Como preparar um Briefing
Descubra como montar este documento completo





Você sabe o que é um briefing ou como preparar um? Bom, caso não saiba, briefing é um documento que registra todos os dados necessários para a criação de um projeto. Nele temos informações como o objetivo, orçamento, prazo e público-alvo.

 

Podemos definir o briefing como um manual de instruções, já que ele irá guiar uma equipe. Todas as informações desse documento devem ser obtidas através de uma reunião com o cliente. 

 

Para a realização de um projeto, é necessário ter todas as informações claras, por isso o briefing é uma ferramenta importante, ele ajuda a alcançar o resultado esperado. É fundamental que seja feito com atenção, então iremos te ensinar como montar um. Preste atenção nas etapas.

 

1- Faça reuniões

É interessante que o atendimento, ou a pessoa responsável, converse com o cliente para obter as informações necessárias, o atendimento deve controlar o tempo de resposta de cada pergunta. 

 

Nessa reunião, é necessário fazer perguntas relacionadas a todo o processo de criação, não pode haver espaço para dúvidas. Informações como orçamento, prazo, público-alvo, produtos ou serviços, se há portfólio e quais os objetivos principais são importantes.

 

2- Objetividade no briefing

O briefing precisa ser objetivo e de fácil compreensão por parte do cliente, evite utilizar termos técnicos em excesso, caso seja necessário, coloque o significado entre parênteses.

 

3- Descreva o histórico da empresa

É fundamental conhecer o histórico da empresa, como ela surgiu e quais foram os esforços realizados para alcançar o patamar atual. Dados como o número de funcionários, ideal da empresa e missão são interessantes de serem coletados.

 

4- Objeções

Durante a reunião, é importante perguntar quais as objeções do cliente. Isso evitará que o material elaborado seja exatamente o que o cliente não gosta, facilitando a aprovação. 

 

5- Defina os responsáveis e os prazos

Registre o nome de todos os responsáveis pelo trabalho, quais as suas funções e o prazo de entrega de cada atividade.

 

Agora é só se preparar para a reunião e não ter vergonha de fazer muitas perguntas. Afinal, você deve ter o máximo de informações possível, assim não será necessário entrar em contato com o cliente várias vezes, para tirar pequenas dúvidas, isso acaba atrasando o processo de criação e pode irritar o cliente.

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