CheckList – Segredos para Construir uma Presença Digital Sólida
A presença digital é definida pela forma como a sua empresa, marca ou produto está no mercado em questão de relevância, confiabilidade e capacidade de incentivar o público. Tendo isso em mente, você sabe como construir uma presença digital sólida? Se não sabe ainda, descubra agora os dez pontos essenciais e que devem ter a sua atenção em um checklist simples e que pode funcionar como guia – e se já sabe, relembre um pouco comigo! Vamos lá?





1. Comece com um posicionamento

Para começar a criar uma presença digital sólida é essencial que você tenha em mente qual o seu posicionamento de mercado.

Em outras palavras, responda os seguintes pontos:

  • Qual o seu real objetivo, ou da sua empresa ou produto;
  • Como esse objetivo/produto muda a vida das pessoas;
  • No que você acredita em relação ao consumo.

De forma simples, o posicionamento é aquele texto que você acha na página das empresas e que se refere aos valores ou ideais que são preservados ali.

Através dessas informações, o público consegue ter uma ideia do que esperar do seu negócio quanto a resolução de problemas e relevância, por exemplo.

Questões como essas fazem com que a sua marca ou empresa se apresente como transparente, confiável e referência.

2. Utilize as redes sociais

As redes sociais estão entre as principais ferramentas para construir sua presença digital sólida, já que são as mais utilizadas no momento.

Além de facilitar a comunicação, as redes sociais melhoram a troca de ideias relevantes e facilita a obtenção de informações importantes para a empresa.

Por isso, as utilize para dar um ar mais despojado e atual para o seu negócio.

3. Atenção ao conteúdo que você divulga

A divulgação de conteúdos já é o método do inbound marketing mais utilizado e que provou gerar resultados positivos para o negócio.

Mais importante que isso, você está atento aos conteúdos que divulga?

Para criar uma presença digital sólida não basta apenas divulgar ou postar, mas saber como aquele conteúdo impacta os seus possíveis consumidores.

Por exemplo, suponha que a sua empresa vende um produto voltado para o emagrecimento saudável. Nesse caso, os conteúdos precisam ter relação com a temática ao mesmo tempo em que mostram porque esse assunto é muito importante.

Essa troca de informações torna a sua presença digital relevante porque mostra para o público que você não quer apenas lucrar, mas também levar informação verdadeira e interessante.

Com isso, há uma chance de você ser uma referência positiva de mercado.

4. E-mail marketing

 O e-mail marketing é uma das maneiras de melhorar ou construir sua presença digital sólida, porque facilita e personaliza a troca de informações.

Além de garantir que informações, como promoções e novidades, cheguem a caixa de e-mail do público, é possível facilitar o processo de comunicação com os leads.

Do mesmo modo, o e-mail marketing contribui para a criação de uma imagem profissional e confiável do negócio.

5. Otimização

A otimização se refere a todo tipo de informações que podem facilitar os resultados do seu negócio, como aumentar o número de cliques.

Para isso, você deve apresentar a sua empresa como uma alternativa para um problema, falar sobre seus objetivos e missões como alguém relevante e ter uma área de contato.

Além do mais, esteja atento a otimização de conteúdo postado, através de legibilidade, palavras de transição, palavras chaves e títulos interessantes.

6. Páginas da empresa/marca

Para construir sua presença digital, será necessário ter páginas do seu negócio, como redes sociais ou blogs e sites.

Sendo assim, essas páginas devem seguir um mesmo modelo do que é postado/divulgado e aquilo que defendem.

Ou seja, nada de divulgar uma ideia no blog e outra na rede social.

Do mesmo modo, as suas páginas precisam ser amigáveis com o público, o que se destaca através dos pequenos detalhes.

Nessa área do checklist o destaque está para a identidade visual, para o design das páginas.

Então, o seu foco deve estar voltado para: páginas que carregam mais rapidamente, de fácil acesso e leitura, conteúdos que seguem um mesmo modelo, imagens de qualidade e até mesmo cores.

Isso faz com que o público entenda que o seu negócio é algo realmente profissional, disposto a oferecer algo de qualidade e que possa ser acessado sem dificuldade.

7. Mobile

Atualmente, a maior parte do público acessa informações através do celular ou tablete.

Com isso, um dos pontos de checklist para aumentar e construir sua presença digital é fazer com que sua página se adapte a qualquer tipo de dispositivo.

Outra forma de fazer isso é através da criação de um aplicativo, ainda que seja preciso algum investimento para criar e para obter downloads.

8. Relacionamento com o público

Construir uma presença digital significa ter um relacionamento de confiança e durável com o seu público.

Afinal, é esse público que compra suas ideias/produtos, que pode divulgar o seu negócio e aumentar a gama de informações.

O relacionamento começa desde o primeiro acesso, seja uma compra ou mesmo uma solicitação de informação extra.

Dessa forma, o foco deve estar no bom atendimento, criação de um vínculo para atração e retenção através de conteúdos.

Com isso, você aumenta as chances de ter clientes fiéis, que recomendam o seu negócio para outras pessoas, que falam sobre a sua página de maneira positiva e obtém mais informações sobre o público alvo.

9. Nunca acredite que é o bastante

A presença digital é fluida, muda com o tempo e quase nunca é constante, exceto para empresas gigantes que já estão estabelecidas no mercado.

Por isso, nunca ache que você já faz o bastante, esteja sempre pronto para mais: mais relacionamento, mais engajamento, mais páginas, etc.

Lembre-se: existem milhares de outras empresas e negócios que estarão competindo com você.

10. Mensure os resultados

Para finalizar, é essencial que você esteja sempre de olhos nas métricas, para saber o que está funcionando ou não.

Assim, criar uma presença digital sólida se relaciona com a ideia de conhecer o seu negócio e o seu público, ao invés de brincar com estratégias e ideias.

Conclusão

Construir uma presença digital sólida significa ganhar a confiança, mudar e oferecer o melhor para o público diariamente, ficando nos seus objetivos e possibilidades.

Em suma, não deixe nunca de mensurar e mudar, quando preciso, para alcançar novos usuários, estreitar relações e aumentar as vendas.

 




Veja alguns de nossos projetos


Faça agora um orçamento rápido conosco, o sucesso do seu negócio não pode esperar.

Voltar ao Topo

22 pessoas online no site agora
Venha fazer parte do Clube Esquilo Marketing