Se você chegou até aqui muito provavelmente sabe do que vamos conversar aqui hoje, mas, só para contextualizar melhor sobre lançamentos, eles nada mais são que o planejamento das ações comerciais e de marketing para a exposição de um novo produto. E pode ter certeza que, mesmo sem perceber, você já foi consumidor de algum produto/serviço lançado por esse método.
Mas, calma, ao fim deste texto você entenderá melhor porque já consumiu e porque vale a pena fazer um.
Antes, saiba que é preciso planejar com atenção, porque somente o lançamento não é suficiente, é preciso saber que a primeira impressão do cliente é importante. E para conseguir fisgar de cara, você precisa estar atento a quatro passos:
É preciso verificar a demanda. Quantas vezes você já procurou um produto, solução ou resposta na internet e não encontrou?
Além disso é preciso saber também o que as pessoas estão buscando na internet, e para isso é possível acessar algumas plataformas como por exemplo: Google Trends e Google Keyword Planner.
Feita essa pesquisa de mercado, ainda é preciso dar um outro passo muito importante: Montar a persona. Numa linguagem simples, a persona é um tipo de cliente que você constrói, um comprador baseado no fruto da pesquisa de mercado. Montando a persona é mais fácil pensar em estratégias de marketing e nas necessidades a suprir.
Outro passo importante dentro da pesquisa de mercado é o que é conhecido como Diagrama SWOT, afim de verificar as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças ao seu negócio.
Por último e não menos importante nessa etapa, vem o BENCHMARKING, que se trata de uma pesquisa da concorrência, para ter-se um ponto de referência.
É hora de fazer algumas perguntas para verificar se a ideia-produto-solução são realmente válidos, por exemplo:
O Produto é novo?
Ele resolve problemas?
Qual o diferencial?
É fácil de entender?
É viável?
É necessário ressaltar aqui que nem sempre o consumidor terá uma clara noção do problema, o que significa que você precisará investir um pouco mais nos conteúdos, nutrindo assim o seu lead.
Se o seu produto não traz soluções ou se a demanda pra ele é inexistente, talvez seja hora de rever o seu modelo de negócio. Se é um produto que já existe, o que você pode agregar de diferente para o consumidor?
Existem diversas maneiras de validar se o seu protótipo é um Mínimo Produto Viável (MVP), como pesquisas de opinião, testes A/B, consultas a especialistas ou até mesmo disponibilizando a primeira aula, o primeiro capítulo, etc, de forma gratuita e ficando atento ao feedback.
Mas essa é uma etapa de suma importância e que não pode ser menosprezada, isso acarretará muitos prejuízos futuros.
As pessoas e o seu público precisam te conhecer, e mais do que isso: Precisam confiar em você. Para isso é possível criar blogs, vídeos, postagens, enfim, gerar conteúdo para que seja criado um vínculo entre você, criador do produto, e o cliente, consumidor do produto.
Uma estratégia bastante utilizada hoje é a disponibilização de conteúdos de qualidade de forma gratuita, no caso de produtos digitais como e-books ou cursos.
A partir disso você já pode obter o feedback por parte dos clientes, corrigir problemas, e demonstrar o quanto seu produto ou conteúdo é útil e diferente dos demais.
Não basta estar nas redes sociais, é preciso planejar cada ação sua dentro de diversas plataformas, como elas irão conversar entre si e como irão atrair, converter e conectar seus consumidores.
Tenha ações interativas nas redes sociais, crie conteúdos que vão agregar no dia de alguém – e mais, conteúdos que valham apena serem compartilhados, dessa forma seu alcance se torna maior ainda.
Trabalhe com os diferentes formatos de anúncio disponibilizados – para FB, Instagram, Google, enfim, por meio dos filtros disponibilizados em cada plataforma de anúncio é possível segmentar e atingir quem você quer atingir.
Tenha como parceiros influenciadores do seu nicho, dessa forma você usará a autoridade que eles possuem no meio a seu favor.
Aposte em webinars e landing pages para que você possa ter lista de e-mails de pessoas que estão mais propensas a seguir você e apostar no seu produto.
Agora, ATENÇÃO, um lançamento é uma ótima oportunidade de atração e conversão, mas ele por si só não é garantia de que você será bem-sucedido a longo prazo. Invista em conteúdo de forma constante, converse sempre com sua audiência e não deixe para aparecer apenas perto de um lançamento.
Sem um relacionamento sólido é bem possível que suas estratégias a longo prazo não tenham o resultado esperado.
Faça agora um orçamento rápido conosco, o sucesso do seu negócio não pode esperar.
Não vendemos um logo ou um slogan, nós te diferenciamos do comum unindo todas as características do seu negócio, criando uma maneira única de se apresentar ao mercado, mostrando para o público alvo quais são os benefícios do seu negócio e porquê eles te fazem distinto de todos os outros.
Quais itens compõem uma identidade visual?
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
Quais são as opções?
Identidade
Visual / Branding
A identidade visual corporativa está relacionada com as frases, imagens, tipografias, logos que comunicam a missão, visão e valores da sua empresa.
Aos elementos formais que representam visualmente uma marca damos o nome de Identidade Visual. Ela é composta de um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, além das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito que a empresa quer comunicar. De forma resumida, a identidade visual é a “cara” da marca.
Sites
& App
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
SEO &
Divulgação
SEO significa “Otimização para mecanismos de buscas” que no Brasil é conhecido como “Otimização de Sites”, sua função é ajudar as plataformas digitais a ficarem bem posicionadas em mecanismos de busca, como o Google, de forma “natural”, “orgânica” ou “gratuita”. Ao contrário dos serviços de otimização de sites, em que é necessário alterar diversos atributos da página em questão e aguardar as visitas dos robôs de busca nesta página, nas campanhas de links patrocinados (ADS) é possível verificar um retorno imediato e, muitas vezes, o investimento não é tão alto.
Gerenciamento
de Rede
A gestão de redes sociais se tornou estratégia indispensável para as empresas, ela contempla o processo de análise, definição de estratégia e linguagem, administração, produção de conteúdo, monitoramento, relacionamento diário e ativo com o público da marca e o mais importante, em vez de trabalhar em paralelo, os canais de comunicação e seus recursos de suporte são projetados e orquestrados para cooperar entre si.
Posicionamento
Digital
É um conjunto de mecanismos sistêmicos que utiliza processos metodológicos para, dentro de um contexto, orientar a empresa o rumo que ela deve tomar, sendo assim, uma competência que auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização, criando assim: metas, planos de ações globais e focados a momentos específicos e seu posterior acompanhamento.
Mentoria
Digital
Consiste no aconselhamento estratégico visando maximizar sua performance digital, aperfeiçoar sua reputação e atrair personas qualificadas. Atuamos como mentores, orientando o cliente e construindo em conjunto as diretrizes para o alcance dos objetivos estabelecidos no plano de metas. Podendo ter como objetivo final a venda de produtos físicos ou digitais (infoprodutos), aumento de percepção da marca, prototipação/ideação de uma ideia para que seja observado todos os pontos de contatos que precisão ser criados no mundo online e/ou estruturação de linha editorial com conteúdos e anúncios para os canais online.
Palestras
& cursos
A Internet foi criada em 1969 nos Estados Unidos, e, de lá pra cá, temos um mundo de mudanças, inovações, adaptações e um leque de opções para as mais diversas esferas. O quanto você conhece a fundo como a Internet ou as Redes Sociais podem te ajudar? O quanto você consegue aproveitar dela no seu dia a dia, de forma eficaz?
Pensando nisso, e também por sermos apaixonados por esse universo, desenvolvemos Palestras e Workshops para auxiliar desde estudantes a grandes empresários a aprenderem cada vez mais sobre Marketing Digital.
Palestras
& cursos
São textos altamente persuasivos e podem levar a audiência a comprar um produto ou contratar/assinar um serviço. Hoje é utilizado por muitos tanto em plataformas Online como Offline. Os infoprodutos são os que mais utilizam dessa técnica, pois não possuem nenhum contato no mundo físico com o cliente, tudo é feito de modo online, sendo assim, ele precisa criar uma credibilidade com a sua persona para que a mesma faça a ação.
Prototipagem
& Ideação
Tirar uma ideia do papel nem sempre é tão simples quanto parece, exige tempo, paciência, muitas tentativas (erros e acertos) e nem sempre é como esperamos. Mas, não precisa ser assim. Existem novos métodos que facilitam nesta trajetória, contribuindo para escolhas mais assertivas na hora de criar e testar um novo produto.