Existem várias estratégias para crescer no meio digital, hoje iremos falar sobre o Método 5W2H, você já conhece?
Bom, a metodologia 5W2H é um checklist de validação do plano de um projeto, através de 7 perguntas que devem ser respondidas, sendo elas: o que, por que, quem, quando, onde, como e quanto.
Vamos trabalhar com o exemplo de uma LOJA DE BRINQUEDO estruturando uma CAMPANHA DE DIA DAS CRIANÇAS.
1 – Whats? (O que?)
A primeira pergunta que a metodologia deve responder é: o que será feito?
A resposta será o objetivo que se pretende alcançar. Você deve identificar e descrever o problema, quais atividades devem ser desenvolvidas para resolvê-lo.
Ex: Campanha Dia das Crianças – Aumentar Vendas 10% –
Cupom de Desconto | Evento na Loja nos dias 09 – 10 e 11 | Envio de WhatsApp para clientes que compraram até 12 meses atrás | Anúncios nas Redes
2 -Why? (Por que?)
A segunda pergunta é: Por que?
Determine o motivo do que deseja fazer, por que isso é necessário e por que é relevante. Anote todos os motivos que justificam as atividades a serem realizadas.
3 – Who? (Quem?)
O terceiro W é “Who?” e está relacionado a quem será responsável por cada etapa do projeto. Se for um projeto com várias atividades e responsáveis, tudo deve estar descrito para evitar erros.
Gerente de Marketing – Pensar na Estratégia
Redator – Criar as Copys
Design Grafico – Criar as Peças para todas as plataformas que serão utilizadas
Social Media – Postar e acompanhar a campanha em tempo real
4 – When? (Quando)
Neste tópico, deve-se definir quando a ação irá acontecer. Estabeleça um prazo, isso é fundamental em qualquer projeto.
Ex: 25/09 – 25-10
5 – Where? (Onde?)
Com ela, iremos definir o local onde a ação será realizada, em alguns casos, esse lugar é o ponto em que a ação será tomada.
Ex: Anúncio – Facebook/Instagram/Youtube
Evento – Loja Física
Finalizadas as perguntas com W, é hora de responder as perguntas com H.
1 – How? (Como?)
Para responder ela, devemos especificar como o plano de ação será tomado. É necessário incluir mais informações, mesmo que já estejam estabelecidas em outros pontos.
Ex: Plano de Ação do Evento, Cupom de desconto, Envio de Whats e Anuncios
2 – How much? (Quanto?)
Qual o custo da ação? Apresente todos os valores envolvidos no projeto!
Pronto, agora que você já conhece a metodologia 5W2H , vamos explicar as vantagens de utilizá-la.
Utilizando essa metodologia, você garante que todas as tarefas, prazos e responsáveis estão descritos, de forma clara e acessível, para todos da equipe. Isso é importante, pois permite que haja tempo para todas as ações.
Além disso, a metodologia proporciona maior facilidade na hora de criar o plano de ação, já que realiza um mapeamento de todas as etapas, ajudando o planejamento e a execução.
O método 5W2H ainda consegue agregar uma previsibilidade de efeitos e erros. Isso ajuda a evitar erros antes mesmo de serem cometidos.
Por fim, com este método, você otimiza os processos internos da sua empresa. Pois, criando uma descrição de cada ponto, você consegue gerir melhor os recursos internos, destinando aos responsáveis certos.
Criada em 2018, a ESQUILO tem como propósito expandir o marketing digital, desde o conceito até a execução da sua ideia, ampliando a presença digital por meio do planejamento estratégico preciso e eficiente. Para mais informações, entre em contato com:
Juscelino Araujo – CEO
+55 (65) 98404-0690
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Não vendemos um logo ou um slogan, nós te diferenciamos do comum unindo todas as características do seu negócio, criando uma maneira única de se apresentar ao mercado, mostrando para o público alvo quais são os benefícios do seu negócio e porquê eles te fazem distinto de todos os outros.
Quais itens compõem uma identidade visual?
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
Quais são as opções?
Identidade
Visual / Branding
A identidade visual corporativa está relacionada com as frases, imagens, tipografias, logos que comunicam a missão, visão e valores da sua empresa.
Aos elementos formais que representam visualmente uma marca damos o nome de Identidade Visual. Ela é composta de um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, além das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito que a empresa quer comunicar. De forma resumida, a identidade visual é a “cara” da marca.
Sites
& App
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
SEO &
Divulgação
SEO significa “Otimização para mecanismos de buscas” que no Brasil é conhecido como “Otimização de Sites”, sua função é ajudar as plataformas digitais a ficarem bem posicionadas em mecanismos de busca, como o Google, de forma “natural”, “orgânica” ou “gratuita”. Ao contrário dos serviços de otimização de sites, em que é necessário alterar diversos atributos da página em questão e aguardar as visitas dos robôs de busca nesta página, nas campanhas de links patrocinados (ADS) é possível verificar um retorno imediato e, muitas vezes, o investimento não é tão alto.
Gerenciamento
de Rede
A gestão de redes sociais se tornou estratégia indispensável para as empresas, ela contempla o processo de análise, definição de estratégia e linguagem, administração, produção de conteúdo, monitoramento, relacionamento diário e ativo com o público da marca e o mais importante, em vez de trabalhar em paralelo, os canais de comunicação e seus recursos de suporte são projetados e orquestrados para cooperar entre si.
Posicionamento
Digital
É um conjunto de mecanismos sistêmicos que utiliza processos metodológicos para, dentro de um contexto, orientar a empresa o rumo que ela deve tomar, sendo assim, uma competência que auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização, criando assim: metas, planos de ações globais e focados a momentos específicos e seu posterior acompanhamento.
Mentoria
Digital
Consiste no aconselhamento estratégico visando maximizar sua performance digital, aperfeiçoar sua reputação e atrair personas qualificadas. Atuamos como mentores, orientando o cliente e construindo em conjunto as diretrizes para o alcance dos objetivos estabelecidos no plano de metas. Podendo ter como objetivo final a venda de produtos físicos ou digitais (infoprodutos), aumento de percepção da marca, prototipação/ideação de uma ideia para que seja observado todos os pontos de contatos que precisão ser criados no mundo online e/ou estruturação de linha editorial com conteúdos e anúncios para os canais online.
Palestras
& cursos
A Internet foi criada em 1969 nos Estados Unidos, e, de lá pra cá, temos um mundo de mudanças, inovações, adaptações e um leque de opções para as mais diversas esferas. O quanto você conhece a fundo como a Internet ou as Redes Sociais podem te ajudar? O quanto você consegue aproveitar dela no seu dia a dia, de forma eficaz?
Pensando nisso, e também por sermos apaixonados por esse universo, desenvolvemos Palestras e Workshops para auxiliar desde estudantes a grandes empresários a aprenderem cada vez mais sobre Marketing Digital.
Palestras
& cursos
São textos altamente persuasivos e podem levar a audiência a comprar um produto ou contratar/assinar um serviço. Hoje é utilizado por muitos tanto em plataformas Online como Offline. Os infoprodutos são os que mais utilizam dessa técnica, pois não possuem nenhum contato no mundo físico com o cliente, tudo é feito de modo online, sendo assim, ele precisa criar uma credibilidade com a sua persona para que a mesma faça a ação.
Prototipagem
& Ideação
Tirar uma ideia do papel nem sempre é tão simples quanto parece, exige tempo, paciência, muitas tentativas (erros e acertos) e nem sempre é como esperamos. Mas, não precisa ser assim. Existem novos métodos que facilitam nesta trajetória, contribuindo para escolhas mais assertivas na hora de criar e testar um novo produto.