Ter um produto digital hoje significa ter seu negócio muito a frente dos negócios que ainda atuam apenas com o método tradicional, significa também estar mais próximo de usuários de smartphones, tablets, notebooks e outros dispositivos eletrônicos.
Se você ainda não entendeu exatamente sobre o que estamos explicando, vamos te esclarecer por aqui e ainda dar umas dicas de como dar o pontapé e alavancar esses produtos!
Sabe quando você está no Instagram da vida e aparece algum vídeo, quase sempre patrocinado, sobre algum assunto que você pesquisou recentemente e, o melhor, ele traz um e-book que parece se encaixar como uma luva para o que você estava procurando? Ou ainda quando você acha aquele aplicativo super massa que te ajuda a tirar uns minutinhos do dia para respirar e meditar, ou também quando você descobre que aquelas aulas que queria fazer, mas que ficam longe, também serão ofertadas em um espaço online e sem te tirar do conforto da sua casa?
Pois bem, e-books, aplicativos e videoaulas também são produtos digitais que sua empresa pode ter e oferecer para os consumidores, assim como treinamento em vídeos, palestras online, treinamento em áudio, podcasts, softwares, audiobooks, newsletters… E, a presença deles é constante em nossa vida atualmente, ousamos dizer, inclusive, que algumas pessoas não conseguem mais viver sem alguns destes produtos digitais.
Até porque, convenhamos, eles quebram um galho e tanto, e para quem os produz, pode ser uma fonte de renda extra ou pode alavancar a atual renda do seu negócio – mas, como produzir um produto digital matador e assertivo?
Tema
Como não poderia deixar de ser, uma das primeiras coisas que é preciso saber é qual será o tema do seu produto digital – o ideal é que seja algum assunto que você realmente domine, para que o produto seja relevante para o público.
Se for algo que você não manja tanto assim, é preciso procurar por parceiros que possam te auxiliar na elaboração deste tema.
Além disso, procure trabalhar em cima de algo que você realmente tem interesse, para que não seja tão exaustivo produzir conteúdos ligados a isso.
Público-alvo
Com o tema em mãos, é hora de pensar quem é seu público-alvo, onde ele está, quanto ele estará disposto a pagar por um produto como o que você quer oferecer?
Para facilitar, crie uma buyer persona, um consumidor ideal para o seu produto, com nome, idade, gênero, e outras características.
Formato
Ok, você já sabe qual será o foco, mas, de que forma será essa entrega?
Para isso é importante avaliar quanto de recurso você tem disponível, o que o público-alvo mais consome e como os formatos se encaixam com o tema pensado.
Concorrência
O seu produto já existe de alguma forma no mercado? Como tem sido a entrega? E a aceitação? Nesta fase é importante selecionar alguns negócios que trabalham com assuntos correlatos ao que você está pensando em analisar esses fatores.
Mas, veja bem, a ideia aqui é fazer uma análise, entender os pontos fortes e fracos da maneira como cada lugar trabalho, mas não fazer uma cópia!
Planejamento x Ação
Até aqui, tudo ok. Sabemos o queremos fazer, quem é o público, qual será o formato e como a concorrência trabalha, está na hora então de definir datas para a criação e lançamento deste produto, criar pequenas metas dentro do tempo estimulado e fazer o produto acontecer!
Canal de Venda
Mesmo que você queira utilizar o Instagram, por exemplo, para divulgar seu produto, ele terá que estar hospedado em algum canal, e é importante pesquisar e definir um de confiança, para não gerar dores de cabeça desnecessárias na hora da entrega deste produto para o consumidor final.
Faça agora um orçamento rápido conosco, o sucesso do seu negócio não pode esperar.
Não vendemos um logo ou um slogan, nós te diferenciamos do comum unindo todas as características do seu negócio, criando uma maneira única de se apresentar ao mercado, mostrando para o público alvo quais são os benefícios do seu negócio e porquê eles te fazem distinto de todos os outros.
Quais itens compõem uma identidade visual?
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
Quais são as opções?
Identidade
Visual / Branding
A identidade visual corporativa está relacionada com as frases, imagens, tipografias, logos que comunicam a missão, visão e valores da sua empresa.
Aos elementos formais que representam visualmente uma marca damos o nome de Identidade Visual. Ela é composta de um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, além das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito que a empresa quer comunicar. De forma resumida, a identidade visual é a “cara” da marca.
Sites
& App
As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O site e o aplicativo são plataformas necessárias se você quer que sua empresa cresçam exponencialmente.
Eles são customizados em função da identidade visual da empresa e também da necessidade de retorno de dados para a construção de estratégias mais assertivas.
SEO &
Divulgação
SEO significa “Otimização para mecanismos de buscas” que no Brasil é conhecido como “Otimização de Sites”, sua função é ajudar as plataformas digitais a ficarem bem posicionadas em mecanismos de busca, como o Google, de forma “natural”, “orgânica” ou “gratuita”. Ao contrário dos serviços de otimização de sites, em que é necessário alterar diversos atributos da página em questão e aguardar as visitas dos robôs de busca nesta página, nas campanhas de links patrocinados (ADS) é possível verificar um retorno imediato e, muitas vezes, o investimento não é tão alto.
Gerenciamento
de Rede
A gestão de redes sociais se tornou estratégia indispensável para as empresas, ela contempla o processo de análise, definição de estratégia e linguagem, administração, produção de conteúdo, monitoramento, relacionamento diário e ativo com o público da marca e o mais importante, em vez de trabalhar em paralelo, os canais de comunicação e seus recursos de suporte são projetados e orquestrados para cooperar entre si.
Posicionamento
Digital
É um conjunto de mecanismos sistêmicos que utiliza processos metodológicos para, dentro de um contexto, orientar a empresa o rumo que ela deve tomar, sendo assim, uma competência que auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização, criando assim: metas, planos de ações globais e focados a momentos específicos e seu posterior acompanhamento.
Mentoria
Digital
Consiste no aconselhamento estratégico visando maximizar sua performance digital, aperfeiçoar sua reputação e atrair personas qualificadas. Atuamos como mentores, orientando o cliente e construindo em conjunto as diretrizes para o alcance dos objetivos estabelecidos no plano de metas. Podendo ter como objetivo final a venda de produtos físicos ou digitais (infoprodutos), aumento de percepção da marca, prototipação/ideação de uma ideia para que seja observado todos os pontos de contatos que precisão ser criados no mundo online e/ou estruturação de linha editorial com conteúdos e anúncios para os canais online.
Palestras
& cursos
A Internet foi criada em 1969 nos Estados Unidos, e, de lá pra cá, temos um mundo de mudanças, inovações, adaptações e um leque de opções para as mais diversas esferas. O quanto você conhece a fundo como a Internet ou as Redes Sociais podem te ajudar? O quanto você consegue aproveitar dela no seu dia a dia, de forma eficaz?
Pensando nisso, e também por sermos apaixonados por esse universo, desenvolvemos Palestras e Workshops para auxiliar desde estudantes a grandes empresários a aprenderem cada vez mais sobre Marketing Digital.
Palestras
& cursos
São textos altamente persuasivos e podem levar a audiência a comprar um produto ou contratar/assinar um serviço. Hoje é utilizado por muitos tanto em plataformas Online como Offline. Os infoprodutos são os que mais utilizam dessa técnica, pois não possuem nenhum contato no mundo físico com o cliente, tudo é feito de modo online, sendo assim, ele precisa criar uma credibilidade com a sua persona para que a mesma faça a ação.
Prototipagem
& Ideação
Tirar uma ideia do papel nem sempre é tão simples quanto parece, exige tempo, paciência, muitas tentativas (erros e acertos) e nem sempre é como esperamos. Mas, não precisa ser assim. Existem novos métodos que facilitam nesta trajetória, contribuindo para escolhas mais assertivas na hora de criar e testar um novo produto.