1. Comece com um posicionamento
Para começar a criar uma presença digital sólida é essencial que você tenha em mente qual o seu posicionamento de mercado.
Em outras palavras, responda os seguintes pontos:
De forma simples, o posicionamento é aquele texto que você acha na página das empresas e que se refere aos valores ou ideais que são preservados ali.
Através dessas informações, o público consegue ter uma ideia do que esperar do seu negócio quanto a resolução de problemas e relevância, por exemplo.
Questões como essas fazem com que a sua marca ou empresa se apresente como transparente, confiável e referência.
2. Utilize as redes sociais
As redes sociais estão entre as principais ferramentas para construir sua presença digital sólida, já que são as mais utilizadas no momento.
Além de facilitar a comunicação, as redes sociais melhoram a troca de ideias relevantes e facilita a obtenção de informações importantes para a empresa.
Por isso, as utilize para dar um ar mais despojado e atual para o seu negócio.
3. Atenção ao conteúdo que você divulga
A divulgação de conteúdos já é o método do inbound marketing mais utilizado e que provou gerar resultados positivos para o negócio.
Mais importante que isso, você está atento aos conteúdos que divulga?
Para criar uma presença digital sólida não basta apenas divulgar ou postar, mas saber como aquele conteúdo impacta os seus possíveis consumidores.
Por exemplo, suponha que a sua empresa vende um produto voltado para o emagrecimento saudável. Nesse caso, os conteúdos precisam ter relação com a temática ao mesmo tempo em que mostram porque esse assunto é muito importante.
Essa troca de informações torna a sua presença digital relevante porque mostra para o público que você não quer apenas lucrar, mas também levar informação verdadeira e interessante.
Com isso, há uma chance de você ser uma referência positiva de mercado.
4. E-mail marketing
O e-mail marketing é uma das maneiras de melhorar ou construir sua presença digital sólida, porque facilita e personaliza a troca de informações.
Além de garantir que informações, como promoções e novidades, cheguem a caixa de e-mail do público, é possível facilitar o processo de comunicação com os leads.
Do mesmo modo, o e-mail marketing contribui para a criação de uma imagem profissional e confiável do negócio.
5. Otimização
A otimização se refere a todo tipo de informações que podem facilitar os resultados do seu negócio, como aumentar o número de cliques.
Para isso, você deve apresentar a sua empresa como uma alternativa para um problema, falar sobre seus objetivos e missões como alguém relevante e ter uma área de contato.
Além do mais, esteja atento a otimização de conteúdo postado, através de legibilidade, palavras de transição, palavras chaves e títulos interessantes.
6. Páginas da empresa/marca
Para construir sua presença digital, será necessário ter páginas do seu negócio, como redes sociais ou blogs e sites.
Sendo assim, essas páginas devem seguir um mesmo modelo do que é postado/divulgado e aquilo que defendem.
Ou seja, nada de divulgar uma ideia no blog e outra na rede social.
Do mesmo modo, as suas páginas precisam ser amigáveis com o público, o que se destaca através dos pequenos detalhes.
Nessa área do checklist o destaque está para a identidade visual, para o design das páginas.
Então, o seu foco deve estar voltado para: páginas que carregam mais rapidamente, de fácil acesso e leitura, conteúdos que seguem um mesmo modelo, imagens de qualidade e até mesmo cores.
Isso faz com que o público entenda que o seu negócio é algo realmente profissional, disposto a oferecer algo de qualidade e que possa ser acessado sem dificuldade.
7. Mobile
Atualmente, a maior parte do público acessa informações através do celular ou tablete.
Com isso, um dos pontos de checklist para aumentar e construir sua presença digital é fazer com que sua página se adapte a qualquer tipo de dispositivo.
Outra forma de fazer isso é através da criação de um aplicativo, ainda que seja preciso algum investimento para criar e para obter downloads.
8. Relacionamento com o público
Construir uma presença digital significa ter um relacionamento de confiança e durável com o seu público.
Afinal, é esse público que compra suas ideias/produtos, que pode divulgar o seu negócio e aumentar a gama de informações.
O relacionamento começa desde o primeiro acesso, seja uma compra ou mesmo uma solicitação de informação extra.
Dessa forma, o foco deve estar no bom atendimento, criação de um vínculo para atração e retenção através de conteúdos.
Com isso, você aumenta as chances de ter clientes fiéis, que recomendam o seu negócio para outras pessoas, que falam sobre a sua página de maneira positiva e obtém mais informações sobre o público alvo.
9. Nunca acredite que é o bastante
A presença digital é fluida, muda com o tempo e quase nunca é constante, exceto para empresas gigantes que já estão estabelecidas no mercado.
Por isso, nunca ache que você já faz o bastante, esteja sempre pronto para mais: mais relacionamento, mais engajamento, mais páginas, etc.
Lembre-se: existem milhares de outras empresas e negócios que estarão competindo com você.
10. Mensure os resultados
Para finalizar, é essencial que você esteja sempre de olhos nas métricas, para saber o que está funcionando ou não.
Assim, criar uma presença digital sólida se relaciona com a ideia de conhecer o seu negócio e o seu público, ao invés de brincar com estratégias e ideias.
Conclusão
Construir uma presença digital sólida significa ganhar a confiança, mudar e oferecer o melhor para o público diariamente, ficando nos seus objetivos e possibilidades.
Em suma, não deixe nunca de mensurar e mudar, quando preciso, para alcançar novos usuários, estreitar relações e aumentar as vendas.
Faça agora um orçamento rápido conosco, o sucesso do seu negócio não pode esperar.
Não vendemos um logo ou um slogan, nós te diferenciamos do comum unindo todas as características do seu negócio, criando uma maneira única de se apresentar ao mercado, mostrando para o público alvo quais são os benefícios do seu negócio e porquê eles te fazem distinto de todos os outros.
Quais itens compõem uma identidade visual?
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
Quais são as opções?
Identidade
Visual / Branding
A identidade visual corporativa está relacionada com as frases, imagens, tipografias, logos que comunicam a missão, visão e valores da sua empresa.
Aos elementos formais que representam visualmente uma marca damos o nome de Identidade Visual. Ela é composta de um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, além das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito que a empresa quer comunicar. De forma resumida, a identidade visual é a “cara” da marca.
Sites
& App
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
SEO &
Divulgação
SEO significa “Otimização para mecanismos de buscas” que no Brasil é conhecido como “Otimização de Sites”, sua função é ajudar as plataformas digitais a ficarem bem posicionadas em mecanismos de busca, como o Google, de forma “natural”, “orgânica” ou “gratuita”. Ao contrário dos serviços de otimização de sites, em que é necessário alterar diversos atributos da página em questão e aguardar as visitas dos robôs de busca nesta página, nas campanhas de links patrocinados (ADS) é possível verificar um retorno imediato e, muitas vezes, o investimento não é tão alto.
Gerenciamento
de Rede
A gestão de redes sociais se tornou estratégia indispensável para as empresas, ela contempla o processo de análise, definição de estratégia e linguagem, administração, produção de conteúdo, monitoramento, relacionamento diário e ativo com o público da marca e o mais importante, em vez de trabalhar em paralelo, os canais de comunicação e seus recursos de suporte são projetados e orquestrados para cooperar entre si.
Posicionamento
Digital
É um conjunto de mecanismos sistêmicos que utiliza processos metodológicos para, dentro de um contexto, orientar a empresa o rumo que ela deve tomar, sendo assim, uma competência que auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização, criando assim: metas, planos de ações globais e focados a momentos específicos e seu posterior acompanhamento.
Mentoria
Digital
Consiste no aconselhamento estratégico visando maximizar sua performance digital, aperfeiçoar sua reputação e atrair personas qualificadas. Atuamos como mentores, orientando o cliente e construindo em conjunto as diretrizes para o alcance dos objetivos estabelecidos no plano de metas. Podendo ter como objetivo final a venda de produtos físicos ou digitais (infoprodutos), aumento de percepção da marca, prototipação/ideação de uma ideia para que seja observado todos os pontos de contatos que precisão ser criados no mundo online e/ou estruturação de linha editorial com conteúdos e anúncios para os canais online.
Palestras
& cursos
A Internet foi criada em 1969 nos Estados Unidos, e, de lá pra cá, temos um mundo de mudanças, inovações, adaptações e um leque de opções para as mais diversas esferas. O quanto você conhece a fundo como a Internet ou as Redes Sociais podem te ajudar? O quanto você consegue aproveitar dela no seu dia a dia, de forma eficaz?
Pensando nisso, e também por sermos apaixonados por esse universo, desenvolvemos Palestras e Workshops para auxiliar desde estudantes a grandes empresários a aprenderem cada vez mais sobre Marketing Digital.
Palestras
& cursos
São textos altamente persuasivos e podem levar a audiência a comprar um produto ou contratar/assinar um serviço. Hoje é utilizado por muitos tanto em plataformas Online como Offline. Os infoprodutos são os que mais utilizam dessa técnica, pois não possuem nenhum contato no mundo físico com o cliente, tudo é feito de modo online, sendo assim, ele precisa criar uma credibilidade com a sua persona para que a mesma faça a ação.
Prototipagem
& Ideação
Tirar uma ideia do papel nem sempre é tão simples quanto parece, exige tempo, paciência, muitas tentativas (erros e acertos) e nem sempre é como esperamos. Mas, não precisa ser assim. Existem novos métodos que facilitam nesta trajetória, contribuindo para escolhas mais assertivas na hora de criar e testar um novo produto.