Aprendizagem Gamificada – Algo bom ou ruim?




Aprendizagem Gamificada – Algo bom ou ruim?


O que é Aprendizagem Gamificada?

De maneira geral, a Aprendizagem Gamificada é uma maneira simples de você conseguir utilizar elementos comuns de jogos que não se restringem apenas ao entretenimento.

A ideia é fazer com que os games sejam utilizados para tornar os conteúdos mais complexos em materiais mais simples de serem compreendidos, facilitando assim todo o seu processo de aprendizagem.

A Aprendizagem Gamificada tem as mesmas estratégias que qualquer jogo, como:

  • Os objetivos que devem ser alcançados;
  • Um sistema de pontuação;
  • Ranking;
  • Recompensas por alcançar missões;

Essa técnica pode ser um ótimo método para engajar e atrair ainda mais pessoas, além de promover uma maneira diferenciada de aprendizado, motivando ainda mais o seu público.

A Aprendizagem Gamificada pode ser aplicada em diversos contextos tecnológicos, como:

  • Saúde;
  • Causas sociais;
  • Marketing;
  • Treinamento corporativos;
  • Educação;

Essa é definitivamente uma ótima sacada para que você consiga chamar ainda mais a sua audiência, especialmente para um público mais jovem.

Quem são as pessoas que utilizam a Aprendizagem Gamificada?

A Aprendizagem Gamificada é muito utilizada em demandas internas dentro da organização, mas também pode ser utilizada para estimular os seus consumidores a finalizarem suas compras.

Outra maneira que você pode utilizar a Aprendizagem Gamificada é por meio de programas de fidelização, para conseguir valorizar ainda mais seus clientes e gerar novos. Nestes casos o cliente consegue se cadastrar em um determinado programa e, a partir disso, ele pode juntar pontos para que consiga ganhar brindes e descontos. E aí cada uma das missões irá gerar uma pontuação diferenciada, e o usuário poderá ter acesso ao ranking com todos os outros participantes.

Obviamente que essa mesma plataforma deve ser utilizada com novas campanhas, promoções, marca, produtos e também pesquisas.

Esse tipo de fidelidade poderá atrair ainda mais pessoas, já que é algo prático e muito divertido, além de gerar muitos benefícios para os seus participantes.

 

Quais são os pontos positivos e negativos da Aprendizagem Gamificada?

É bem verdade que essa ideia de trabalho poderá trazer diversos benefícios para os seus colaboradores com a organização, além de poder ajudar no RH.

 

– Dados importantes da equipe:

Por ser um tipo de treinamento online, o Recursos Humanos consegue acompanhar cada funcionário e assim obter os resultados detalhados de cada uma das ações.

Isso pode ajudar a empresa descobrir quais são os lugares onde seus colaboradores têm mais dificuldade, se ele está tendo os resultados esperados e se está havendo algum progresso.

Todas essas dúvidas poderão ser vistas de perto pelo RH, conseguindo trazer assim respostas mais práticas e rápidas para avaliar toda a sua equipe e buscar por melhorias que influenciarão nos resultados e no crescimento da empresa.

 

– Engajamento:

A Aprendizagem Gamificada proporciona aos funcionários uma maneira mais simples de ter um dia a dia mais dinâmico e melhora o engajamento.

A cada etapa concluída, o funcionário será estimulado a seguir para o próximo nível, para que possa aumentar a sua pontuação e, consequentemente, subir de nível.

Partindo deste ponto, a Aprendizagem Gamificada pode vir a se tornar uma fonte de relacionamento dentro da empresa, apoiando o contato entre os colaboradores e seus setores de comunicação.

Vale lembrar que esse tipo de engajamento pode ajudar muito o funcionário e fazer com que a empresa mantenha seus talentos dentro da empresa, diminuindo assim a rotatividade.

 

– Produtividade e treinamento corporativo:

Através do game personalizado, a empresa irá conseguir educar de maneira mais divertida os seus funcionários, capacitando de maneira recorrente a equipe, com questões operacionais, estimulando assim o crescimento da sua organização.

Além do mais, o participante conseguirá pelo sistema o resultado de cada uma de suas ações, tendo um feedback em tempo real de toda a sua performance e quais temas ele poderá melhorar.

Pesquisas revelaram que o processo de assimilação para quem estuda esse tipo de conteúdo é muito mais estimulante e simples de compreender.

E, ao invés desse tipo de treinamento vir a se tornar uma obrigação, o funcionário poderá ser encorajado a manter os seus estudos sem pressão.

Porém, vale lembrar que a aplicação da Aprendizagem Gamificada não se resume apenas aos seus treinamentos, ela também diz respeito a tarefas mais simples, que estimulam a produtividade.

 

– O preço da conquista:

Através de uma competição saudável proporcionada pela Aprendizagem Gamificada, os funcionários poderão sentir despertar em si o sentimento de conquista. Isso pode influenciar a sua empresa a crescer e aumentar os seus objetivos, que é um dos pontos principais para um grande negócio.

 

Pontos negativos da Aprendizagem Gamificada

 – Frequência:

Assim como qualquer outro tipo de aprendizagem, esse também tem a questão do exagero, que poderá deixar de gerar os resultados positivos.

Afinal de contas, você não quer que os seus funcionários tomem como prioridade outras atividades que não sejam as da empresa, não é mesmo? Para que isso não aconteça, tente estabelecer limites e tempo de jogo.

Para buscar as melhores soluções, deixe que eles acessem rapidamente o jogo, façam as mudanças necessárias e voltem para o trabalho.

 

– Recursos necessários e o orçamento:

É muito importante que você consiga fazer com que a Aprendizagem Gamificada se torne um benefício e não mais um ponto de estresse para quem participa dele. Aposte em empresas de T.I qualificadas para desenvolver o seu projeto, assim, sua equipe não ficará voltada somente para esse projeto e poderá se dedicar aos seus negócios. Mas isso requer da empresa uma quantia de dinheiro, que algumas microempresas ainda não têm.

 

Conclusão

Depois desse post tenho certeza que você conseguiu definir por você mesmo se a Aprendizagem Gamificada é boa ou ruim. Mas, vale lembrar que essa tecnologia pode fazer a diferença em qualquer empresa, mas é preciso saber a maneira correta de utilizá-la.




Veja alguns de nossos projetos


Faça agora um orçamento rápido conosco, o sucesso do seu negócio não pode esperar.

Voltar ao Topo

21 pessoas online no site agora
Venha fazer parte do Clube Esquilo Marketing