Hoje, decidimos trazer algumas curiosidades sobre o mercado de publicidade, aquele que desenvolve campanhas publicitárias para sua empresa, seu produto, ou até mesmo, que cuida da sua imagem profissional. A publicidade é responsável pelo tráfego, pelas parcerias e pelas famosas publis haha.
A nossa profissão tem ganhado cada vez mais espaço, mas ainda existem muitas dúvidas sobre o mercado, por isso decidimos fazer essa live para te contar 5 curiosidades sobre publicidade.
Todos nós somos impactados por milhares de anúncios todos os dias, basta ligar a televisão, andar pelas ruas ou acessar a internet. Mas você sabe qual foi o primeiro anúncio na internet?
Bom, o primeiro anúncio na internet foi feito em 1994 pela AT&T, uma Companhia Americana de Telecomunicações, nessa época a internet ainda estava surgindo. O anúncio tinha a pergunta “Você já clicou o seu mouse bem aqui?”. Como isso foi há muitos anos, não havia CTAs, leads ou remarketing, mas podemos observar que já existia o tal gatilho.
E os resultados foram bons, tá? O anúncio teve 44% de conversão de pessoas que viram e clicaram.
Hoje em dia é super normal as marcas terem embaixadores e garoto propaganda, mas antigamente, quando a televisão era o principal meio de entretenimento e informação da família brasileira, uma marca conseguiu fixar na mente de todos os brasileiros um garoto propaganda. Você tem ideia de quem estamos falando?
Lembrando que naquela época não tínhamos o Youtube e os streamings como concorrência, apenas uma boa ideia e muito carisma, e foi com isso que Carlos Moreno marcou gerações sendo garoto propaganda da Bombril. Ele estrelou mais de 340 comerciais entre 1974 e 2013, e entrou para o Guinness como a campanha que ficou mais tempo no ar em toda a história da propaganda mundial.
Se você é brasileiro e conectado às redes sociais, com certeza sabe que o assunto do momento, e dos próximos meses, é BBB 22.
O Big Brother Brasil é o maior reality show do mundo, e está diretamente ligado com publicidade. Por isso, trouxe alguns dados da edição deste ano para você ter noção do seu alcance.
Este ano, a estreia do BBB foi a maior em 4 anos, com 30 pontos de audiência, além disso, se tornou o assunto mais comentado no Twitter, é comum que o reality permaneça nos trending topics durante todo o programa.
Como você sabe, a forma como consumimos mudou. Hoje em dia a gente assiste enquanto comentamos nas redes sociais, ou só acompanhamos o reality pelas redes, isso faz com que o reality possa ser acompanhado de várias plataformas. No dia da estreia, dos 10 termos mais buscados no Google, 5 são relacionados ao BBB.
Agora vamos falar dos patrocínios, o BBB tem 3 cotas, sendo: Brother, Camarote e Big.
A cota Brother custa R$11,8 milhões e dá direito a patrocinar as festas e provas como o “bate e volta”. Esse ano os patrocinadores dessa cota são: Above, Engov, Quinto-andar e McDonalds.
A cota Camarote custa R$69,4 milhões, a empresa tem direito a cobertura completa no multishow, Chamadas e Vinhetas, além de participarem do reencontro. Os patrocinadores dessa cota são: C&A, P&G e Seara.
Já a cota Big, custa R$91,9 milhões e as empresas podem mandar presentes em todos os pontos de acesso ao reality, independente da plataforma, e tem espaço garantido na prova de resistência e plantão BBB.
Acha que acabou? Não mesmo! Ainda tem os anúncios nos intervalos né, a dona Globo sabe ganhar dinheiro.
Os anúncios nos intervalos podem ser de 30 segundos ou 1 minuto, os de 30 segundos custam R$547 mil e os de 1 minuto custam R$1.095,000,00 (1 milhão e 95 mil).
Lembrando que esses valores são para estar dentro da casa mais vigiada do mundo, e todos os acontecimentos viralizam nas redes sociais e estão entre os mais comentados durante os 3 meses de programa.
Você deve ter notado que os vídeos curtos chegaram com tudo e estão dominando as plataformas. Tudo isso é impacto do TikTok!
Como sempre, as outras plataformas se adaptam, como o Instagram com o lançamento do Reels e o Youtube com o lançamento do Shorts.
Não temos mais paciência e tempo para consumirmos um vídeo longo, então os conteúdos precisam ser diretos, com no máximo 1 minuto, isso faz com que o alcance aumente. E se você não acredita nisso, temos dados que comprovam. Por muitos anos, o Google foi o maior buscador do mundo, porém em 2021 ele perdeu o posto para o TikTok.
Você sabia que a publicidade foi responsável pela criação do papai noel que todos conhecem hoje em dia?
Isso mesmo, lá por volta de 1931, o papai noel era representado como um homem alto e magro, às vezes como um duende meio assustador. Mas em 1931, a Coca Cola criou uma representação “mais saudável” do velhinho, o papai noel que conhecemos foi inspirado no poema “Uma visita de São Nicolau” escrito por Clement Moore em 1822.
Hoje em dia, todos esperam pelas famosas propagandas natalinas da Coca Cola, que são sempre bem produzidas, criativas e emocionantes.
É muito difícil imaginar o papai noel de outra forma, não é mesmo? Isso mostra o poder que a publicidade tem! Como falei no início, somos persuadidos a todo o momento, e mesmo que você não perceba, a publicidade te induz a realizar algo ou fixa uma marca na sua cabeça.
Já conhecia algumas dessas curiosidades? Esperamos que tenha gostado! O mercado publicitário é realmente muito importante e está em constante crescimento. Para se manter atualizado sobre o mercado, nos acompanhe nas redes sociais!
Criada em 2018, a ESQUILO tem como propósito expandir o marketing digital, desde o conceito até a execução da sua ideia, ampliando a presença digital por meio do planejamento estratégico preciso e eficiente. Para mais informações, entre em contato com:
Juscelino Araujo – CEO
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Não vendemos um logo ou um slogan, nós te diferenciamos do comum unindo todas as características do seu negócio, criando uma maneira única de se apresentar ao mercado, mostrando para o público alvo quais são os benefícios do seu negócio e porquê eles te fazem distinto de todos os outros.
Quais itens compõem uma identidade visual?
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
Quais são as opções?
Identidade
Visual / Branding
A identidade visual corporativa está relacionada com as frases, imagens, tipografias, logos que comunicam a missão, visão e valores da sua empresa.
Aos elementos formais que representam visualmente uma marca damos o nome de Identidade Visual. Ela é composta de um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, além das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito que a empresa quer comunicar. De forma resumida, a identidade visual é a “cara” da marca.
Sites
& App
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
SEO &
Divulgação
SEO significa “Otimização para mecanismos de buscas” que no Brasil é conhecido como “Otimização de Sites”, sua função é ajudar as plataformas digitais a ficarem bem posicionadas em mecanismos de busca, como o Google, de forma “natural”, “orgânica” ou “gratuita”. Ao contrário dos serviços de otimização de sites, em que é necessário alterar diversos atributos da página em questão e aguardar as visitas dos robôs de busca nesta página, nas campanhas de links patrocinados (ADS) é possível verificar um retorno imediato e, muitas vezes, o investimento não é tão alto.
Gerenciamento
de Rede
A gestão de redes sociais se tornou estratégia indispensável para as empresas, ela contempla o processo de análise, definição de estratégia e linguagem, administração, produção de conteúdo, monitoramento, relacionamento diário e ativo com o público da marca e o mais importante, em vez de trabalhar em paralelo, os canais de comunicação e seus recursos de suporte são projetados e orquestrados para cooperar entre si.
Posicionamento
Digital
É um conjunto de mecanismos sistêmicos que utiliza processos metodológicos para, dentro de um contexto, orientar a empresa o rumo que ela deve tomar, sendo assim, uma competência que auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização, criando assim: metas, planos de ações globais e focados a momentos específicos e seu posterior acompanhamento.
Mentoria
Digital
Consiste no aconselhamento estratégico visando maximizar sua performance digital, aperfeiçoar sua reputação e atrair personas qualificadas. Atuamos como mentores, orientando o cliente e construindo em conjunto as diretrizes para o alcance dos objetivos estabelecidos no plano de metas. Podendo ter como objetivo final a venda de produtos físicos ou digitais (infoprodutos), aumento de percepção da marca, prototipação/ideação de uma ideia para que seja observado todos os pontos de contatos que precisão ser criados no mundo online e/ou estruturação de linha editorial com conteúdos e anúncios para os canais online.
Palestras
& cursos
A Internet foi criada em 1969 nos Estados Unidos, e, de lá pra cá, temos um mundo de mudanças, inovações, adaptações e um leque de opções para as mais diversas esferas. O quanto você conhece a fundo como a Internet ou as Redes Sociais podem te ajudar? O quanto você consegue aproveitar dela no seu dia a dia, de forma eficaz?
Pensando nisso, e também por sermos apaixonados por esse universo, desenvolvemos Palestras e Workshops para auxiliar desde estudantes a grandes empresários a aprenderem cada vez mais sobre Marketing Digital.
Palestras
& cursos
São textos altamente persuasivos e podem levar a audiência a comprar um produto ou contratar/assinar um serviço. Hoje é utilizado por muitos tanto em plataformas Online como Offline. Os infoprodutos são os que mais utilizam dessa técnica, pois não possuem nenhum contato no mundo físico com o cliente, tudo é feito de modo online, sendo assim, ele precisa criar uma credibilidade com a sua persona para que a mesma faça a ação.
Prototipagem
& Ideação
Tirar uma ideia do papel nem sempre é tão simples quanto parece, exige tempo, paciência, muitas tentativas (erros e acertos) e nem sempre é como esperamos. Mas, não precisa ser assim. Existem novos métodos que facilitam nesta trajetória, contribuindo para escolhas mais assertivas na hora de criar e testar um novo produto.