteúdos e anúncios para os canais online.
Palestras
& cursos
A Internet foi criada em 1969 nos Estados Unidos, e, de lá pra cá, temos um mundo de mudanças, inovações, adaptações e um leque de opções para as mais diversas esferas. O quanto você conhece a fundo como a Internet ou as Redes Sociais podem te ajudar? O quanto você consegue aproveitar dela no seu dia a dia, de forma eficaz?
Pensando nisso, e também por sermos apaixonados por esse universo, desenvolvemos Palestras e Workshops para auxiliar desde estudantes a grandes empresários a aprenderem cada vez mais sobre Marketing Digital.
Palestras
& cursos
São textos altamente persuasivos e podem levar a audiência a comprar um produto ou contratar/assinar um serviço. Hoje é utilizado por muitos tanto em plataformas Online como Offline. Os infoprodutos são os que mais utilizam dessa técnica, pois não possuem nenhum contato no mundo físico com o cliente, tudo é feito de modo online, sendo assim, ele precisa criar uma credibilidade com a sua persona para que a mesma faça a ação.
Prototipagem
& Ideação
Tirar uma ideia do papel nem sempre é tão simples quanto parece, exige tempo, paciência, muitas tentativas (erros e acertos) e nem sempre é como esperamos. Mas, não precisa ser assim. Existem novos métodos que facilitam nesta trajetória, contribuindo para escolhas mais assertivas na hora de criar e testar um novo produto.