Como criar uma estratégia eficiente no digital (Método 5W2H)





Existem várias estratégias para crescer no meio digital, hoje iremos falar sobre o Método 5W2H, você já conhece?

Bom, a metodologia 5W2H é um checklist de validação do plano de um projeto, através de 7 perguntas que devem ser respondidas, sendo elas: o que, por que, quem, quando, onde, como e quanto.

 

Vamos trabalhar com o exemplo de uma LOJA DE BRINQUEDO estruturando uma CAMPANHA DE DIA DAS CRIANÇAS. 

 

1 – Whats? (O que?)

A primeira pergunta que a metodologia deve responder é: o que será feito?

A resposta será o objetivo que se pretende alcançar. Você deve identificar e descrever o problema, quais atividades devem ser desenvolvidas para resolvê-lo.

Ex: Campanha Dia das Crianças – Aumentar Vendas 10% – 

Cupom de Desconto | Evento na Loja nos dias 09 – 10 e 11 | Envio de WhatsApp para clientes que compraram até 12 meses atrás | Anúncios nas Redes 

 

2 -Why? (Por que?)

A segunda pergunta é: Por que?

Determine o motivo do que deseja fazer, por que isso é necessário e por que é relevante. Anote todos os motivos que justificam as atividades a serem realizadas. 

  • Maior probabilidade de compra devido a comoção da data
  • Teste de Anúncio para o Natal 
  • Aporte em caixa para Campanha de Natal 
  • Previsibilidade de Estoque

 

3 – Who? (Quem?)

O terceiro W é “Who?” e está relacionado a quem será responsável por cada etapa do projeto. Se for um projeto  com várias atividades e responsáveis, tudo deve estar descrito para evitar erros.

Gerente de Marketing – Pensar na Estratégia

Redator – Criar as Copys 

Design Grafico – Criar as Peças para todas as plataformas que serão utilizadas 

Social Media – Postar e acompanhar a campanha em tempo real 

 

4 – When? (Quando)

Neste tópico, deve-se definir quando a ação irá acontecer. Estabeleça um prazo, isso é fundamental em qualquer projeto.

Ex: 25/09 – 25-10

 

5 – Where? (Onde?)

Com ela, iremos definir o local onde a ação será realizada, em alguns casos, esse lugar é o ponto em que a ação será tomada.

Ex: Anúncio – Facebook/Instagram/Youtube

Evento – Loja Física

 

Finalizadas as perguntas com W, é hora de responder as perguntas com H.

 

1 – How? (Como?)

Para responder ela, devemos especificar como o plano de ação será tomado. É necessário incluir mais informações, mesmo que já estejam estabelecidas em outros pontos.

Ex: Plano de Ação do Evento, Cupom de desconto, Envio de Whats e Anuncios 

 

2 – How much? (Quanto?)

Qual o custo da ação? Apresente todos os valores envolvidos no projeto!

 

Pronto, agora que você já conhece a metodologia 5W2H , vamos explicar as vantagens de utilizá-la. 

 

Utilizando essa metodologia, você garante que todas as tarefas, prazos e responsáveis estão descritos, de forma clara e acessível, para todos da equipe. Isso é importante, pois permite que haja tempo para todas as ações.

 

Além disso, a metodologia proporciona maior facilidade na hora de criar o plano de ação, já que realiza um mapeamento de todas as etapas, ajudando o planejamento e a execução.

 

O método 5W2H ainda consegue agregar uma previsibilidade de efeitos e erros. Isso ajuda a evitar erros antes mesmo de serem cometidos.

 

Por fim, com este método, você otimiza os processos internos da sua empresa. Pois, criando uma descrição de cada ponto, você consegue gerir melhor os recursos internos, destinando aos responsáveis certos.

 

Sobre a ESQUILO COMUNICAÇÃO & MARKETING

Criada em 2018, a ESQUILO tem como propósito expandir o marketing digital, desde o conceito até a execução da sua ideia, ampliando a presença digital por meio do planejamento estratégico preciso e eficiente. Para mais informações, entre em contato com:

Juscelino Araujo – CEO

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