O que é Aprendizagem Gamificada?
De maneira geral, a Aprendizagem Gamificada é uma maneira simples de você conseguir utilizar elementos comuns de jogos que não se restringem apenas ao entretenimento.
A ideia é fazer com que os games sejam utilizados para tornar os conteúdos mais complexos em materiais mais simples de serem compreendidos, facilitando assim todo o seu processo de aprendizagem.
A Aprendizagem Gamificada tem as mesmas estratégias que qualquer jogo, como:
Essa técnica pode ser um ótimo método para engajar e atrair ainda mais pessoas, além de promover uma maneira diferenciada de aprendizado, motivando ainda mais o seu público.
A Aprendizagem Gamificada pode ser aplicada em diversos contextos tecnológicos, como:
Essa é definitivamente uma ótima sacada para que você consiga chamar ainda mais a sua audiência, especialmente para um público mais jovem.
Quem são as pessoas que utilizam a Aprendizagem Gamificada?
A Aprendizagem Gamificada é muito utilizada em demandas internas dentro da organização, mas também pode ser utilizada para estimular os seus consumidores a finalizarem suas compras.
Outra maneira que você pode utilizar a Aprendizagem Gamificada é por meio de programas de fidelização, para conseguir valorizar ainda mais seus clientes e gerar novos. Nestes casos o cliente consegue se cadastrar em um determinado programa e, a partir disso, ele pode juntar pontos para que consiga ganhar brindes e descontos. E aí cada uma das missões irá gerar uma pontuação diferenciada, e o usuário poderá ter acesso ao ranking com todos os outros participantes.
Obviamente que essa mesma plataforma deve ser utilizada com novas campanhas, promoções, marca, produtos e também pesquisas.
Esse tipo de fidelidade poderá atrair ainda mais pessoas, já que é algo prático e muito divertido, além de gerar muitos benefícios para os seus participantes.
Quais são os pontos positivos e negativos da Aprendizagem Gamificada?
É bem verdade que essa ideia de trabalho poderá trazer diversos benefícios para os seus colaboradores com a organização, além de poder ajudar no RH.
– Dados importantes da equipe:
Por ser um tipo de treinamento online, o Recursos Humanos consegue acompanhar cada funcionário e assim obter os resultados detalhados de cada uma das ações.
Isso pode ajudar a empresa descobrir quais são os lugares onde seus colaboradores têm mais dificuldade, se ele está tendo os resultados esperados e se está havendo algum progresso.
Todas essas dúvidas poderão ser vistas de perto pelo RH, conseguindo trazer assim respostas mais práticas e rápidas para avaliar toda a sua equipe e buscar por melhorias que influenciarão nos resultados e no crescimento da empresa.
– Engajamento:
A Aprendizagem Gamificada proporciona aos funcionários uma maneira mais simples de ter um dia a dia mais dinâmico e melhora o engajamento.
A cada etapa concluída, o funcionário será estimulado a seguir para o próximo nível, para que possa aumentar a sua pontuação e, consequentemente, subir de nível.
Partindo deste ponto, a Aprendizagem Gamificada pode vir a se tornar uma fonte de relacionamento dentro da empresa, apoiando o contato entre os colaboradores e seus setores de comunicação.
Vale lembrar que esse tipo de engajamento pode ajudar muito o funcionário e fazer com que a empresa mantenha seus talentos dentro da empresa, diminuindo assim a rotatividade.
– Produtividade e treinamento corporativo:
Através do game personalizado, a empresa irá conseguir educar de maneira mais divertida os seus funcionários, capacitando de maneira recorrente a equipe, com questões operacionais, estimulando assim o crescimento da sua organização.
Além do mais, o participante conseguirá pelo sistema o resultado de cada uma de suas ações, tendo um feedback em tempo real de toda a sua performance e quais temas ele poderá melhorar.
Pesquisas revelaram que o processo de assimilação para quem estuda esse tipo de conteúdo é muito mais estimulante e simples de compreender.
E, ao invés desse tipo de treinamento vir a se tornar uma obrigação, o funcionário poderá ser encorajado a manter os seus estudos sem pressão.
Porém, vale lembrar que a aplicação da Aprendizagem Gamificada não se resume apenas aos seus treinamentos, ela também diz respeito a tarefas mais simples, que estimulam a produtividade.
– O preço da conquista:
Através de uma competição saudável proporcionada pela Aprendizagem Gamificada, os funcionários poderão sentir despertar em si o sentimento de conquista. Isso pode influenciar a sua empresa a crescer e aumentar os seus objetivos, que é um dos pontos principais para um grande negócio.
Pontos negativos da Aprendizagem Gamificada
– Frequência:
Assim como qualquer outro tipo de aprendizagem, esse também tem a questão do exagero, que poderá deixar de gerar os resultados positivos.
Afinal de contas, você não quer que os seus funcionários tomem como prioridade outras atividades que não sejam as da empresa, não é mesmo? Para que isso não aconteça, tente estabelecer limites e tempo de jogo.
Para buscar as melhores soluções, deixe que eles acessem rapidamente o jogo, façam as mudanças necessárias e voltem para o trabalho.
– Recursos necessários e o orçamento:
É muito importante que você consiga fazer com que a Aprendizagem Gamificada se torne um benefício e não mais um ponto de estresse para quem participa dele. Aposte em empresas de T.I qualificadas para desenvolver o seu projeto, assim, sua equipe não ficará voltada somente para esse projeto e poderá se dedicar aos seus negócios. Mas isso requer da empresa uma quantia de dinheiro, que algumas microempresas ainda não têm.
Conclusão
Depois desse post tenho certeza que você conseguiu definir por você mesmo se a Aprendizagem Gamificada é boa ou ruim. Mas, vale lembrar que essa tecnologia pode fazer a diferença em qualquer empresa, mas é preciso saber a maneira correta de utilizá-la.
Faça agora um orçamento rápido conosco, o sucesso do seu negócio não pode esperar.
Não vendemos um logo ou um slogan, nós te diferenciamos do comum unindo todas as características do seu negócio, criando uma maneira única de se apresentar ao mercado, mostrando para o público alvo quais são os benefícios do seu negócio e porquê eles te fazem distinto de todos os outros.
Quais itens compõem uma identidade visual?
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
Quais são as opções?
Identidade
Visual / Branding
A identidade visual corporativa está relacionada com as frases, imagens, tipografias, logos que comunicam a missão, visão e valores da sua empresa.
Aos elementos formais que representam visualmente uma marca damos o nome de Identidade Visual. Ela é composta de um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, além das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito que a empresa quer comunicar. De forma resumida, a identidade visual é a “cara” da marca.
Sites
& App
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
SEO &
Divulgação
SEO significa “Otimização para mecanismos de buscas” que no Brasil é conhecido como “Otimização de Sites”, sua função é ajudar as plataformas digitais a ficarem bem posicionadas em mecanismos de busca, como o Google, de forma “natural”, “orgânica” ou “gratuita”. Ao contrário dos serviços de otimização de sites, em que é necessário alterar diversos atributos da página em questão e aguardar as visitas dos robôs de busca nesta página, nas campanhas de links patrocinados (ADS) é possível verificar um retorno imediato e, muitas vezes, o investimento não é tão alto.
Gerenciamento
de Rede
A gestão de redes sociais se tornou estratégia indispensável para as empresas, ela contempla o processo de análise, definição de estratégia e linguagem, administração, produção de conteúdo, monitoramento, relacionamento diário e ativo com o público da marca e o mais importante, em vez de trabalhar em paralelo, os canais de comunicação e seus recursos de suporte são projetados e orquestrados para cooperar entre si.
Posicionamento
Digital
É um conjunto de mecanismos sistêmicos que utiliza processos metodológicos para, dentro de um contexto, orientar a empresa o rumo que ela deve tomar, sendo assim, uma competência que auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização, criando assim: metas, planos de ações globais e focados a momentos específicos e seu posterior acompanhamento.
Mentoria
Digital
Consiste no aconselhamento estratégico visando maximizar sua performance digital, aperfeiçoar sua reputação e atrair personas qualificadas. Atuamos como mentores, orientando o cliente e construindo em conjunto as diretrizes para o alcance dos objetivos estabelecidos no plano de metas. Podendo ter como objetivo final a venda de produtos físicos ou digitais (infoprodutos), aumento de percepção da marca, prototipação/ideação de uma ideia para que seja observado todos os pontos de contatos que precisão ser criados no mundo online e/ou estruturação de linha editorial com conteúdos e anúncios para os canais online.
Palestras
& cursos
A Internet foi criada em 1969 nos Estados Unidos, e, de lá pra cá, temos um mundo de mudanças, inovações, adaptações e um leque de opções para as mais diversas esferas. O quanto você conhece a fundo como a Internet ou as Redes Sociais podem te ajudar? O quanto você consegue aproveitar dela no seu dia a dia, de forma eficaz?
Pensando nisso, e também por sermos apaixonados por esse universo, desenvolvemos Palestras e Workshops para auxiliar desde estudantes a grandes empresários a aprenderem cada vez mais sobre Marketing Digital.
Palestras
& cursos
São textos altamente persuasivos e podem levar a audiência a comprar um produto ou contratar/assinar um serviço. Hoje é utilizado por muitos tanto em plataformas Online como Offline. Os infoprodutos são os que mais utilizam dessa técnica, pois não possuem nenhum contato no mundo físico com o cliente, tudo é feito de modo online, sendo assim, ele precisa criar uma credibilidade com a sua persona para que a mesma faça a ação.
Prototipagem
& Ideação
Tirar uma ideia do papel nem sempre é tão simples quanto parece, exige tempo, paciência, muitas tentativas (erros e acertos) e nem sempre é como esperamos. Mas, não precisa ser assim. Existem novos métodos que facilitam nesta trajetória, contribuindo para escolhas mais assertivas na hora de criar e testar um novo produto.